O uso consciente de embalagens

O uso consciente de embalagens

Cuidar do meio ambiente é uma atitude de responsabilidade que todas as pessoas precisam ter para que os acidentes e desastres naturais não acabem com o habitat do seres vivos.

Hábitos conscientes promovem mudanças de postura e ações relacionadas ao ambiente que tem impacto direto na vida das pessoas.

Consumo consciente, aquecimento global, impactos ambientais são assuntos que têm sido pautadas na mídia, gerando debates e análises interessantes sobre formas de mudar a atuação pessoal, profissional e do coletivo.

As pessoas precisam se questionar que tipo de ambiente desejam viver e quais ações devem ser tomadas para diminuir o impacto ambiental.

Mudanças importantes para o ambiente

No ramo empresarial, atitudes sustentáveis causam um grande impacto para a imagem da empresa, mostrando que está se preocupa com o meio ambiente e para o meio ambiente.

Ideias de produtos e serviços que utilizem materiais reciclados, biodegradáveis e reutilizáveis, por exemplo, é uma forma de diminuir a produção de resíduos sólidos e conseguir fazer uma logística reversa, que ajuda a empresa a economizar nos seus processos produtivos.

Fazer investimentos em ações de gestão ambiental é uma forma de potencializar atitudes sustentáveis, porque, os profissionais que atuam nesta área desenvolvem planos para a administração das atividades que visam a melhora do ambiente através do uso de recursos naturais.

Um setor que precisa implementar técnicas e ações que visam diminuir o impacto ambiental é o da construção civil, que utiliza materiais pesados para o desenvolvimento de obras.

A construção sustentável é uma forma de conseguir desenvolver construções ou reformas buscando harmonia com o meio ambiente.

Durante a elaboração do projeto, execução do serviço e o acabamento, o objetivo desse conceito de construção é diminuir os impactos causados à natureza através da redução de resíduos produzidos, além de usar com consciência e eficiência água, energia e outros materiais importantes para o trabalho.

Materiais recicláveis, de baixo impacto ao ambiente como:

  • Madeiras reflorestadas;
  • Tijolo biodegradável;
  • Telhas ecológicas;
  • Concreto reciclado;

Lâmpadas de LED e outros itens sustentáveis podem ser utilizados para conseguir fazer uma construção sustentável.

Em situações que o conceito sustentável ainda não é empregada, a coleta seletiva na construção civil precisa ser feita para ajudar no momento de descarte de resíduos.

Organizar um espaço para a coleta seletiva no canteiro de obras é a primeira coisa a ser feita. Esse processo pode ser feito da mesma maneira que é realizada em outros locais, colocando o lixo nas lixeiras.

Conversar sobre o conceito da coleta aos funcionários e a importância é uma forma de despertar a consciência ambiental neles e assim o descarte correto acontecer.

Classificação de resíduos de construção civil, destinar um local para o armazenamento e planejar uma forma de transportar o lixo até o destino para o descarte correto é muito importante.

Embalagem consciente

Para outros segmentos da indústria e do mundo empresarial, depois da produção, a etapa de embalar o produto precisa ser feita.

Pensar em materiais para embalar que sejam de baixo impacto ambiental é uma excelente maneira de mudança. Caixa de papelão é um material muito utilizado para guardar coisas, devido a sua resistência e facilidade na logística.

Elaborar uma caixa de papelão personalizada, é uma forma de diferenciar a embalagem da sua marca/empresa, praticando a sustentabilidade e pensando no consumidor.

Procurar um local para a elaboração da caixa com qualidade e custo acessível é uma ótima opção.

Além desse modelo de caixa, há outra usada para embalar e proteger o produto é usar uma caixa de papelão branca, item que agrega versatilidade, pode ser usada em vários formatos e tem uma estética agradável, podendo ser personalizada com o logo da empresa e outros elementos para tornar a embalagem atrativa.

A importância do descarte correto

Uma gestão de resíduos consiste em métodos que tem como objetivo a redução de resíduos sólidos. Nesse processo os conceitos de reciclagem, incineração são praticados para aproveitar itens que podem ser reutilizados.

Os resíduos que não são reaproveitados são destinados ao um aterro sanitário.

A gestão e tratamento de resíduos deve ser feita seguindo a legislação ambiental. As empresas podem fazer esse processo e ajudar a diminuir o impacto ambiental e problemas relacionados a saúde das pessoas, que podem acontecer, através de contaminação.

Portanto, ter ideias que visam melhorar o ambiente e consiga diminuir os problemas relacionados à produção de lixo.

Praticar atitudes que ajudem o ambiente como um todo é uma das vantagens para as empresas conquistarem excelentes resultados e a responsabilidade ambiental que as pessoas estão cobrando cada vez mais das instituições.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *