O que é gestão ambiental

O que é gestão ambiental

Você sabe o que é gestão ambiental? Essa é uma área nova, mas que está conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno. 

Ela objetiva garantir o uso adequado dos recursos naturais, sem desperdícios ou prejuízos.

Nesse guia, vamos apresentar o conceito de gestão ambiental, mostrando a sua importância. Além disso, vamos falar sobre a profissão de gestor ambiental, uma das mais almejadas dentro desse segmento. Acompanhe a leitura!

Conceito de gestão ambiental

A gestão ambiental é uma área que visa garantir que os recursos naturais disponíveis sejam usados da forma correta pela população. Os recursos naturais são limitados, o que significa que eles podem acabar em algum momento.

Por isso mesmo, são necessárias medidas voltadas para a preservação desses recursos. 

A gestão ambiental orienta a forma como os recursos devem ser utilizados, de modo a evitar perdas e desperdícios desnecessários.

O consumo desenfreado dos recursos naturais, como a água, as árvores, os minerais e outros, pode comprometer as condições de vida para as próximas gerações. 

Dessa forma, medidas devem ser tomadas agora, pensando no futuro.

A gestão ambiental e as empresas

A gestão ambiental está ganhando cada vez mais espaço especialmente dentro das empresas. Para garantirem a realização de seus valores e propósitos, companhias estão buscando certificações em gestão ambiental.

Uma das principais certificações visadas pelas empresas é a ISO 14000. Para que ela seja alcançada, a empresa deve estar em conformidade com uma série de leis e regulamentos ambientais, devendo treinar seus funcionários e implantar medidas internas.

Da mesma forma, buscam por profissionais capacitados em gestão ambiental que sejam capazes de criar estratégias e implantar ferramentas e processos alinhados com a defesa do meio ambiente.

A carreira de gestão ambiental

Quem deseja seguir carreira, deve buscar por cursos nessa área. O curso de gestão ambiental qualifica os profissionais para oferecerem serviços, consultoria e atuarem dentro das empresas e organizações.

Existe uma grande demanda por profissionais qualificados e experientes nesse segmento. Com o aumento do consumo global, as empresas estão lutando para oferecer produtos e serviços que não comprometam o meio em que estão inseridas.

Cabe ao gestor ambiental traçar estratégias que levem em consideração o benefício financeiro, importante para toda e qualquer empresa, além da preservação do meio ambiente. Esses são dois objetivos que devem caminhar lado a lado.

Benefícios da gestão ambiental

A gestão ambiental é uma disciplina que apresenta uma gama de benefícios, tanto para as empresas quanto para a população, e também para o próprio planeta, principal beneficiário da preservação.

Quando aplicada, a gestão ambiental minimiza os impactos do homem na natureza. Ela não termina com o consumo, mas garante a viabilidade das operações e até mesmo a sustentabilidade.

Isso porque a gestão ambiental está baseada no uso racional dos recursos disponíveis, com a maximização dos resultados. 

Dessa forma, é possível garantir a satisfação dos interesses e necessidades humanas sem degradar o meio ambiente.

Como a gestão ambiental é promovida

A gestão ambiental é promovida através de diversas estratégias, algumas de prevenção, outras voltadas para a correção e controle. Podem ser realizadas desde campanhas de conscientização, até processos de reciclagem, para reduzir os impactos da ação humana.

Além disso, a gestão ambiental está se beneficiando da tecnologia. Novos processos e ferramentas garantem a criação de bens e produtos sem o lançamento de poluentes na atmosfera, por exemplo.

Já os modelos de produção de energia limpa, como a energia eólica e a energia elétrica, reduzem a necessidade de utilização de combustíveis fósseis. Dessa forma, o meio ambiente é preservado e as empresas conseguem crescer de forma racional.

Como se especializar em gestão ambiental

Considerando a necessidade e importância da gestão ambiental, diversas companhias estão contratando profissionais para atuarem internamente. O curso de gestão ambiental é um dos requisitos para a atuação nesse campo.

Ao mesmo tempo, muitas empresas estão promovendo o treinamento de recursos internos, visando a adequação à regulamentos e normas, nacionais e internacionais.

Conforme mencionamos, a capacitação em gestão ambiental é crucial para a obtenção de certificações.

Ao demonstrarem para o mercado que estão em conformidade com os padrões de preservação de recursos naturais, as empresas conseguem melhorar seu posicionamento.

Como você pode ver, a gestão ambiental é uma área relevante, tendo em vista o seu impacto para a vida das pessoas e para a garantia de um meio ambiente cada vez mais preservado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *