O que é e para que serve a bioenergia?

O que é e para que serve a bioenergia?

A bioenergia trata-se da energia criada por meio da biomassa, podendo ser usada tanto na produção de eletricidade e calor, quanto em combustíveis.

Ela é considerada uma fonte alternativa em relação às energias comuns, ou seja, possui uma base renovável, que pode ser utilizada até mesmo em exaustor para estufa.

Neste artigo, entenda o que é a bioenergia e quais são seus principais usos.

Bioenergia: entenda o conceito

Como ficou claro já no início, a bioenergia é qualquer tipo de energia produzida a partir de resíduos orgânicos e plantas, tendo a biomassa como matéria-prima.

Logo, ela trata-se de uma fonte de energia renovável única, visto que pode ser usada na produção de eletricidade, calor e até combustíveis para veículos, em um processo de conversão que é conhecido como jornada de bioenergia (ou bioenergy path).

Esta jornada consiste em diversas etapas, sendo:

  1. Produção de biomassa;
  2. Coleta;
  3. Pré-processamento, armazenamento e transporte;
  4. Armazenamento;
  5. Conversão em energia;
  6. Transporte e consumo.

Esse processo pode ser diferenciado, a depender da fonte da biomassa, seu tipo e localização, bem como a tecnologia utilizada para fazer com que seu uso final seja notável.

Para que serve a bioenergia? 

Essa energia alternativa é uma opção viável para a locação de gerador de energia, em que há um alto uso de combustíveis fósseis e outras fontes de energia danosas à natureza.

A bioenergia se destaca por ser uma fonte verde e renovável, ter custo reduzido e ser fornecida por grandes, pequenos e produtores regionais.

Além do mais, caso o seu negócio necessite de abastecimento de energia ou calor, a bioenergia entra em cena como uma solução bastante econômica.

Isso pode se dar em uma área industrial, uma fábrica, um plano de manutenção de ar condicionado de um prédio comercial, o campus de uma universidade ou até uma fazenda.

Por fim, por ser composta de diversos tipos de resíduos orgânicos, devido a sua produção pela biomassa, essa energia é a chave para algumas empresas gerarem receitas adicionais.

Conclusão

A produção da bioenergia é uma alternativa para a conservação do meio ambiente, visto que é sustentável.

Portanto, ela é considerada uma energia verde, confiável e segura, com grande potencial para ocupar espaço principalmente nos agronegócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *