O papel da estação de tratamento para o ambiente

O papel da estação de tratamento para o ambiente

O cuidado com o meio ambiente e os seus recursos naturais é uma ação muito importante para a preservação das espécies animais e vegetais do planeta, inclusive a do ser humano. Atitudes sustentáveis são pequenas mudanças que os indivíduos podem fazer na sua rotina, diariamente, visando manter o equilíbrio e diminuir os impactos ambientais para essa e futuras gerações.

Ações simples como separar os resíduos para a coleta seletiva, não jogar lixo no chão, reduzir o consumo desenfreado, por exemplo, pode ajudar o ambiente.

Ter a consciência que todas as atividades que os humanos realizam causam problema é o primeiro passo para começar a pensar em formas de ajudar o planeta.

Desse modo, as medidas que são implementadas na sua vida pessoal podem ser reavaliadas e adaptadas para a área empresarial.

Todas as empresas, independentemente do impacto que as suas atividades produtivas causam ao meio ambiente, devem ajustar suas linhas de produção e rotinas para afetar o menos possível o ambiente e a área ao redor.

Uma maneira de realizar as analises e pensar em formas de ajudar na redução dos impactos são as companhias investirem em profissionais experientes em gestão ambiental.

Os funcionários, com a sua capacidade e conhecimento, podem ajudar as empresas a exercerem a responsabilidade ambiental, com muita consciência para ajudar o planeta sem deixar de desempenhar as suas funções produtivas.

O papel das empresas de tratamento de resíduos

O tratamento de água e esgoto é um processo extremamente importante para a sociedade. Esse trabalho evita que problemas de contaminação do solo e água aconteçam e permite que as pessoas possam, por exemplo, utilizar a água para as suas tarefas diárias e as empresas na sua produção.

Isso porque as estações de tratamento de efluentes são as infraestruturas que ajudam no processo de cuidar da questão de descarte correto dos resíduos.

Uma estação de tratamento de efluentes industriais é utilizada pelas empresas para a separação dos resíduos, verificando o que ainda pode ser reaproveitado e o que deve ser jogado fora definitivamente e qual a forma mais correta para isso.

Esse procedimento é muito importante para que as empresas possam ficar de acordo com as leis vigentes no país, além de evitar problemas de multas, punições, paralisações na produção e autuações aos proprietários do negócio.

As empresas que não cumprem com as suas responsabilidades em relação ao meio ambiente podem responder por crime ambiental e ter sérios problemas com o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e órgãos estaduais e municipais.

Desse modo, investir em uma estação de tratamento de esgoto industrial na sua empresa, pode ajudar a evitar problemas ambientais, já que o principal objetivo dessas estações é fazer procedimentos de cuidados com os resíduos para um descarte consciente e sem prejudicar o ambiente ou a população.

Entre os principais resíduos gerados pelas indústrias estão:

  • Efluentes industriais;
  • Água de lavagem;
  • Lodo líquido;
  • Água de resíduos;
  • Chorume.

Processos importantes para o meio ambiente e sociedade

Tratar os resíduos industriais é essencial para reduzir os impactos ambientais, mas os resíduos domésticos também merecem a mesma atenção.

O tratamento de água e esgoto tem a função de dar um destino adequado aos resíduos produzidos pelas pessoas, evitando problemas de saúde para elas e para o meio ambiente.

A estação de tratamento de efluentes compacta é fundamental para ajudar nos cuidados com a água, permitindo que ela possa ser reutilizada.

No processo de tratar a água ocorre uma separação da água potável e a que é destinada para outras tarefas. Essa separação, no dia a dia, é muito vantajosa, pois as pessoas podem utilizar uma quantidade menor de água, gerando economia do recurso hídrico.

A estação compacta de tratamento de esgoto realiza o trabalho de tratamento, mas em uma quantidade reduzida de procedimentos, ou seja, com poucos equipamentos, há a possibilidade de fazer o serviço.

Os processos da estação compacta são: etapas anaeróbica, aeróbia, desinfecção e decantador. As etapas anaeróbicas e aeróbias realizam a separação das sujeiras e efluentes que prejudicam a água.

O decantador faz a mais um processo de separação das partículas sólidas, ou seja, dos resíduos que ainda persistem no esgoto com a suspensão do líquido.

Por fim, a desinfecção é a última limpeza para deixar a água com qualidade e o esgoto é destinado para um local adequado para ele.

Os resíduos de estações de tratamento de água são os lodos que ficam presos no decantador. Quando o processo de coagulação e flotação das partículas que estão presentes na água bruta ocorre, esse tipo de resíduo é gerado.

Os benefícios que uma estação de tratamento de efluentes proporcionam são: reutilização de água, tratamento de qualidade aos recursos hídricos, qualidade de vida para as pessoas e para o meio ambiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *