Nem só de prédios viverá o homem: confira 7 vantagens do paisagismo

Nem só de prédios viverá o homem: confira 7 vantagens do paisagismo

Diferente do que muitos pensam, o paisagismo não é apenas constituir um ambiente com plantas através da jardinagem.
Com o objetivo de restituir e restaurar um pouco das áreas geograficamente afetadas pelo mundo contemporâneo, o Paisagismo é uma técnica avançada que envolve diversas áreas como ecologia, botânica, ciências naturais e agronomia.

Quais as diferenças entre uma empresa de paisagismo e uma de jardinagem?

Uma Empresa de paisagismo irá projetar as áreas verdes, cuidando de todos os detalhes como áreas livres, circulação, preservação natural, lazer e recreação.

Podendo fazer uso de vários elementos de acordo com o local a ser trabalhado e a necessidade do cliente, também ficará responsável pela manutenção ambiental do local, realizando esta conforme a vegetação, solo e iluminação.

Já uma Empresa de jardinagem e paisagismo não cuida apenas da projeção das áreas verdes e livres de um terreno, mas também fica responsável pela projeção de decorações, espaços, plantas e espécies vegetais necessárias para a criação de um jardim.

Também é preciso realizar um estudo no solo e uma pesquisa de vegetação dominante do local, para poder estabelecer a melhor manutenção.

Geralmente uma empresa de paisagismo e jardinagem é procurada durante a fase final de um projeto ou construção, mas é recomendável que se procure com antecedência, pois o desenvolvimento de uma área verde envolve diversos elementos como solo predominante, vegetação local, sistema de drenagem e até mesmo a posição do sol.

Agora, quais são as vantagens do paisagismo?

  1. Mais benefícios ao entrar em contato com o sol: a vitamina D melhora a absorção de cálcio, melhora o humor, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, cânceres e acidentes vasculares cerebrais. Também melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.
    Nosso corpo possui um hormônio chamado melatonina, que é responsável por regular o relógio biológico, precisa de luz para ser produzido.
  2. Diminuição do stress e melhoria da saúde mental: em meio à correria diária, acabamos presos em um ciclo de tarefas e obrigações intermináveis, podendo, aos poucos, estar propícios a depressões, crises de ansiedade e, claro, ao famoso stress.
    Uma pesquisa holandesa revelou que o stress pode ser combatido de forma efetiva ao entrar em contato com a natureza e realizar atividades como jardinagem, pois é possível diminuir o cortisol, conhecido como hormônio que gera stress.
  3. Foco: outro problema muito comum, causado pelo excesso de atividades – e até mesmo pela tecnologia – é a falta de foco. Um estudo realizado por uma Universidade comprovou que após passar um tempo em contato com a natureza, é possível aumentar a concentração e foco das tarefas.
  4. Pressão arterial: em locais poluídos ou de difícil ventilação, o corpo precisa trabalhar mais para a oxigenação. Isto significa aumento nos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
    Uma boa respiração também contribui com a diminuição da produção de hormônios relacionados ao stress, e respirações lentas e profundas oferecem uma sensação de relaxamento.
  5. Aproveitamento de áreas: é possível planejar áreas verdes em quase todo tipo de lugar, uma sacada abandonada ou um cantinho no condomínio, podem facilmente se tornar um local de descanso e admiração.
  6. Economia: também se pode evitar gastos futuros com calçadas ou encanamentos quebrados por um mal planejamento ou construção ao investir em um jardim, e de quebra, proporcionar um lugar de lazer.
  7. Contribuição com o meio ambiente: todos sabemos que as plantas realizam fotossíntese. Além de contribuir com a missão do paisagismo, que é recuperar um pouco do espaço geográfico destruído para o levantamento de construções, também estará contribuindo para uma melhor oxigenação no local.

Uma empresa de jardinagem e paisagismo em sp é apta a orçar e planejar o espaço ideal para o seu projeto, podendo incluir diversos elementos do próprio local, como piscinas, quadras de esporte e até mesmo estacionamentos, aumentando consideravelmente as opções para aplicar uma área verde ou jardim. Também se adicionam vários recursos artesanais, formatos e cores para a criação do espaço perfeito.

A manutenção de jardim é necessária, porém é feita de acordo com a vegetação local. Cada planta precisa de um tempo específico de rega e poda, além da inspeção para retirada de ervas daninhas que podem danificar o espaço e possíveis pragas também.

Em caso de grama, é necessário que a rega e a poda sejam feitas com mais frequência, pois é uma vegetação que tende a crescer muito rapidamente.

Através do paisagismo corporativo é possível proporcionar melhores condições de trabalho e melhorar a imagem do local para clientes e funcionários.

Envolvendo muito mais que plantar sementes e regar plantas, o Paisagismo se tornou um elemento essencial à sociedade, tendo como missão harmonizar a convivência do homem com a natureza e diminuir os estragos causados pelas construções civis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *