Curiosidades no ramo de meio ambiente

Curiosidades no ramo de meio ambiente

Cada vez mais, os impactos ambientais são observados e medidas para que sejam reduzidos são incorporadas.

Esses impactos consistem nas modificações que o meio ambiente sofre por determinadas ações e neste contexto, para exercer um maior controle, algumas medidas são tomadas, como a necessidade do licenciamento ambiental.

Esse licenciamento é um importante ato administrativo, através dele, o órgão ambiental competente define as restrições, condições e medidas que deverão ser atendidas pelo empreendedor ou pessoa física, para exercer o controle ambiental.

Um desses órgãos, é o CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que é delegado do governo para exercer o controle da poluição, entre outros atributos.

licença CETESB apresenta a emissão com três etapas: licença prévia, de instalação e de licença de operação.

A licença prévia efetuada no momento preliminar do planejamento do exercício da empresa e reúne as exigências básicas que precisam ser atendidas nas fases posteriores ao licenciamento.

Na segunda etapa, o empreendedor recebe autorização para iniciar a incorporação da atividade, conforme as especificações definidas no projeto executivo anteriormente aprovado.

Por fim, o início da atividade recebe autorização na terceira etapa, juntamente com o funcionamento dos equipamentos que buscam exercer o controle de poluição conforme o que está previsto nas licenças anteriores.

É fundamental se ater a qual documentação é necessária para cada tipo de licenciamento, em alguns casos, é possível entregar os documentos em formato digital.

Mas esse é um fator que deve ser esclarecido com o órgão competente. De forma geral, o licenciamento abrange as seguintes vantagens:

  • Amplia a visibilidade das corporações no mercado;
  • Promove a confiança dos funcionários e clientes;
  • Garante amparo na legislação para as atividades;
  • Reduz os impactos ambientais;
  • Alinha as ocupações com a preservação do meio ambiente.

Por esse motivo, o licenciamento é um meio preventivo e pode ser decisivo para a operação adequada das empresas que são consideradas poluidoras em potencial ou que podem contribuir com a degradação ambiental.

A importância das empresas de reciclagem

Quando se fala em meio ambiente, mais necessariamente, em sua preservação, é comum que a reciclagem seja abordada.

Afinal, trata-se de um termo que corresponde à reutilização de materiais que, normalmente, seriam descartados e que apresentam grande potencial para agredir o meio ambiente, porém, acabam sendo reaproveitados e contribuindo na fabricação de novos produtos.

Dessa forma, o papel desempenhado por uma empresa de reciclagem acaba tendo um impacto muito positivo para o desenvolvimento de produtos renováveis.

Redução de custos, descarte apropriado dos materiais, para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade como um todo.

Sistemas de irrigação podem causar impacto no meio ambiente?

Atualmente, a tecnologia abrange os mais diversos setores e não é diferente ao se tratar da produção agrícola e a variedade que envolve o sistema de irrigação.

O impacto ambiental que determinados tipos de sistema podem causar, também deve ser avaliado com cautela, pois dependendo de suas especificações, podem gerar alterações ambientais em ter impacto nos recursos naturais, tais como fauna, flora, recursos hídricos e o solo.

Por esse motivo, antes de implantar, é importante conhecer os tipos de sistemas disponíveis e quais são os impactos que podem gerar. Essa é uma maneira de otimizar uso desta importante tecnologia produção.

Os principais tipos estão: irrigação localizada, por aspersão e de superfície.

A irrigação localizada, é feita por meio de sistemas de irrigação por gotejamento ou de micro aspersão, que apresentam eficiência na aplicação e grande adaptabilidade com os mais variados solos.

No caso da irrigação por aspersão, consistem em basicamente uma simulação de chuva artificial direcionada, onde pequenas gotículas são emitidas e absorvidas pelo solo.

Já no caso da ligação de superfície, a água é direcionada para infiltração por meio da superfície do solo.

Em todos os tipos de irrigação, não apenas nos apresentados, é preciso ter cautela com a escolha, afinal, cada tipo de planta apresenta exigências que devem ser atendidas para assegurar um desenvolvimento saudável.

Conforme notado ao longo do texto, diferentes métodos e setores podem causar impactos para o meio ambiente e nem sempre esses impactos são positivos.

Uma das formas de lidar com essa situação, é recorrer aos órgãos necessários para saber quais são as medidas preventivas mais adequadas para seguir de acordo com as atividades que a empresa realiza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *