Meio ambiente: tratamento de efluentes e descarte de resíduos

O meio ambiente está presente tanto na fauna, flora, ar, além de integrar a sociedade. Por isso, uma das nossas funções como sociedade é cuidar para que o meio ambiente seja bem tratado e tenha os seus recursos naturais conservados.

Sem dúvidas, isso é possível por meio da redução da poluição ambiental, otimização dos recursos naturais, além do reaproveitamento e reutilização desses recursos.

A água é um dos recursos naturais finitos, porém, fundamental para sobrevivência humana. Um dos sistemas que envolvem o uso da água é do saneamento básico e ele envolve tanto a distribuição de água como também o esgoto sanitário.

O esgoto é composto por resíduos poluentes e contaminantes que são gerados e precisam de tratamento imediato, para que possam ser devolvidos à natureza (rios e mar) ou retornar às residências de forma limpa e tratada.

Por conta disso, o tratamento do esgoto, assim como dos efluentes, deve ser realizado tanto do material que sai das residências como em indústrias e ambientes comerciais.

Se esse esgoto é despejado na natureza sem tratamento, assim como os efluentes industriais, pode causar um impacto ambiental muito grande com a morte de todo um ecossistema.

Diante da importância dessa temática, nesse artigo vamos falar sobre como o tratamento dos efluentes é realizado, bem como ações realizadas que podem reduzir a poluição ambiental. Não deixe de conferir!

O tratamento de efluentes e sua importância

Como falamos no início desse artigo, o tratamento de efluentes é uma ação de extrema importância para a sociedade. Mas, como ele é realizado? Existem vários tipos de tratamento de efluentes, variando desde os residenciais, até o tratamento de efluente industrial.

Inclusive no caso das Indústrias, é necessário que elas tenham sistema de planejamento ambiental, de como realizarão o tratamento dos seus efluentes, de modo a não descartarem em rios e no mar o material que não tem tratamento. O tratamento dos efluentes é realizado por uma estação de tratamento de esgoto que conta com os seguintes procedimentos principais:

  • Recepção dos efluentes por meio de um sistema hidráulico;
  • Processo de decantação;
  • Filtração;
  • Reatores;
  • Processos de desinfecção.

Um dos materiais utilizados nesse processo de limpeza e tratamento é a caixa de gordura valor . Esse material geralmente está vinculado à pia das cozinhas para reter ou deter os objetos que sejam sólidos.

Isso evita o entupimento dos canos e faz com que os efluentes se desloquem facilmente até uma estação de tratamento de esgoto. Com isso, o tratamento de águas industriais, apesar de ser complexo, é bastante eficaz e consegue tornar os fluidos limpos e não contaminantes ao meio ambiente.

O descarte de lixo: atenção aos eletrônicos

Lixo sem dúvidas é um problema de saúde pública pois o seu volume em excesso e sem tratamento assim como seu despejo em locais equivocados podem causar a contaminação do lençol freático e a morte dos animais.

Por isso, existem algumas ações e estratégias que podem ser feitas por todos para reduzir a quantidade de lixo descartado. Uma delas diz respeito à reciclagem, cujo objetivo é direcionar elementos, como latas de alumínio, papel, papelão, vidro e outros, para associações de reciclagem.

Com isso os produtos ganham uma nova funcionalidade e não são descartados de forma incorreta no meio ambiente. Essa ação pode ser feita por meio da coleta seletiva e ainda contribui para a geração de empregos de pessoas nessas associações de reciclagem.

Contudo, quando falamos sobre lixo eletrônico ou, até mesmo, sobre a Sucata eletrônica, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e acabam fazendo o descarte desses elementos de forma errada. O lixo eletrônico pode ser:

  • Baterias;
  • Carregadores;
  • Equipamentos eletrônicos, como notebooks;
  • Pilhas;
  • Equipamentos de televisão.

Esses equipamentos eletrônicos apresentam resíduos tóxicos, pois são formados por metais pesados. se descartados de forma incorreta, esses resíduos podem contaminar os lençóis freáticos de forma Irreversível.

Por isso, a coleta de lixo eletronico é realizada em várias empresas, e cabe aos moradores procurar em quais empresas há a coleta desse lixo eletrônico em seu município. É importante ressaltar que o descarte de material eletrônico é diferenciado e deve ser feito em locais específicos que aceitem esse material.

Além do lixo eletrônico, como falamos nesse artigo, pensar em todo o Descarte de resíduos de forma responsável e sustentável é um dever de todos, pois cada cidadão deve contribuir para redução do lixo, melhorando também a qualidade de vida e bem-estar do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *