Os laudos ambientais mais importantes

Os laudos ambientais mais importantes

A preservação do meio ambiente é uma forma de preservar a própria vida humana na Terra, que tem estado em risco por conta das atividades que envolvem uma série de agressões aos ecossistemas e aos biomas nativos de diversas regiões do mundo.

Por isso, é importante que os projetos construtivos e demais procedimentos de intervenção humana na natureza passem pela regularização e fiscalização especializadas, garantindo uma ação mais consciente e responsável.

Nesse contexto, a obtenção de Laudo técnico é um dos requisitos para o devido licenciamento em diferentes contextos. Mas, nesse cenário, quais são as medidas executadas? Quais os itens avaliados quando estamos falando desse tema? Como os procedimentos contribuem de forma resolutiva para mais segurança ambiental?

Para conhecer as respostas dessas e outras perguntas pertinente à temática do meio ambiente, é importante entender mais sobre algumas ações indispensáveis nesse sentido. No artigo que você confere logo a seguir, portanto, reunimos tudo o que você precisa saber.

Controle patrimonial

Para obter autorização em diversos segmentos na hora de intervir em um contexto ambiental, é importante que todas as informações sobre um projeto estejam devidamente listadas e esclarecidas.

Por isso, um dos procedimentos importantes é o Controle de bens patrimoniais, que pode ser visto por muitos gestores como uma ação meramente burocrática, mas com diverso impactos na área contábil e tributária de um empreendimento.

Dessa forma, o controle dos patrimônios é o gerenciamento de todos os bens que uma empresa possui em seu nome, desde os chamados ativos tangíveis até aqueles que são considerados intangíveis.

Os primeiros são aqueles que se referem aos bens mensuráveis e físicos, ou seja, propriedades imobiliárias e veículo automotivos. Já os bens intangíveis são os não-físico, como patentes, franquias e demais bens que não possuem representação física de imediato.

O que muitas pessoas não sabem é que a falta de um controle patrimonial torna impossível agir de forma assertiva no contexto econômico ou mesmo conhecer a real situação financeira em que a empresa se situa a cada momento.

Isso pode fazer com que os gestores paguem por impostos a mais, pois cálculos errados geram resultados inadequados e que podem causar até mesmo prejuízo ao negócio.

Levantamentos

O Levantamento altimétrico topografia, por sua vez, é um dos procedimentos mais importantes no que diz respeito à intervenção direta do ser humano em um determinado espaço.

Ele é feito antes mesmo do início das obras e se define como uma série de avaliações e estudos que têm como principal objetivo garantir a qualidade da estrutura no local e a segurança de todos durante os procedimentos construtivos.

Assim, esse levantamento leva em conta as irregularidades de nível, os acidentes geográficos naturais e os aspectos gerais da Topografia do terreno, de modo que os profissionais habilitados para a sua execução poderão conhecer mais características do local , garantindo mais proteção e eficiência no projeto.

Entre as principais vantagens desse levantamento, podemos destacar:

  • Transparência de informações;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Cálculos precisos e seguros;
  • Medidas de proteção.

Análise de estanqueidade

Um Laudo de extrema relevância quando estamos falando do tema ambiental é o referente à avaliação da estanqueidade, que busca observar se há vazamentos de gás em tubulações instaladas no local.

Esse documento fornece, portanto, informações decisivas para a garantia de segurança promovida por estruturas devidamente estanques, evitando que rachaduras, por exemplo, ofereçam riscos que podem ocasionar em tragédias.

O Laudo de estanqueidade de glp é obrigatório para a liberação do uso de espaços e edificações, sejam para finalidades residenciais ou empresariais.

Ele também é indispensável quando estamos falando da promoção de mais segurança no contexto dos ciclos industriais e fabris, já que esse é um segmento que utiliza o gás constantemente e, portanto, deve ser devidamente inspecionado.

Vale também ressaltar que todas as conexões à condução e ao abastecimento de gás GLP, o famoso gás de cozinha, devem passar por avaliações e reparos periódicos de acordo com a legislação vigente em cada contexto de seu uso.

Por meio de técnicas precisas, é possível detectar se há algum tipo de vazamento ocorrendo no local e, em caso positivo, onde ele se localiza, possibilitando uma intervenção corretiva imediata.

Por fim, é importante lembrar que todos os documentos, procedimentos e laudos obtidos devem ser feitos por profissionais devidamente treinados, capacitados e habilitados para esse tipo de tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *