Meio ambiente: ideias para aprimorar ações

Meio ambiente: ideias para aprimorar ações

O meio ambiente é um aspecto importantíssimo para as nossas vidas. Cuidar do meio ambiente deve ser uma prática incentivada por todos, e é uma questão que tem ser prioridade de todas as pessoas.

Ao longo dos últimos séculos, principalmente, pelo avanço das construções urbanas, uso de veículos automotivos, e exploração desenfreada de recursos naturais, o meio ambiente passou e vem passando por um processo de degradação constante, e é uma prática que precisa ser revista.

Tipos de construção na engenharia

Esse grande avanço na urbanização de cidades, estados e países, fizeram com que a grande quantidade de campos, florestas, rios e outras coisas da natureza fossem substituídos por construções, principalmente de:

  • Empreendimentos residenciais;

  • Empreendimentos comerciais;

  • Ruas e estradas;

  • Prédios;

  • Monumentos;

  • Indústrias.

Visto que as construções já invadiram, basicamente, todos os espaços, e as regiões são cada vez mais urbanizadas, é importante que passemos a adotar práticas que atenuem os danos já causados e evitando que sejam causados novos problemas para o meio ambiente em que vivemos.

Nos processos construtivos é importante que as pessoas envolvidas, seja individualmente ou coletivamente, prestem bastante atenção nas formas que elas podem efetuar seus trabalhos sem que isso cause danos sérios para o meio ambiente.

Essas ações devem ser encorajadas por empresas do ramo, e é uma questão cada vez mais indispensável.

Para entender melhor quais práticas podem ser prejudiciais para o meio ambiente, antes do início de qualquer construção deve ser realizado a analise de riscos ambientais.

Esse é um procedimento importantíssimo, visto que ele avalia e relata quais os pontos do projeto de construção que podem causar danos ao solo ou ao terreno, por exemplo.

Ao longo desses procedimentos construtivos é natural que haja o uso de elementos de construção como:

  • Concreto;

  • Tijolos;

  • Gesso;

  • Pedras;

  • Areia;

  • Estruturas de madeira ou de metal.

Durante esses processos, muitos desses materiais precisam ser descartados, pois acabam não sendo utilizados.

Dessa maneira, uma prática bastante importante para que esse descarte seja realizado da maneira adequada é a coleta e destinação de resíduos, para que todos esses resíduos que serão descartados sejam levados para locais próprios para reciclagem, não prejudicando assim o meio ambiente.

Descarte do lixo

Outro elemento importante que acaba sendo muito acumulado durante processos construtivos e também no nosso dia dia, seja em casa, no trabalho ou na rua, são os lixos.

Uma ideia interessante e cada vez mais importante é separar os lixos de acordo com o tipo de material, para que uma empresa torre coleta de lixo que realizará a retirada do lixo das ruas possa organizar melhor os processos de decomposição e reciclagem.

Uma empresa de lixo, que trabalha nessa área de reciclagem, recomenda que os cestos de lixos nas ruas sejam separados e personalizados para que as pessoas possam descartar corretamente nos cestos específicos.

O mais comum de encontrarmos nessa categorização de separação, é:

  • Vidro;

  • Metal;

  • Plástico;

  • Papel.

Processos industriais importantes

Diversas atividades corriqueiras acabam prejudicando o meio ambiente, mas as fábricas em específico são uma das mais influentes nesse quesito, principalmente, pelas atividades que são realizadas dentro dela, que acabam emitindo, por exemplo, muita fumaça, o que é extremamente prejudicial para o ar que respiramos.

Em alguns processos, como na galvanização, em que as altas temperaturas prejudicam a qualidade do ar, é preciso o uso correto de estruturas e equipamentos que atenuem esses efeitos, como os tanques de polipropileno para galvanoplastia, que realizam o armazenamento e separação de elementos utilizados nos processos de galvanização.

Outro aspecto importante que os profissionais industriais precisam estar atentos é em relação ao gasto d’água.

Por ser um ambiente bastante amplo, com inúmeras máquinas e profissionais atuando em tempo integral, o gasto d’água nos processos industriais e também para consumo e limpeza são bastante excessivos, e por isso criar soluções para reciclagem desse elemento é uma prática primordial nos dias de hoje.

Naturalmente, é preciso que haja o tratamento de agua industrial de maneira adequada para que ela seja reutilizada, mas é uma ação que deve ser incentivada.

Incentivar práticas como essas abordadas ao longo do artigo vem se tornando cada vez mais importantes, e a conscientização das pessoas deve ser incentivada e encorajada, para que os problemas diminuam em um futuro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *