Meio ambiente é responsabilidade de toda a sociedade

Meio ambiente é responsabilidade de toda a sociedade

A complexidade que envolve o meio ambiente nas mais diversas atuações da sociedade interfere na qualidade de vida de toda a população.

Esse é um assunto que deve ser discutido repetidamente, evitando ao máximo qualquer erro e provocando a pauta de maneira constante.

A atuação do setor industrial e da construção civil é de primordial importância, pois está associada às facilidades que a vida moderna permite às pessoas.

Por isso, é importante conhecer alguns pontos que podem ser explorados, seja de maneira individual ou coletiva, como promover a proteção ao verde e ao meio ambiente, somando a fauna, a flora, a qualidade do ar e a limpeza da água de rios, mares e lagos.

Empresas atendem clientes diversificados

Especialistas que trabalham no desenvolvimento de projetos que envolvem o meio ambiente atendem os mais diversos clientes, tanto no setor civil quanto para empresas privadas.

O serviço desenvolvido por uma empresa de assessoria ambiental pode atender clientes do setor da construção civil, como construtoras e incorporadoras imobiliárias, ou do setor industrial, independente da linha de produção que atua.

Essa preocupação em manter uma parceria constante nessa área está atrelada à legislação ambiental vigente, em que muitas normas devem ser colocadas em prática para garantir a proteção à natureza, de uma forma geral.

A contratação de um especialista, ou uma equipe formalizada em consultoria projeto ambiental visa atender a ocupação de espaços em franco desenvolvimento, como áreas urbanas.

O zoneamento proposto pelo poder público deve ser seguido à risca, colocando em evidência a preocupação com o meio ambiente.

Muitas indústrias devem demonstrar os cuidados voltados para o tratamento de água e esgoto, com a construção de estações dedicadas para uso exclusivo.

O direcionamento de resíduos industriais precisa receber alvarás e licenciamentos aprovados por órgãos fiscalizadores do poder público e organizações não governamentais.

Projeto de paisagismo para condomínio residencial

A construção civil é responsável pelo avanço exploratório de áreas destinadas ao crescimento urbano. Conjuntos habitacionais, centros comerciais e de serviços, assim como estruturas voltadas ao poder público são construídos continuamente.

A fauna e a flora devem ser adaptados de acordo com as condições climáticas e a presença de empreendimentos imobiliários cada vez maiores em diversos municípios, por todo o território nacional.

As empresas que trabalham com paisagismo e jardinagem podem desenvolver projetos que adaptam plantas exóticas comprar com fornecedores registrados, evitando qualquer problema ambiental.

O estímulo na construção de espaços dedicados ao verde e meio ambiente é uma forma de garantir áreas voltadas para a natureza, evitando o avanço do asfalto e do concreto de maneira descontrolada.

O poder público é parte importante na caracterização de espaços urbanos, dedicando áreas significativas para parques e praças arborizadas.

A venda de plantas exoticas e plantio nesses ambientes permite o controle de pragas como moscas e pernilongos, mantendo a presença de predadores naturais, como pássaros, lagartixas e outros animais.

Setor industrial atende legislação ambiental

De volta ao ambiente industrial, a legislação vigente é clara nas especificações de ocupação de espaço e tratamento de elementos poluentes, como partículas emitidas pelas chaminés, ou mesmo a movimentação de carga por veículos que transportam tanto a matéria-prima quanto os bens de consumo para o mercado.

O uso de recursos naturais precisa passar por controles ambientais severos, indicando uma contrapartida que estabeleça um reposicionamento da matéria-prima utilizada por meio de programas voltados para a sociedade, com benefícios reconhecidos pelo poder público e outros órgãos competentes.

A fiscalização é constante e precisa agir com rigor, emitindo multas quando as normas estabelecidas não são respeitadas.

Ao mesmo tempo, é preciso demonstrar reconhecimento quando há o controle de poluição ambiental e a natureza é preservada de maneira adequada.

Por fim, vale ressaltar que há outros pontos que precisam ser discutidos quando se trata de proteção à natureza e que envolvem a população, de uma forma geral.

A manutenção de veículos, por exemplo, é uma necessidade que precisa ser estabelecida, como:

  • Evitar emissão de gases poluentes;
  • Instalar filtros nos escapamentos;
  • Manter a manutenção em dia;
  • Utilizar combustível renovável.

A substituição de carros e motos por bicicletas, ou mesmo pelo transporte público, pode ser outra forma de cooperar com a redução de emissão de gás carbônico. Além disso, a atividade física atrelada a pedalar ou caminhar ajuda na manutenção da saúde.

Vale ressaltar que, as pequenas atitudes, quando compartilhadas em grandes grupos, podem resultar em pontos positivos em uma avaliação final. Pensar e agir de forma coerente promove o bem-estar e a qualidade de vida, e ainda protege o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *