Limpeza de caixa d’água: importância e periodicidade

Limpeza de caixa d’água: importância e periodicidade

A qualidade da água consumida no cotidiano está diretamente relacionada à nossa saúde, já que as impurezas e contaminações podem causar graves problemas. Por isso atentar-se para a uma gestão de higienização eficiente dos reservatórios de casas e condomínios é fundamental.

Até porque a água vem da rua e fica armazenada na caixa de agua para uso cotidiano, que ocorre por meio de torneiras, chuveiros, filtros e mangueiras.

O recurso é utilizado para diversas atividades, como lavar alimentos, limpezas em geral, higiene pessoal e até para o consumo.

Entretanto, se a água não estiver completamente limpa e pura, pode ser a causa de contaminações e doenças graves como a leptospirose, cólera e febre tifoide, em casos mais extremos.

As doenças podem ser transmitidas pela ingestão de alimentos ou da própria água contaminada, ou até pelo contato com a pele.

A limpeza de caixa d água anvisa, ou até mesmo quando realizada por conta própria, também previne entupimentos e outros problemas nos sistemas hidráulicos. Eles geralmente são causados pelo acúmulo de sujeira no fundo da caixa.

Apesar dos riscos de negligenciar a limpeza, não é raro ver famílias que optam por realizar a tarefa apenas uma vez ao ano. Por isso é de extrema urgência a conscientização sobre a importância de manter a caixa d’água limpa e fazer todos os procedimentos corretamente.

Qual é a periodicidade adequada?

O ideal é fazer a limpeza do reservatório de água com um intervalo de pelo menos seis meses.

Além disso, a caixa d’água precisa ser mantida sempre bem tampada, para evitar a entrada de insetos e animais. Dessa forma, fica mais fácil garantir a eliminação de bactérias e material orgânico que podem se acumular no local.

Como limpar os reservatórios domésticos?

Nas residências, os proprietários podem realizar por conta própria a higienização da caixa d’água, especialmente quando se tratar se reservatórios menores. É válido considerar o seguinte passo a passo:

  • Fechar o registro, impedindo a entrada de água na caixa;
  • Esvaziar a caixa d’água, utilizando a água armazenada;
  • Deixar um pouco de água para a limpeza e tampar a saída;
  • Limpar as paredes e o fundo da caixa;
  • Usar somente panos e escovas macias;
  • Nunca usar sabão, detergente ou outros produtos;
  • Retirar os restos da limpeza com baldes e panos;
  • Limpar o interior da caixa completamente;
  • Encher com 1L de água sanitária para cada 1000L;
  • Esperar duas horas, fechar a entrada e esvaziar a caixa;
  • Tampar a caixa para evitar a entrada de animais;
  • Anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa;
  • Finalmente abrir a entrada de água.

Quando contratar especializadas na limpeza de caixa d’água?

É válido lembrar que nos condomínios e estabelecimentos comerciais os resultados da irresponsabilidade com a limpeza da caixa d’água podem ter um efeito ambiental ainda maior.

Além de prejuízos para a saúde de todos os frequentadores do local, podem haver punições, multas e até mesmo a determinação da interdição do lugar, de acordo com a legislação local.

São muitos os transtornos prevenidos com a limpeza adequada de caixa d’água e reservatórios. Por esse motivo, é importante a contratação de uma empresa de limpeza quando o serviço não puder ser feito por conta própria.

As especializadas contam com profissionais treinados para a desinfecção correta, não só da área interna dos reservatórios, mas também da área externa, que geralmente fica bastante suja.

Em alguns casos é necessário realizar uma análise passivo ambiental. Ela é feita para verificar a existência de contaminantes em poços, e também depende da consultoria de profissionais, capacitados para realizar a investigação detalhada cetesb.

Então são feitas atividades como a sondagem geofísica, perfuração de poços de monitoramento para amostragens de água e solo, entre outras.

A manutenção de poços artesianos está sujeita à documentação específica, que é exigida por órgãos governamentais que atuam no controle dos recursos hídricos.

Exigida para a realização de obras ou serviços, a outorga de poço consiste em um ato administrativo de concessão do direito ao uso do recurso. As empresas especializadas também podem informar e guiar esse processo.

Assim, a qualidade da água utilizada no dia a dia é garantida, nas residências, condomínios, estabelecimentos comerciais, poços artesianos e construções de todos os tipos. A qualidade da água consumida contribui para a saúde, além de ser uma preocupação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *