Implementações nas indústrias que ajudam na conservação do meio ambiente

Implementações nas indústrias que ajudam na conservação do meio ambiente

Conhecer as implementações nas indústrias que ajudam a conservação do meio ambiente pode trazer uma visão diferente do mundo.

Assim, além de conhecer o que essas indústrias estão fazendo para o mundo, você ainda pode conhecer dicas do que pode ser feito dentro do seu negócio.

Portanto, pare tudo o que está fazendo para conhecer cada uma dessas implementações agora mesmo.

Preparado?

1. Funcionamento de sistemas automatizados

A princípio, os sistemas automatizados funcionam como uma maneira de reduzir a contratação de pessoal ou mesmo para garantir que determinada ação seja diária, em horas marcadas.

Por exemplo, os sistemas podem garantir o desligamento de aparelho quando não estão sendo utilizados.

Com isso, é reduzido o consumo de energia daquela empresa, fazendo com que a indústria seja mais eficiente em todos os aspectos. Além de economizar muito.

Ao mesmo tempo, isso pode evitar uma série de acidentes, decorrente de sistemas que ficam ligados de forma contínua, como curto-circuito e incêndios.

Portanto, escolher um sistema automatizado deve ser visto como um investimento, inicialmente por custar caro, mas realmente vale a pena.

Importante

Antes de dar sequência nesse post, é interessante pensar em uma questão quando o assunto são indústrias e meio ambiente.

Em resumo, as grandes indústrias não se preocupam genuinamente com o meio ambiente, sendo algo reservado para poucos negócios.

Entretanto, existem leis que fiscalizam tal questão, assim como multas que podem ser aplicadas nas empresas que tentam burlar o sistema.

Justamente por isso, o curso de práticas de sustentabilidade ensina como essas práticas podem ser ruins para todos os envolvidos. 

2. Isolamento térmico é uma das implementações nas indústrias que ajudam na conservação do meio ambiente

No globo terrestre existem dois problemas em relação a temperaturas:

  •         Áreas muito quentes que exigem o uso de ar-condicionado ou ventilador;
  •         Áreas muito fria que exigem o uso de aquecedores.

Nos dois casos, o isolamento térmico pode ser uma das melhores alternativas para resolver ou ao menos reduzir esse problema.

Dessa forma, a dica é começar a investir em manter térmicas sobre as lajes, telhados com isolamento inteligente e películas nas janelas.

Assim, é possível controlar melhor a temperatura interna, reduzindo o consumo de energia ao mesmo tempo que garante conforto para os que estão ali dentro.

É importante destacar ainda que dentro das indústrias, existem diversas áreas que podem se aproveitar do isolamento térmico. 

Logo, dá para equilibrar o consumo de energia enquanto mantém tudo funcionando.

Já para evitar que o ambiente fique escuro, invista em janelas bem posicionadas para iluminação natural e luzes de led.

As luzes de led podem gastar até 75% menos energia comparada com outras lâmpadas.

Dica de ouro

Como as indústrias acabam consumindo uma quantidade elevada de energia, em regiões como a do Brasil, a melhor alternativa é investir em placas solares.

Desse modo, a sua indústria reduz o uso de energias não renováveis e ainda melhora a relação com o meio ambiente.

3. Reaproveitamento de água

O reaproveitamento de água é um tema de constante debate entre os negócios e que pode ser colocado em prática de várias maneiras.

Pensando em implementações nas indústrias que ajudam na conservação do meio ambiente, as dicas incluem ter uma rede de tratamento de água.

Assim, a água não é jogada diretamente “fora”, mas pode ser tratada e usada novamente em outras funções.

Ao mesmo tempo, é possível construir dentro das instalações locais de coleta de águas da chuva.

Sendo assim, a sua indústria pode reduzir as contas de água, já que é uma fonte natural, e ainda aproveitar que se trata de uma água limpa.

Por fim, a dica é investir em campanhas de conscientização, para que os colaboradores e funcionários reduzam o consumo de água no dia-a-dia.

Em outras palavras, é preciso que todos se comprometam com essa nova ideia e método de funcionamento.

4. Cuidado com o lixo entre as implementações nas indústrias que ajudam na conversação do meio ambiente

O lixo, seja ele de qual tipo for, é um dos grandes problemas do século, sendo que existem países que já não possuem espaço de descarte.

Portanto, a dica é começar a pensar no lixo como uma oportunidade de mudar a visão da sua empresa com relação ao meio ambiente.

Neste cenário, a dica é começar um programa que envolva não apenas dividir o lixo, mas conscientizar colaboradores e investir em programas de coleta.

Em resumo, é possível fazer parcerias com diversas empresas para que o lixo seja descartado corretamente, bem como reutilizado sempre que possível.

Vale destacar ainda que se a sua indústria faz descarte de algum lixo considerado tóxico, é essencial definir estratégias de prevenção.

Isso porque, é preciso evitar a contaminação do solo, lagos, rios, mares, áreas verdes ou quaisquer outras áreas próximas ou distantes da sua indústria.

Em decorrência do seu lixo.

Dica de ouro

Caso a sua indústria esteja em uma área verde, sendo necessário o desmatamento de uma determinada área.

É essencial que você faça parte de áreas de reflorestamento, para suprir aquilo que foi destruído.

5. Manutenção regular da indústria

Por fim, uma das coisas que a sua indústria precisa manter em ordem é a manutenção regular de lâmpadas, tubulações, sistemas e demais equipamentos.

Muitas vezes, o consumo em excesso de energia e água acontece em decorrência de equipamentos estragados ou que não estão funcionando como deveria.

Não à toa, o curso de práticas de sustentabilidade mostra diversas maneiras de organizar e planejar essa manutenção.

Seja para garantir que tudo esteja em ordem ou para evitar que o trabalho seja comprometido.

Além do mais, a manutenção pode reduzir ou evitar uma série de problemas, o que significa economizar com outros tipos de desafios que podem acabar surgindo ao longo do tempo.

Na dúvida, sempre contrate profissionais qualificados para analisar as necessidades para a sua indústria.

 

Enfim, você ainda ficou na dúvida ou gostaria de conhecer algum outro tipo de implementação e prática a favor do meio ambiente?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *