Imobiliárias precisam de reciclagem profissional

Imobiliárias precisam de reciclagem profissional

O conhecimento técnico dos profissionais que trabalham em imobiliárias passam, atualmente, por uma reciclagem de ideias e prestações de serviço.

Ao invés de apenas indicar locais para possíveis locatários, e valorizar a região para locadores, eles também realizam avaliações de imóveis.

As condições de estrutura, do piso ao teto, devem atender a quesitos como segurança e salubridade do local, para não afetar a saúde dos moradores.

Nos casos de imóveis comerciais, o profissional da área imobiliária deve entender melhor sobre ocupação de espaço, além de indicar as zonas residenciais, comerciais e industriais de um município.

Profissionais que podem avaliar imóvel

A atualização do profissional da área pode ser realizada através de cursos, oferecidos por entidades de classe, que aglomeram interessados em se aprofundar nas particularidades da avalização imobiliária.

Isto amplia o mercado profissional, permitindo que especificações técnicas possam ser detectadas, mesmo na ausência de um engenheiro ou um arquiteto.

Este procedimento pode agilizar a detecção de infiltrações, pontos a serem reformados, entre outros processos que facilitam a comercialização no mercado imobiliário.

Com a atualização profissional destes agentes imobiliários, empresas de avaliação de imóveis podem oferecer os serviços para os mais variados clientes, atuando tanto na área residencial, quanto nas áreas comercial e industrial.

Caso haja a necessidade de um profissional da área técnica, a própria empresa pode disponibilizar, para que sejam tomadas as devidas providências. Desta maneira, serviços essenciais podem ser realizados com mais presteza, disponibilizando o imóvel quanto antes para o inquilino.

Em verificações que se tornarem mais técnicas, envolvendo equipamentos especializados, o profissional que atua na área deverá ser o responsável pela liberação.

Em casos do setor industrial, é preciso realizar um teste de estanqueidade em tanques, para certificar por meio de laudos, se há vazamentos, que podem prejudicar, de qualquer maneira, o meio ambiente, ou o entorno de instalação.

Este teste pode ser realizado para eliminar riscos de explosões, e até mesmo que produtos tóxicos possam atingir rios e lençóis freáticos existentes no terreno onde está instalado. Para se certificar de que tudo está em ordem, é preciso verificar:

  • Vazamentos com equipamentos especializados;
  • Qualidade da matéria-prima do equipamento;
  • Instalações apropriadas no local;
  • Desempenho de acordo com a capacidade do equipamento.

Este teste deve ser realizado periodicamente, para que a substituição das peças sejam realizadas, por motivos de segurança, antes de prejudicar as funções do equipamento.

A empresa que realizar os testes e verificar a funcionalidade do equipamento deverá, por meio de um técnico responsável, emitir um laudo técnico comprovando a eficácia e a segurança das instalações.

Verificação de área de instalação

Alguns documentos devem ser despachados por profissionais técnicos, que vão além da responsabilidade de um corretor imobiliário.

Para estes tipos de serviços, é preciso contratar uma empresa especializada, para verificar a sedimentação do terreno, em casos de instalação de um empreendimento imobiliário, seja qual for a estrutura que será construída.

Para fazer o levantamento topográfico de terreno, é preciso ter por contrato, um engenheiro civil, que pode verificar as capacidades técnicas do local, e quais as possibilidades de construção.

Há terrenos que não permitem a construção de prédios de mais de quatro andares. Com a tecnologia aplicada neste setor, é possível verificar a disponibilidade de qual o tipo de empreendimento imobiliário pode ser realizado em cada tipo de terreno.

Os terrenos que estão disponibilizados nas áreas de agricultura, ligados a cinturões verdes no entorno de grandes centros urbanos, podem receber chácaras, sítios e fazendas.

Dependendo do tipo de solo disponível, é possível verificar, por meio de um laudo, qual a melhor aplicação agrícola o terreno suporta.

Hortaliças e pomares, com as árvores frutíferas que abundam por todo o país, dependem ainda de outros fatores, como clima e disponibilidade de água em abundância.

Outros terrenos são mais propícios para receberem a agropecuária, e ainda assim se dividem, entre gado de corte e gado leiteiro.

Outro fator que tem bastante influência em seu uso, se refere à topografia do local. Terrenos planos são ideais para diversos empreendimentos imobiliários, tanto na área da indústria, quanto agropecuário.

Em terrenos íngremes, dependendo da disposição em um município, pode ser ideal para a aplicação de condomínios residenciais.

Para verificar todas as características, os profissionais da área imobiliária precisam se reciclar, para que possam oferecer de forma correta, uma área ou um imóvel, atendendo a necessidade de cada cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *