Você sabe o que é grampeamento de solo?

Você sabe o que é grampeamento de solo?

Se você não tem ideia do que é grampeamento de solo, saiba que é uma técnica de reforço de taludes ou de contenção que é executada por engenheiros em obras de túneis e estradas e para remediar um deslizamento.

Solo grampeado o que é

É um processo de contenção ou reforço de taludes que é aplicado a cortes em maciços de terra. Utilizado em obras que modificam a estrutura terrena como túneis, deslizamentos e estradas.

Mas tecnicamente falando, solo grampeado o que é? O objetivo da técnica é estabilizar a terra, utilizando chumbadores, concreto especialmente projetado e drenagem.

A estabilidade local é fornecida pelo concreto, enquanto a estabilização geral do maciço é promovida pelos chumbadores, já a drenagem age em ambos os casos.

Solo grampeado execução

Mas antes de sequer começar a planejar o grampeamento de solo, é necessário realizar alguns procedimentos, tais como:

  • Analisar o solo através de sondagens;
  • Analisar o solo através de topografia de precisão;
  • Ensaio de compressão triaxial;
  • Ensaio de cisalhamento direto;
  • Verificar a argamassa de injeção dos grampos;
  • Calcular o tamanho das aberturas que receberão os chumbadores.

Seguindo estes procedimentos, o risco de cometer qualquer erro ou equívoco, caem consideravelmente.

Para o solo grampeado execução, os grampos, que se apresentam como tubos de aço, barras sintéticas retangulares ou cilíndricas, semi rígidos, resistentes à flexão composta e lineares passivos.

São dispostos inclinados ou horizontalmente no maciço, enquanto os locais de abertura os quais receberão os chumbadores recebem um pré-jateamento de concreto para que se minimize ao máximo o deslocamento do terreno.

No solo grampeado execução, as barras metálicas utilizadas medem entre 14 e 50mm. Após a perfuração, pré- jateamento e inserção dos chumbadores, as aberturas enfim são preenchidas com concreto.

Mas não acaba por aí, para ter certeza que o concreto preencheu todos os espaços vazios, uma reinjeção é realizada, garantindo assim, a aderência entre o grampo e o solo.

Solo grampeado dimensionamento

Não há, no Brasil um padrão definido para solo grampeado dimensionamento. O dimensionamento por aqui, é baseado em diversas metodologias de equilíbrio limite, no qual através de superfícies de ruptura pré estabelecida, são obtidos os fatores de segurança.

Deste modo, a magnitude dos parâmetros de resistência tanto do solo, quanto ao cisalhamento no contato solo/reforço são fatores dos quais uma estrutura dependa para definir seu dimensionamento.

Solo grampeado verde

O solo grampeado verde é principalmente conhecido por ser mais sustentável, necessitar de equipamentos mais leves que os demais tipos de grampeamento, mais baratos e de execução mais fácil.

Utilizada desde os anos 70, esse tipo de grampeamento é uma variação do método tradicional que permite a contenção de taludes naturais ou de cortes, antes ou depois de afetados por deslizamentos ou desastres naturais.

A contenção pode ser realizada tanto através de chumbadores, quanto através de revestimento de face com grama e drenagem ou com mantas.

Se você já se interessou pelo método de solo grampeado verde, é muito importante saber que é necessário um projeto geológico-geotécnico antes de proceder com a estabilização de taludes.

Este projeto definirá todas as especificações técnicas, como: o espaçamento e as dimensões dos chumbadores, a quantidade, e o que será distribuído em pé de galinha e o que será distribuído em malha quadrada.

Mas afinal, esta técnica de solo grampeado o que é? A técnica deste método consiste em perfurar o solo para instalar tanto barras de aço, ou chumbadores e grampos com mangueiras especiais de injeção adicionadas.

Em seguida, vêm as injeções de calda de cimento sob pressão, melhorando as condições de solo do terreno e o transformando em um muro resistente, ou seja, é promovida uma modificação no terreno para entregar uma contenção melhor. Por fim, é feita uma proteção superficial com hidromantas biodegradáveis.

Este método também não possui um solo grampeado norma aqui no Brasil.

Cuidados pós grampeamento de solo verde

Manutenção preventiva devem ser realizadas como em qualquer outra coisa. Mas não se preocupe com os gastos, pois essas ações preventivas não possuem preços elevados.

Além de regar e amparar as gramíneas, é importante checar periodicamente os dispositivos de drenagem de talude, para verificar se não há falhas ou até problemas de erosão.

No caso de aparecimento de rachaduras, trincas, ravinas ou voçorocas também é necessário uma manutenção simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *