Estudo ambiental e uso da água nos setores

Estudo ambiental e uso da água nos setores

A proteção ao meio ambiente está amparada por leis federais, que devem ser seguidas à risca pelos mais diferentes setores da economia.

Os empreendimentos imobiliários, a instalação de fábricas e indústrias e o agronegócio devem seguir as regras estabelecidas, de acordo com as especificações técnicas de cada área, sem prejudicar as reservas florestais, os rios, lagos e oceano que banham o território continental.

A preservação da fauna e da flora foi estabelecida de modo a evitar que uma catástrofe ecológica ocorresse, prejudicando toda a sociedade. Isso passou a ser valorizado, inclusive com a participação da sociedade e a identificação da importância que o meio ambiente tem sobre a vida de todos os seres vivos.

Uso coletivo da água

Muitos empreendimentos imobiliários voltados para a construção de condomínios residenciais buscaram uma forma de abastecer casas e apartamentos de uma forma própria.

Para isso, muitas construtoras e incorporadoras passaram a solicitar a outorga poço artesiano SP, com a facilidade de captação e distribuição em um único local, sem prejudicar a coletividade.

Alguns cuidados devem ser tomados para esse tipo de captação. São eles:

  • Empresa capacitada, com profissionais específicos do setor;
  • Solicitação de licença para perfuração de poço;
  • Perfuração e análise da água;
  • Cadastro permissionário de consumo e manutenção recorrente.

Esse tipo de solicitação é encaminhado às autarquias federais, como a ANA (Agência Nacional das Águas), ou governos estaduais e municipais, como a Agência de Vigilância Sanitária.

A identificação da localização deve comprovar a incapacidade de abastecimento por concessionárias públicas e privadas, referente ao fornecimento de água, captação em tubulações apropriadas e tratamento de esgotos.

Apesar de proporcionar maior disponibilidade de água, os condomínios devem implementar um sistema de reaproveitamento de água, que pode ser disponibilizada por meio de um sistema hidráulico à parte, para o reuso da água em regas de jardins, lavagens de áreas comuns e encaminhamento para vasos sanitários.

Impacto ambiental deve ser estudado

Assim como a água dos poços artesianos devem ser comunicadas às agências governamentais, qualquer tipo de construção deve ser comunicada, identificando o impacto ambiental que será afetado.

Nesse sentido, as empresas de consultoria ambiental em SP podem elaborar estudos de impacto, identificando as alterações aplicadas no meio ambiente referente às mudanças da fauna e da flora, além de propriedades químicas, físicas e biológicas, relativas à atividade humana.

Garantir a segurança, a saúde e o bem-estar da sociedade deve estar dentro de um planejamento estratégico, promovendo desenvolvimento das atividades econômicas e sociais, sem prejudicar a qualidade dos recursos provenientes do meio ambiente.

A análise de todo o impacto ambiental deve ser apresentada às autoridades competentes, identificando todos os ônus e bônus relacionados à interferência do meio ambiente.

Desse modo, o estudo ambiental deve conter dados referentes à fauna e a flora, com um projeto de remanejamento e readaptação em local apropriado, mantendo áreas verdes para a recuperação do solo e de lençóis freáticos, quando estiverem presentes.

O planejamento voltado à monitoria de todo o impacto ambiental deve constar nos estudos realizados por profissionais de diferentes setores, como engenharia ambiental, geólogos, geógrafos e biólogos.

Os profissionais podem fazer parte de uma equipe especializada, que vai acompanhar por um período determinado, todas as alterações sobre o meio ambiente e indicar soluções efetivas para diminuir os impactos sobre a natureza.

Agropecuária, hortifrúti e granjeiros beneficiados

O setor de agronegócios também deve contar com os serviços disponibilizados pelas consultorias ambientais em sp. Por meio de estudos dedicados, é possível identificar as propriedades do solo e a possibilidade de instalação de cinturões verdes, que incluem a plantação de hortaliças, flores, pomares e pastos voltados para a criação de gado para corte e gado leiteiro.

Os impactos sofridos pelo meio ambiente podem ser restabelecidos, conforme a aplicação de um planejamento estrutural voltado para a recuperação da área, com técnicas que ajudam na implementação de um ecossistema ativo, apesar da interferência humana.

A solicitação de licenciamento ambiental, estudo de impacto de vizinhança, considerações técnicas sobre as aplicações de uso de solo e água de uma região pode ser realizada por empresas de consultoria ambiental, apresentando laudos técnicos relacionados ao agronegócio implementado.

Com todos os olhos voltados à preservação da natureza, todos os setores da economia devem estar atentos aos cuidados com o meio ambiente.

A contratação de profissionais técnicos especializados é essencial, assim como a verificação de documentos obrigatórios e responsabilidade sobre as leis que regem o país, principalmente as específicas da área ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *