Energia Solar: impacto no meio ambiente e seus benefícios na energia fotovoltaica

Energia Solar: impacto no meio ambiente e seus benefícios na energia fotovoltaica

Os painéis solares são uma ótima maneira de compensar os custos de energia, reduzir o impacto ambiental e fornecer uma série de outros benefícios, como apoiar as empresas locais e contribuir para a independência energética.  Energia solar: impacto no meio ambiente e seus benefícios na energia fotovoltaica. 

Impactos da energia solar no meio ambiente

  1. Diminui o consumo de água

A água é o recurso natural mais precioso. A produção tradicional de eletricidade pode usar milhares de litros a cada ano. A água é usada para refrigeração de geradores, processamento e refino de combustível e transporte de combustível através de tubos. Gerar energia através de painéis solares, no entanto, não usa água nenhuma. A operação de células solares fotovoltaicas não requer água para gerar eletricidade, reduzindo a pressão sobre esse recurso precioso. A única água necessária é a água da chuva para limpar naturalmente os painéis quando eles ficam um pouco sujos!

  1. Redução da poluição do ar

A eletricidade que é produzida a partir de combustíveis fósseis contribui para o efeito estufa e aumento de gases nocivos no meio ambiente, os quais diminuem a qualidade do ar. Essa poluição tem consequências graves para saúde, o que pode causar doenças como asma, pneumonia, infarto, câncer e outras associadas ao sistema respiratório.

A energia solar não realiza a produção de emissões de gases tóxicas e nocivas à saúde.

  1. Ajude a retardar as mudanças climáticas

A liberação de gases tóxicos na atmosfera, como CO², metano e óxido nitroso, não apenas contribui para a poluição, mas também contribui para o aumento do efeito estufa. Enquanto o efeito estufa é um processo natural que aquece a superfície da Terra a uma temperatura habitável, atividades humanas, como a queima de combustíveis ajudaram no aumento da quantidade de gases de efeito estufa em nossa atmosfera. 

Isso levou ao aumento do efeito estufa, que está aquecendo nossa terra mais rapidamente do que nunca. Nos últimos anos, isso tem sido associado a uma série de eventos climáticos catastróficos, como inundações, ciclones, tempestades, calor extremo e seca. A geração de eletricidade a partir de painéis solares não produz gases de efeito estufa e, portanto, pode ajudar a reduzir o efeito das mudanças climáticas, se amplamente utilizada.

  1. Reduz a dependência de combustíveis fósseis

O suprimento de energia solar é enorme; se pudéssemos aproveitar toda a luz do sol brilhando na terra por apenas uma hora, poderíamos usar essa energia para alimentar o mundo inteiro por um ano. 

A luz do sol usada na produção de energia solar é gratuita e infinita. Por outro lado, os combustíveis fósseis estão acabando rápido e prejudicam o meio ambiente. Reduzir nossa dependência desses recursos finitos e tirar proveito de uma fonte abundante e gratuita de energia, como a luz solar, pode significar preços mais baixos de energia, emissões reduzidas de gases de efeito estufa e um futuro de energia mais forte e mais estável.

Principais vantagens da energia solar

Economia em contas de consumo

Se você estiver enfrentando crescentes gastos com energia doméstica ou na sua empresa, os painéis solares podem compensar seus custos. 

A luz Solar oferece eficiência e economia o ano todo, mesmo em climas mais frios e nublados. Dependendo do tamanho, eficiência e orientação em relação ao sol, alguns painéis solares geram mais eletricidade do que a sua casa ou empresa consome. Isso poderia reduzir sua conta mensal de eletricidade para zero. 

Em algumas áreas, você pode realmente se qualificar para um desconto se o seu sistema residencial de energia solar produzir excesso de eletricidade. Verifique com as diretrizes de energia solar da sua área.

Independência energética através de energia solar e armazenamento

Liberdade e independência da sua utilidade são enormes benefícios da energia solar. Quando você adiciona backup de bateria ao seu sistema solar, ele oferece ainda mais independência, pois você não apenas gera sua própria energia, como também a armazena para usá-la sempre que precisar. 

Quando você usa energia solar de armazenamento e seu sistema não está ligado à rede, sua casa permanece energizada mesmo quando há um blecaute.

Pouca ou nenhuma manutenção

Novamente, se você está considerando prós e contras da energia solar, pode estar pensando que a manutenção é um dos contras. Mas na verdade há pouca ou nenhuma manutenção associada à energia solar. Depois que seu equipamento de energia solar é instalado por um profissional, há muito pouco a ser feito. Não é necessário agendar verificações regulares de manutenção, mas você deseja que seu instalador esteja disponível se você tiver dúvidas ou problemas.

Aumente o valor da sua casa

 

Comprar uma casa com painéis solares se traduz em custos mais baixos de eletricidade. Os painéis solares aumentaram a atratividade de uma casa no mercado, da mesma forma que casas com baixos impostos sobre a propriedade, casas em distritos escolares e casas com boas classificações de energia doméstica (uma medida da eficiência energética).

A energia solar é um investimento seguro

 

As concessionárias são notórias por seus preços flutuantes e não confiáveis ​​da eletricidade. Com painéis solares e matemática simples, podemos calcular quanta eletricidade será gerada e, mais importante, a que preço, pelo menos nos próximos 20 anos (custos fixos de energia).

Desempenho garantido

 

Os fabricantes de painéis solares incluem uma garantia de 20 a 25 anos (também conhecida como garantia de desempenho) com seus painéis solares. O padrão da indústria garante 80% de desempenho após 25 anos.

 

A vida útil real dos painéis solares é muito mais longa – é provável que seus painéis solares geram uma boa quantidade de eletricidade 30 a 40 anos abaixo da linha.

Energia renovável

A energia renovável, como a energia solar, é muito melhor para o futuro do nosso planeta do que as fontes de energia tradicionais, como carvão e petróleo. Além disso, a energia solar pode depender de fontes de energia não renováveis, que possuem apenas um suprimento limitado. 

Portanto, outro dos benefícios da energia solar é que é uma maneira proativa de deixar um legado verde para as gerações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *