Dicas sobre cuidados e armazenamento de água

Dicas sobre cuidados e armazenamento de água

Seja em uma residência ou em uma empresa, o cuidado com a água é muito importante, pois precisamos dela para diversas finalidades.

Desse modo, realizar o armazenamento correto, bem como a filtragem da água antes de beber e a manutenção dos locais como a caixa d água e o tratamento de água é muito importante.

Esses cuidados evitam diversas contaminações que prejudicam não apenas a nossa saúde, como também o meio ambiente.

Se você não conhece como pode tomar esses cuidados ou tem algum dúvida, este artigo traz algumas informações que irão te ajudar a armazenar e cuidar melhor da água de sua empresa ou residência. Confira.

Por que o cuidado com a água é importante?

Antes de falarmos sobre as maneiras de cuidar e armazenar a água, é importante falarmos a respeito da importância do cuidado com a água.

As empresas de tratamento de água fornecem para nós uma água tratada, que passa por diversas etapas antes de chegar às nossas torneiras. Essas etapas incluem:

  • Coagulação e Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Fluoretação.

Todos esses procedimentos visam eliminar da água que sai dos mananciais os microrganismos que são prejudiciais à nossa saúde.

A água, então, é distribuída e chega até nós. No entanto, não é recomendável, por exemplo, beber essa água porque durante o trajeto dela pelos encanamentos, ela volta a ser contaminada de alguma maneira com sujeiras.

Portanto, o cuidado com a água é importante para que ela não seja contaminada e prejudique a nossa saúde.

Além do tratamento de água proporcionado pelas empresas, existem diversos outros e você poderá conferir no tópico a seguir.

Tipos de cuidado e armazenamento de água

Existem diversas formas de armazenar água e uma delas é por meio do poço. Os poços artesianos são muito comuns e armazenam água para consumo humano que é destinada para higiene, alimentação, dentre outras necessidades.

Para que essas necessidades sejam atendidas, a água que está no poço precisa ser constantemente analisada.

Além disso, é extremamente importante realizar a manutenção de poços, que consiste na limpeza, desinfecção, escovamento, bombeamento e pistoneamento.

Essa manutenção pode ser preventiva, que serve como um monitoramento periódico; ou corretiva, que realiza consertos e reparos imediatos.

Outra maneira bastante comum de armazenar água é por meio do reservatorio de agua. Este componente pode ser utilizado tanto pelas empresas fornecedoras de água, como por residências.

Nas residências, esse reservatório é mais conhecido como caixa d’ água. A manutenção desses reservatórios também é muito importante e a principal manutenção é a sua limpeza e higienização.

Isso porque a falta de higiene nesses itens pode resultar em diversos problemas, como a transmissão de bactérias prejudiciais à saúde humana.

Existem diversos tipos, mas o mais utilizado é o reservatório de fibra. Isso porque ele oferece vantagens como:

  • Resistência;
  • Leveza;
  • Flexibilidade para os projetos;
  • Estabilidade dimensional.

Por conta dessas vantagens, este é o tipo de reservatório que oferece o melhor custo-benefício.

Portanto, quem está construindo ou reformando acaba por optar por ele, sendo que, além de todas as vantagens mencionadas, ele também é mais higiênico.

Ainda no que tange aos cuidados com a água, outro equipamento bastante utilizado é o abrandador de água. Este equipamento possui a função de remover sais de cálcio e magnésio de águas utilizadas para o abastecimento.

Ele previne a formação de incrustações nas tubulações, consequentes de grande concentração de dureza na água.

Por fim, mas não menos importante, o equipamento mais utilizado pelo lares brasileiro é o filtro de agua. É importante ressaltar, apesar de a maioria das pessoas já saber, que antes de consumir a água para beber, é extremamente importante que ela seja filtrada.

A água que sai da torneira não é apropriada para esse tipo de consumo e pode resultar em diversas doenças como a giárdia. Esta doença traz consequências desagradáveis e pode provocar intolerância à lactose em alguns casos.

Portanto, a água precisa estar sempre bem tratada, pois por mais que pareça limpa e transparente, além de não demonstrar odor, os encanamentos por onde a água passa está sempre sujo, o que acarreta na contaminação da água que sai pela torneira.

Os cuidados com armazenamento também são importantes, porque o armazenamento incorreta gera contaminação. Tomando esses cuidados fica muito mais fácil consumir a água, protegendo a saúde de todas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *