Dicas simples de preservação ambiental

Dicas simples de preservação ambiental

Atualmente, há muitas discussões sobre o meio ambiente, e como os humanos, suas atividades e consumo tem afetado o planeta.

Isto é, conforme a mentalidade dos consumidores foram mudando com o tempo e o avanço das mídias digitais dando às pessoas mais voz.

As organizações se viram, de certa forma, obrigadas a mudar sua visão sobre os recursos naturais que consumiam, tornando-se mais responsáveis.

Prova disso, é que até mesmo a mais simples das empresas precisa ter uma licença ambiental IBAMA, dependendo da sua área.

No entanto, cuidar do planeta não é apenas responsabilidade das grandes corporações, é também um dever de cada cidadão.

Por esse motivo, separamos algumas dicas que te ajudarão a fazer a sua parte na luta em prol da recuperação do planeta.

1- Consertar itens que seriam descartados

Uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente é evitar o acúmulo de itens jogados fora, fazendo compras apenas do que é necessário, especialmente de produtos eletrônicos. 

Do mesmo modo que os engenheiros precisam de um plano diretor participativo, as pessoas também precisam planejar seu consumo.

Evitando assim que itens que não são mais úteis ou que são ultrapassados, sejam descartados, aumentam ainda mais o lixo produzido, como é o caso de:

  • Pilhas;
  • Baterias;
  • Brinquedos;
  • Aparelhos eletrônicos.

Além deles conterem plástico, também pode ter em sua composição substâncias químicas e tóxicas que irão prejudicar o solo. 

2- Separar o lixo

Sendo essa forma mais fácil e eficiente de ajudar na preservação do meio ambiente, a separação de lixo é tão simples e necessária quanto um laudo técnico de inspeção predial.

Consiste em reservar e destinar a ambientes diferentes dos lixos orgânicos, os itens feitos de vidro, papel, plásticos e metal. 

Considerações finais 

Em resumo, é possível fazer sua salvar muitos recursos que o planeta disponibiliza, aderindo a etapas simples que ainda ajudam na economia do lar.

Assim, a garantia de um meio ambiente mais saudável e com recursos preservados no futuro é mantida pelos indivíduos e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *