Dicas para fazer seu próprio jardim

Dicas para fazer seu próprio jardim

Para além de trazer vida e cor para um ambiente, ter um jardim pode ser considerada uma atividade terapêutica.

No entanto, algumas pessoas não sabem por onde começar, sendo preciso seguir alguns passos para que todas as fases do cultivo, desde a preparação da terra até a compra do fertilizante mineral misto, sejam cumpridas.

Preparação das sementes

Para começar, escolha um local arejado para realizar o cultivo, identificando quais são as plantas ou flores mais adequadas para cada ambiente.

Por exemplo, em espaços maiores, é possível explorar plantas como:

  • Árvore do viajante;
  • Agave;
  • Buxinho;
  • Cica.

Para o caso de espaços menores e com pouca incidência de luz, como é o caso de apartamentos, as opções são:

  • Orquídeas e violetas;
  • Suculentas;
  • Mini cactos;
  • Samambaia.

Não se esqueça de se informar a respeito das particularidades de cada espécie de planta, como a frequência da rega, as maneiras de podar e melhores adubos, bem como a exposição à luz do sol ou necessidade de estufa agrícola climatizada.

Liste todos os materiais e adornos que deseja para incrementar e colorir seu jardim.

Colocando as mãos na massa – ou na terra

Tenha em mente que fatores como o clima e temperatura, além de fertilizantes, são influências diretas na saúde do terreno.

Portanto, faça a preparação do solo, dando preferência para materiais orgânicos e calcário, visto que estes auxiliam no crescimento das folhas.

Escolha algumas das sementes ou mudas indicadas no tópico anterior, lembrando que, no caso da segunda opção, é necessário cavar um burado com o dobro de profundidade.

Ainda é necessário acrescentar sete centímetros para o adubo, além de terra orgânica, sendo preciso molhar o local para a terra absorver bem o líquido.

Criando uma rotina de cuidados

Depois de realizar todos os processos de plantio, não deixe de adotar uma rotina de limpeza do lugar, bem como a retirada de ervas daninhas, controle de pragas e doenças que podem danificar seu jardim.

É válido lembrar que esse tipo de ação é essencial para ambientes de paisagismo e jardinagem em pequenos espaços ou para vasos pequenos.

Agora é só fazer um bom planejamento e adquirir os instrumentos corretos para conquistar um jardim em casa perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *