Detalhes importantes para o tratamento de água

Detalhes importantes para o tratamento de água

Um método de tratamento de água que é importante na limpeza é o Filtro para ferro e manganês, ele é pequeno e não ocupa muito espaço, além de pode ser automatizado, isto é, sem precisar de nenhuma operação manual.

Seu funcionamento é baseado na oxidação catalítica do ferro e manganês que estão presentes na água pelo próprio oxigênio colocado na água.

O filtro é composto por um catalisador específico em que possibilita a oxidação por minerais especiais, ocorrendo a adsorsão (fixação partículas) dos óxidos de ferro e manganês formados.

Essas partículas são absorvidas no leito filtrante e eliminados por conta de um contra-lavagem com água tratada, no que recupera o filtro sem precisar de regenerações químicas.

A função dos filtros para remoção de ferro e manganês, também chamados de filtros desfema, é de remover o ferro e manganês da água dentro dos níveis adequados, tornando a água apropriada para o consumo.

Veja seus benefícios em usar esse tipo de filtro de agua:

  • Evitar manchas em tecidos, utensílios, entre outros;
  • Reduz o sabor “metálico” causado pelo ferro;
  • Melhora a preparação do café e chá;
  • Redução nas interferências de processos industriais;
  • Reduz as incrustações.

Além dessas, o filtro ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas.

Pode ser aplicado em água de poço, rio ou nascente, para transformá-la em potável ou industriais com níveis elevados de teores de ferro e manganês de até 3mg/L.

Também pode ser um pré-tratamento para unidades de osmose reversa e mudança iônica.

Sua vantagem é que elimina totalmente os problemas advindos do ferro e manganês na água como, por exemplo, odor e sabor desagradável.

Também permite a remoção da coloração amarelada, manchas e depósitos dos óxidos de ferro e manganês.

Dessa forma, é possível resolver a questão de saúde e vigilância sanitária, proporcionando uma água adequada para o consumo humano.

Você sabe escolher um filtro para poço artesiano?

Escolher um Filtro para poço artesiano é uma tarefa difícil, pois há diversos modelos e formatos no mercado, nesse caso é preciso analisar questões técnicas.

O primeiro passo é saber o que há na água e qual é a sua vazão.

Para isso, é necessário recorrer para uma análise de amostras, mas se não for possível isso, o indicado é observar a espuma, gosto, cor fora do padrão e areia ou barro, com isso, será escolhido o melhor filtro para este poço.

Mesmo que o reservatório não tenha sinais de bactérias, é importante prevenir utilizando cloro, sistema ultra-violeta e aplicação de ozônio na água.

Após detectar o problema, também é possível achar o filtro mais adequado, porque quando a água tem o pH desregulado é necessário um tipo específico de filtro. Agora, se o problema for a presença de metais pesados, o modelo é outro.

A parte do filtro que fica fora do poço artesiano é feita por aço inox ou fibra de vidro, no qual pode ser colocado em diferentes lugares.

Na parte interna, onde foi feito a perfuração de poços, a maioria tem cristais de quartzo ou zeólita para ferro e varia o formato dependendo do uso.

Sua manutenção precisa ser semanal para certificar que o filtro está funcionando bem.

Essa ação é chamada de “retrolavagem”, ao inverter a alavanca para que toda a sujeira possa ser jogada fora.

O processo pode ser realizado por volta de 20 a 30 minutos, sem prejudicar a produtividade do sistema.

A instalação do filtro precisa ter uma base cimento, no entanto, a instalação hidráulica precisa ser feita por profissionais que tenham conhecimento técnico, dessa forma, evita problemas iniciais e posteriores.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

Descubra o que é um pressurizador de água

Um pressurizador de água é um equipamento no qual permite um bom rendimento, ou seja, usando apenas um baixo consumo de energia elétrica.

Solucionando problemas com a pressão d’água que pode acontecer por escassez de altura da caixa d’água ou tanque de cisterna.

Esse equipamento é indicado, principalmente, para residências ou apartamentos com cobertura e, no caso das indústrias, elas devem ter pouca vazão d’água.

Sua composição é com uma eletrobomba (silenciosa); um controlador que funciona de modo automático que quando é aberto um ponto de consumo liga a eletrobomba, desligando-se quando esse mesmo ponto é fechado, conseguindo manter as redes pressurizadas.

Os Pressurizadores rowa podem ser aplicadso em qualquer condição de abastecimento (caixa d’água com qualquer altura e cisterna).

Não é recomendável fazer a instalação de pressurizadores ao lado de caixas d’águas que estejam em cima de uma laje que não possuam cobertura.

Devem ser instalados abaixo da laje e com suporte de fixação aéreo ou no de banheiros e áreas de serviço.

Portanto, é necessário ficar atento a essas dicas, mas se ainda tiver dúvidas sobre este aparelho e os filtros de água, procure um profissional ou uma loja especializada no assunto antes de adquirir quaisquer um deles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *