Detalhes importantes do ramo de meio ambiente

Detalhes importantes do ramo de meio ambiente

A preservação do meio ambiente está ligada com a proteção dos recursos naturais. Ou seja, água, solo, vegetação, fauna e flora são importantes e precisam de soluções para continuarem existindo.

Nesse contexto, todas as atividades de exploração do meio ambiente, sejam pelas ações industriais ou por ações humanas, precisam ser fiscalizadas. Não é à toa que a legislação ambiental brasileira prevê uma série de processos e licenças ambientais que devem ser seguidas.

Desse modo, cabe salientar que uma empresa de licenciamento ambiental serve para orientar esses procedimentos e processos que são necessários para a preservação.

Geralmente, esse tipo de empresa ou consultoria conta com profissionais como biólogos, engenheiros ambientais entre outros que estudam impactos ambientais. Esse tipo de parceria não só ajuda as pessoas a se adequarem às exigências da lei, como também reforça a importância de cuidar do meio ambiente.

Um procedimento comum, mas que é bastante procurado pelas pessoas nessas parcerias, é o tratamento da rede de esgoto e de água. Afinal, quais são os Equipamentos para tratamento de água que devem ser usados nas empresas e no ambiente doméstico? Essas e outras dúvidas são comuns no ramo ambiental. Se você se interessa por esses processos, continue lendo, pois este artigo pode ajudar!

Empresa de licenciamento ambiental : vale a pena investir?

Toda atividade que explora os recursos ambientais ou polui o meio ambiente precisa de fiscalização. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente é quem determina os licenciamentos ambientais.

Basicamente, qualquer empresa que seja potencialmente poluidora ou degradadora ambiental, precisa de uma licença ambiental para existir. Como cada município têm suas particularidades, os licenciamentos podem variar de acordo com os órgãos ambientais.

Geralmente essas autorizações são concedidas de forma provisória e passam por revisões e análises até que sejam expedidas em caráter definitivo.

Como os processos são longos e complexos, nem sempre as empresas conseguem lidar com a burocracia da situação. Por isso, vale a pena investir em uma Empresa de licenciamento ambiental.

Ao contratar esse tipo de serviço, as indústrias estão fazendo consultoria ambiental e isso traz muitas vantagens, como:

  • Conhecimento sobre potenciais impactos ambientais;

  • Elaboração de planos para minimizar danos ao meio ambiente;

  • Construção de projetos para melhorar a responsabilidade socioambiental da empresa;

  • Orientação especializada com profissionais da área ambiental;

  • Regularização perante os órgãos de fiscalização ambiental.

É importante reforçar que toda licença ambiental é exigida de acordo com as particularidades da atividade industrial e das características ambientais da região.

Empresas de Tratamento de Efluentes

O uso da água é comum na rotina das indústrias. No setor de alimentos, por exemplo, essa substância é usada desde a lavagem dos produtos até a descontaminação dos processos ou das máquinas.

O mesmo acontece em empresas de menor porte como restaurantes. Não tem como pensar na produção de alimentos sem água. Mas, o que acontece com a água suja ou a sobra de restos de comida e outros resíduos?

Todas essas substâncias se transformam em rejeitos, em forma física ou de efluente industrial (líquidos e gases tóxicos). Para evitar a contaminação ambiental e o descarte incorreto dessas substâncias, as Empresas de Tratamento de Efluentes auxiliam no tratamento adequado dos resíduos.

Basicamente essas empresas se responsabilizam por processos como:

  • Captação de resíduos industriais nos espaços de tratamento;

  • Aplicação de produtos químicos para remover poluentes;

  • Transformação da matéria orgânica com processos biológicos;

  • Filtragem dos efluentes;

  • Separação de sólidos e líquidos;

  • Reaproveitamento/direcionamento dos efluentes para o local adequado.

Entre os equipamentos necessários para esses processos, a estação de tratamento de efluentes, conhecida por ete é um produto essencial.

Na prática, uma estação é um espaço com uma série de equipamentos e procedimentos que servem para tratar e transformar os resíduos. Esse produto pode ser encontrado no formato compacto para restaurantes menores, por exemplo, ou convencional, para grandes indústrias.

Equipamentos para tratamento de água

Assim como os efluentes, a água também precisa de tratamento adequado. Afinal,quando as fontes de água (como os rios, por exemplo) são contaminadas, as consequências são muito negativas para o ecossistema e para a saúde humana.

Para evitar que isso aconteça, existem Equipamentos para tratamento de água que auxiliam nesse processo. Filtros especiais, fossas, estações de tratamento são alguns itens que podem ser utilizados.

No caso da água ligada aos efluentes industriais, o filtro de areia, por exemplo, é um equipamento que serve para reter os sólidos e poluentes da água. Ainda no ramo industrial, o filtro de carvão ajuda na remoção do cloro.

Independente do contexto, uma estação de tratamento de água é sempre bem-vinda para descontaminação dessa riqueza natural. Assim como na descontaminação dos efluentes, essa estação serve para filtrar, purificar, remover gorduras e poluentes entre outros processos. Ou seja, toda água potável precisa passar por uma estação de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *