Curiosidades a respeito da reciclagem

Curiosidades a respeito da reciclagem

O processo de reciclagem consiste em transformar produtos que seriam descartados e colocá-los novamente em circulação.

Assim, além de promover o reutilizar de um determinado objeto, ela evita a compra de um novo sem que exista a real necessidade desse consumo.

A reciclagem

É inquestionável que vivemos em um tempo no qual o planeta está sendo degradado por diversas forças capazes de causar danos e desequilíbrios.

Ações como as promovidas pela reciclagem são extremamente benéficas e também capazes de mudar certos ciclos viciosos que terminam em acumulações.

Os mais diversos tipos de matérias podem ser reciclados, vamos aqui descrever algumas possibilidades e os benefícios que elas são capazes de acarretar para a sociedade.

Esses benefícios vêm muitas vezes pelo melhorar da qualidade de vida, ou seja, pela diminuição da poluição atmosférica e aquática.

Entenda sobre os danos atmosféricos

Os danos atmosféricos são causados, em parte, pelo acúmulo de lixo. Isto ocorre em decorrência dos gases liberados por esse lixo acumulado.

Dessa maneira, fica explícita a importância da reciclagem ao diminuir o acúmulo desnecessário e, por consequência, diminuir os gases emitidos.

Vamos começar pelos guardanapos personalizados de papel. Estes demoram pouco tempo para se decompor e devem ser reciclados principalmente se não tiverem entrado em contato com qualquer substância.

Vale lembrar que o papel pode ser reciclado de sete até dez vezes.

Ao contrário do papel, existem materiais que demoram muito pra se decompor, tais como:

  • Vidro;
  • Pneu;
  • Latas de alumínio;
  • Fios de nylon;
  • Plásticos e
  • Chiclete.

O papelão

Um material que é um ótimo alvo da reciclagem é o papelão. Portanto, é comum que as embalagens de papelão sejam devidamente recicladas.

É evidente que, caso a reciclagem do papelão não seja feita, ele pode gerar imensos empecilhos à natureza, um exemplo é a poluição de rios e lagos.

A reciclagem desse material é feita em empresas especializadas no processo, sendo assim, é necessário que se faça a coleta e a separação corretas desse material a fim de que, ao ser mandado para as fábricas a reciclagem seja facilitada.

Assim, se tornam viáveis as soluções em embalagens de papelão.

A reciclagem do papelão

O processo de reciclagem de papelão é iniciado com a trituração do papel o qual será já triturado, misturada com água a fim de que as fibras sejam separadas.

Depois, é feita uma centrifugação para que sejam retiradas as impurezas.

E então são adicionadas substâncias químicas a fim de que o papelão se torne uma pasta. Esta pasta será prensada e depois, secada. E enfim, utilizada novamente.

Ademais, devemos ter sempre extremo cuidado com o solvente para tinta óleo e o destino dos resíduos dessa substância após o uso.

Esse cuidado é extremamente necessário já que os solventes, quando descartados de maneira incorreta, podem promover a contaminação de rios e lagos e assim, interferir na qualidade da água e, por consequência, em toda a vida que habita aquele ambiente.

Um ótimo método para que se mantenha a segurança é a realização da coleta de solvente usado.

Esta coleta é feita por grupos, geralmente por empresas, especializadas nesse trabalho. Isto acontece em decorrência da aptidão dessas empresas as quais contam com profissionais acostumados a trabalhar com resíduos e também com os equipamentos necessários para esta tarefa, além disso, essas companhias têm o transporte necessário para realizar a coleta.

Por isso, em casos de necessidade, é importante que seja feito o contato com tais empresas, sempre verificando a confiabilidade por meio de pesquisas e da busca por recomendações seguras a fim de evitar possíveis frustrações oriundas de serviços que não sejam capazes de suprir as expectativas.

Além do cuidado com a própria substância, no caso mostrado acima – o solvente, devemos sempre buscar promover a reciclagem das embalagens nas quais compramos esses produtos.

Essas embalagens podem ser feitas em materiais como papel ou plástico e vale ressaltar que cada material tem seus métodos de reciclagem específicos.

Que melhor se encaixam com as propriedades e que, portanto, promovem um melhor aproveitamento da matéria e, por conseguinte, do tempo gasto no processo.

Vale ressaltar que as vantagens proporcionadas pela reciclagem beneficia não apenas o ambiente e todos que nele vivem, mas pode também gerar benesses para a economia das indústrias, pois possibilita que a compra de novos materiais seja reduzida e, portanto, alguns gastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *