Cuidar do meio ambiente para conseguir um futuro melhor

Cuidar do meio ambiente para conseguir um futuro melhor

Por muito tempo o lixo produzido no mundo foi descartado de maneira incorreta, sem preocupação com o meio ambiente. No entanto, com o passar dos anos, a discussão sobre o efeito de despejar resíduos na natureza ganhou força, foi quando se fez necessária a criação de medidas para lidar com estes assuntos.

Países da Europa foram os primeiros a criar leis de preservação, agora o Brasil se uniu a eles e adotou formas e parâmetros para determinar o modo correto de realizar a coleta e transporte de resíduos.

Muito dos desastres naturais são causados também por problemas com a destinação do lixo, as enchentes são um exemplo disso, as pessoas jogam entulhos, restos de alimentos, produtos químicos e muito mais nas ruas e quando acontecem fortes chuvas esses materiais acabam sendo arrastados pela água e entopem os bueiros.

O resultado é devastador, tanto para a natureza, quanto para a própria população.

Em 2010 foi criada a Lei Federal de número 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ela é responsável por determinar a obrigatoriedade, por parte de todas as empresas públicas brasileiras e para grande parte das privadas, do cumprimento de regras sobre como tratar o lixo produzido por elas.

Como a lei funciona na prática para as empresas

O plano de gerenciamento de resíduos sólidos é a principal norma estabelecida, que diz respeito a criação de modelos internos de gestão para que as empresas estejam de acordo com o regulamento vigente, inclusive, para que possam receber o licenciamento ambiental e certificado ISO de qualidade é preciso atender este requisito.

Além do mais, este plano tem como objetivo:

  • Padronizar os sistemas de coleta e transporte;
  • Avaliar os insumos da empresa para determinar a destinação correta de cada um;
  • Diminuir o descarte inadequado;
  • Preservar o planeta.

A partir daí é possível estipular uma forma específica de descarte para cada segmento, ou seja, se é uma indústria química os resíduos vão ser tratados de uma maneira, até porque não se pode despejar em qualquer lugar, pois se chegar aos rios e lagos vai contaminar as águas e se a população vier a consumir vai acarretar grande problemas.

Mas se for uma empresa alimentícia a forma de trabalhar vai ser outra.

Para facilitar todos estes processos, existem empresas especialistas na criação dos planos de gerenciamento, elas avaliam todas as regras impostas pela lei, estudam os serviços feitos pelos segmentos de maneira individual e buscam o meio mais eficaz para atender as demandas específicas de todos.

No mais, há também as prestadoras de serviço que colocam em ação a estratégia de gerenciamento, são empresas que recolhem e transportam os materiais do jeito certo. Para entender o seu funcionamento existem informações importantes a considerar.

O que saber sobre as empresas de coleta e reciclagem

É quase que impossível mencionar a quantidade de resíduos que são produzidos diariamente pela sociedade, se pensar nas empresas é ainda mais difícil, já que existem diversos segmentos e inúmeros materiais que são usados em seus trabalhos.

A construção civil pode ser usada como exemplo, esta área executa diversas funções e faz uso de matérias-primas como madeira, cimento, tijolos e muito mais.

Ao longo de uma obra muitos itens acabam se acumulando e é necessária a retirada de entulho, mas sem se esquecer de seguir as normas ambientais.

Neste sentido, contratar uma empresa para executar este serviço é mais vantajoso porque se tem a certeza da destinação certa e o custo-benefício apresentado por elas é ótimo. Além disso, lixos reciclaveis também são recolhidos para serem levados ao local ideal.

É importante reciclar o metal, vidro, papel, mas, em especial, o plástico. Recentemente a preocupação com a quantidade de plástico nos oceanos e na natureza veio à tona, os animais acabam ficando presos em embalagens plasticas que demoram bastante tempo para se decompor, por isso muitos acabam morrendo.

Alguns materiais, já são feitos pensando na futura reciclagem, um exemplo disso é o polietileno granulado. Esse material é muito usado, principalmente, por conta da fácil reciclagem.

Para mantermos um meio ambiente bem cuidado e cheio de vida, é importante sempre fazer a reciclagem correta dos materiais. E lembre-se, a mudança que você espera para o planeta, começa primeiro em você e nas suas ações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *