Cuidados ambientais na montagem de plantios

Cuidados ambientais na montagem de plantios

Muitas pessoas sonham em um dia, conseguirem se sustentar através do próprio trabalho, atuando com aquilo que gostam de fazer. E a montagem de plantios de alimentos, é uma ótima oportunidade de gerar o próprio alimento e lucrar, para quem está pensando em abrir o próprio negócio.

Em outros casos, o sonho de muitas pessoas é poder se alimentar de forma mais saudável, principalmente com o consumo de vegetais, plantados por elas mesmas, seja em um sítio, fazenda, campo, chácara ou no quintal da própria casa.

Para alcançar esses patamares, é preciso dedicação e tempo, pois é necessário entender do assunto, da forma como se deve ser plantado os alimentos, quais cuidados são precisos e também como não prejudicar o meio ambiente realizando esse tipo de ação.

Seja para iniciar o próprio negócio, ou se alimentar de forma mais saudável, há dicas e informações sobre como executar essa prática sem que isso prejudique ainda mais o meio ambiente, que já vem sofrendo com degradações constantes em outras áreas ao longo do tempo.

Licenciamentos

Para começar, é importante entender que é necessário estar dentro da lei. A prática de plantio naturalmente precisa ser implementada em um espaço com natureza em abundância, ou seja, para plantar, é preciso modificar esse espaço natural.

Dessa maneira, antes de mais nada, é preciso entender se o que você está fazendo é legal, ou seja, dentro da lei.

Para isso, é importante encontrar os órgãos de proteção ao meio ambiente responsáveis pela sua região para que eles emitam as licenças que garantam que as suas ações não terão consequências judiciais posteriormente.

A Licença IBAMA, por exemplo, é uma das mais importantes. Sempre que as pessoas estão explorando alguma área natural, buscar esse órgão, que é um dos mais relevantes aqui no Brasil, é fundamental, não só para garantir a legalidade dos processos, mas também para receber todo o auxílio necessário para a execução dessas práticas.

Esse tipo de licenciamento é fundamental em todas as áreas, seja você uma pessoa individual que queira modificar algum espaço natural, ou então uma grande empresa, pois a ibama licença é o documento com maior certificação e garantia de proteção para todas as pessoas que estão atuando com essas ações.

Análise do terreno

Outro aspecto importante que deve ser abordado antes de começar efetivamente a modificar as propriedades naturais de um espaço, é a análise do terreno.

Para isso, é preciso contratar uma empresas especializada que entenda do assunto e que consiga trabalhar com a topografia de terreno, mostrando para você alguns tópicos importantes, tais como:

  • Propriedades do solo;
  • Qualidade do terreno;
  • Possíveis irregularidades;
  • Onde pode mexer ou não;
  • O que utilizar.

Dessa forma, é possível garantir a qualidade do que será cultivado, preservar o meio ambiente e se manter dentro dos parâmetros legais exigidos.

Elementos sustentáveis

Tirada as principais licenças ambientais e analisadas as condições do terreno, já está dado os primeiros passos para iniciar o plantio. Mas é aí que entra outro aspecto importante: como fazer.

É muito importante que esses processos causem o menor dano possível para o meio ambiente e, para isso, é necessário que as pessoas mudem algumas práticas e modifiquem alguns dos produtos utilizados.

Para começar a montar o plantio, a escolha do que será plantado é determinante para os próximos passos. As sementes capim mombaça, é uma semente cada vez mais utilizada em diversos tipos de plantio, pois garante sustentabilidade e qualidade na plantação.

Claro que, a escolha das sementes utilizadas dependem muito do objetivo que você estipulou para o seu plantio. Em muitos casos, o tipo pode variar de acordo com o solo, as condições de temperaturas e o orçamento

A semete de grama é uma que costuma funcionar bem em diferentes ocasiões, pois é essencial que exista grama em qualquer tipo de plantação, tanto para auxiliar no crescimento de outros grãos e alimentos, como para a proteção dos mesmos.

Por fim, a utilização dos fertilizantes nesses processo também precisam ser bem examinadas. Fertilizantes industrializados costumam danificar muito o solo dos terrenos, prejudicando, consequentemente, a qualidade do meio ambiente em que são utilizados.

Por conta disso, é preciso examinar e escolher o fertilizante menos danoso para as condições do solo em que está sendo montando o plantio.

O fertilizante mineral complexo é uma boa escolha, sempre que possível, pois esse tipo de fertilizante é composto de minerais, que naturalmente são menos prejudiciais à qualidade do solo, do alimento e do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *