Contaminação ambiental: como evitar?

Contaminação ambiental: como evitar?

O meio ambiente também envolve a questão dos cuidados com o solo, que podem partir desde a sociedade como também as indústrias no combate à poluição e contaminação.

Essa contaminação e poluição afeta os lençóis freáticos, a água e consequentemente todo o equilíbrio ecológico. Por isso, existem alguns procedimentos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar as empresas, verificar a qualidade do solo assim como garantir a qualidade ambiental.

Esse artigo vai trazer detalhes sobre alguns desses procedimentos. Não deixe de conferir!

A importância do licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental em Campinas é um procedimento fundamental que tem como objetivo fazer o acompanhamento de atividades que envolvam os recursos do meio ambiente.

A intenção é evitar a poluição do solo, das águas, da fauna e flora, prejudicando o meio ambiente e causando sua degradação.

Esse procedimento é importante para evitar a contaminação ambiental e controlar as empresas. Vale ressaltar que as empresas precisam ter um plano de gerenciamento ambiental e de resíduos sólidos, para que os dejetos não sejam despejados na natureza.

Para isso, uma empresa que realiza o licenciamento ambiental e contém profissionais formados em engenharia ambiental assim como técnicos devem ser contatadas para evitar multas às empresas assim como contaminação ambiental.

O que é topografia?

A topografia urbana avalia o solo e traz informações importantes sobre as estradas, as construções, os rios e casas.

A topografia é utilizada em vários setores como o de geologia, urbanismo para o loteamento, na construção civil além de atuar:

  • No mapeamento topográfico;
  • Mapeamento cartográfico;
  • Para medir as propriedades;
  • Para avaliar o solo na área da geografia.

Existem alguns tipos de topografia, como é o caso da topometria. Esse procedimento se refere à verificação das características do terreno, assim como a dimensão do espaço, do lote e outros.

Por meio desse procedimento é possível realizar desenhos tanto das curvas do terreno assim como traçar um perfil do tipo de terreno.

Além disso, também existe o Levantamento planimétricos e levantamento altimétrico. O primeiro, se refere à verificação de terrenos horizontais, buscando detectar a medidas corretas de um terreno, e se elas conferem com a medida da escritura.

O altimétrico verifica a altura do solo e do relevo. Além disso, verifica o nivelamento do terreno, que é fundamental em um procedimento de construção, por exemplo.

O que é a remediação dos solos

A remediação de solos contaminados por metais pesados é um procedimento fundamental para garantir a limpeza do solo e evitar a contaminação dos lençóis freáticos.

O projeto de remediação ambiental é realizado por uma empresa especializada e tem como objetivo evitar a contaminação do solo.

Ela investigará o solo e criar um plano em detalhamento para garantir a eficácia do sistema e um plano para descontaminação do solo.

Além dessa análise, é feita também uma verificação dos resultados obtidos para detalhar o plano mais adequado de intervenção do local.

Além disso, existe a ação para reabilitar a área, contenção do isolamento assim como tornar aquela área limpa a partir do projeto de remediação ambiental.

A contaminação do solo por materiais pesados e metálicos pode trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e pode ser derivado de uma ação inadequada das empresas e indústrias.

Vale destacar que essa prática da remediação deve ser feita com cautela, por uma equipe técnica e especializada no segmento. Haverá uma redisposição do solo e por isso esse é um procedimento de custo elevado.

Tratamento da água e o esgoto em empresas

Um dos procedimentos que visa a manutenção ambiental, para que os recursos natural não se acabem, que podemos destacar é a estação de tratamento de esgoto e de água, que visa a limpeza dos dejetos e a reutilização da água que é um recurso hídrico e findável.

Com isso, o tratamento do esgoto compreenderá desde a floculação, decantação, aplicação de cloro e outros procedimentos.

A ETE compacta é uma estação de tratamento de esgoto compacta pode ser instalada também em grandes empresas e indústrias para visar a eliminação da contaminação de seus dejetos de forma limpa e sem ocasionar a contaminação da água.

O mesmo ocorre no sistema de captacao de agua, que visa a limpeza da mesma para que seu direcionamento ocorra de forma assertiva e chegue até a população sem contaminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *