Conheça mais sobre tratamentos e drenagem no meio ambiente

Conheça mais sobre tratamentos e drenagem no meio ambiente

Na confecção de produtos na rotina de uma indústria, ou até no cotidiano residencial é natural que se gere alguns tipos de elementos residuais que, quando descartados no meio ambiente, podem gerar diversos problemas.

Esses resíduos, caso não se tenha o cuidado necessário pode causar uma série de impactos negativos à natureza de entorno, afetando de modo ruim toda a fauna, flora e demais espécies e elementos naturais que vivem nesse determinado ecossistema.

Portanto, é mais que necessário que se tome um certo cuidado a respeito de como esses resíduos são devidamente descartados, para que, desta forma, não se prejudique o meio ambiente em questão, e também não ocasione problemas jurídicos para a empresa.

Sim, o despejo de resíduos em local impróprio é considerado um crime ambiental, este que é punível com multa e até mesmo a detenção dos responsáveis, dependendo de cada situação.

De todo modo, é altamente necessário que as empresas estejam atentas e busquem pelos serviços que auxiliam não só na questão do descarte de águas residuais, mas também em outros aspectos que podem trazer um impacto negativo para o meio ambiente.

Por isso, nós elaboramos este texto com o devido intuito de trazer algumas informações pertinentes sobre serviços de drenagem e tratamento de efluentes e fossa séptica.

Para que assim, você ou sua empresa estejam devidamente cientes e atentos à como proceder no descarte e na realização de determinados processos.

Fossa séptica

fossa séptica preço acessível é basicamente um tipo de sistema de tratamento de esgoto de ordem sanitária que ocorre em domicílios, sendo uma espécie de unidade que atua química e fisicamente nos dejetos.

É o tipo de sistema que possui um largo uso no âmbito da zona rural, já que é comum que estes locais não tenham tratamento de esgotos.

Desta forma, a fossa séptica busca exercer um papel enfático na purificação da água que provém dos vasos sanitários, para que assim, possa devolvê-la para o meio ambiente, como a realização de irrigação, sem que isso gere um impacto ambiental negativo.

Primeiramente, esses dejetos que são provindos dos vasos sanitários são devidamente depositados em um tipo de recipiente, um tanque, este que possui aproximadamente 30 metros de distância da residência que faz a utilização da fossa.

É constituído por alvenaria, concreto ou outro tipo de material que mantenha os aspectos básicos e primários de segurança, longevidade e resistência.

Mede no mínimo 1.250 litros, e ali ocorre o processo de decantação, pelo qual, os resíduos sólidos se depositam no fundo para que assim possam sofrer a sua decomposição por via de bactérias anaeróbicas.

Esses tanques contém uma válvula de escape, para que assim os gases que são formados pelas bactérias atuantes na decomposição dos resíduos, possam desta forma, escapar.

Conforme vai ocorrendo o enchimento da fossa, o líquido que se encontra ali, passa por meio de um cano que se encontra na parte superior para a inferior do segundo tanque, que enche e obriga que o líquido passe por um filtro que é formado por rochas e cascalhos.

Além desta filtragem na fossa séptica, há também a adição de reagentes como o cloro, que atua para eliminar os microrganismos, tornando assim, a água devidamente potável.

Drenagem

Basicamente, o que é chamado de projeto de drenagem, é um item de suma importância para a realização com sucesso de uma boa obra de infraestrutura urbana. Ela é necessária para:

  • Captar e direcionar a água;
  • Evitar inundações;
  • Garantir o funcionamento de estruturas de contenção;
  • Manter a superfície de rodovias seguras para a circulação.

Desta forma, podemos concluir que a drenagem é um tipo de método que visa interceptar, captar e conduzir a água em determinados locais.

Tratamento de efluentes

Uma empresa de tratamento de efluentes industriais é basicamente aquela que oferece sistemas de tratamento de materiais residuais que provém do âmbito da produção industrial.

Este tipo de serviço visa realizar um tipo de procedimento para que o material que provém da produção de grande empresas, possam ser devidamente tratados e posteriormente reutilizados.

Como uma espécie de estação de tratamento de água, o serviço oferecido por essas companhias são de suma importância para a manutenção do meio ambiente e sua conservação.

Muito da água utilizada na irrigação de vegetais em grandes cidades provém dessas empresas, e chamam de água de reuso, já que sua origem provém de procedimentos de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *