Conheça mais sobre os serviços ambientais

Conheça mais sobre os serviços ambientais

Sabemos que o mundo anda muito diferente do que era antes de todo o “boom” industrial que houve de alguns anos para cá, após revoluções e muita luta. E isso carrega tanto conquistas boas quanto um lado que deve ser melhorado.

Esse lado é o meio ambiente e o quanto ele sofre e sofreu com essas mudanças. Isso porque muitas produções soltam fumaças tóxicas e antes jogavam lixos e resíduos em qualquer lugar, principalmente nas matas, águas e afins.

Para que fosse possível começar a reverter todos esses problemas, muitas empresas começaram a ser criadas, assim como normas e regras que devem ser seguidas para que o meio industrial possa andar juntamente com a natureza, sem nenhum problema.

E para que você possa saber mais como isso foi possível, acompanhe este texto, pois falaremos sobre algumas empresas e serviços que se interligam para que a recuperação de flora e da fauna seja possível. Leia e confira.

Consultoria ambiental

Primeiramente, iremos falar das empresas de consultoria ambiental, que foram criadas para auxiliar todas as organizações, empresas e indústrias a implantarem todas as atividades possíveis sem quebrar nenhuma regra ambiental vigente.

Isso porque hoje em dia a quebra delas ocasiona multas muito altas e pode ser possível até chegar a fechar o local e interromper as atividades, dependendo da gravidade do que tiver acontecido.

Além disso, essas empresas analisam e apontam todos os danos que o empreendimento pode causar, englobando todas as questões sobre contaminação de solo, água, ar e tudo o que mais a natureza proporciona.

E para que seja possível aplicar tudo isso, ela sempre verifica todas as atividades que a fábrica em questão faz e também dá variadas orientações de como deverá proceder em todos os casos a partir daquele momento.

Alguns dos pontos se serem oferecidos pela assessoria ambiental são:

  • Estudos de diagnósticos de viabilidade ambiental;
  • Gestão de conflitos;
  • Assessoria estratégica;
  • Avaliação de áreas contaminadas;
  • Projetos de remediação;
  • Programa de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Instauração de reserva legal;
  • Inventário;
  • Planos de monitoramento.

Esses e muitos outros projetos são aplicados em sua empresa. No entanto há outro tipo que também iremos falar agora, que lida com licenciamentos e todos os outros pontos possíveis relacionados a esse tema.

Licenciamento ambiental

Já a empresa de licenciamento ambiental ajuda no processo do licenciamento, que é uma série de documentações e etapas que são feitas para que os locais possam utilizar dos recursos naturais de forma controlada.

O processo administrativo irá fazer uma análise das áreas que são realizadas e as atividades em questão e irão falar os possíveis impactos que poderão ocorrer. Assim, a provação poderá ser feita ou não.

Esse tipo de trabalho é feito a partir de variadas questões como estudos e análises de todos os componentes. Assim é possível saber o que é possível fazer e até que ponto o local irá aguentar.

Serviços ambientais

Agora iremos falar sobre alguns pontos que são serviços feitos tanto para estudar o local como para saber se é possível obter o licenciamento e também o aval das empresas de assessoria em um todo.

O primeiro é o desmonte de rocha que é uma atividade comum de explosão especificamente da rocha. Ele se define como uma explosão de um furo que pode ser feito na vertical, na sub vertical ou em uma fileira de furos.

Dessa forma, como o detonador irá esmagar tudo, explodir o ambiente, é necessário que um estudo pleno seja feito para entender o local, quais serão todas as consequências e se a necessidade é realmente forte.

Assim essas duas empresas entram juntamente em ação, para avaliar todos os procedimentos que serão feitos e principalmente se estarão dentro de todas as leis implementadas no sistema.

Além desse processo, há outros dois no mercado, que são o levantamento altimétrico topografia e o planialtimétrico.

O altimétrico irá fazer os serviços de registrar o grau de declividade do terreno, e irá ilustrar isso com um desenho relacionando todas as curvas de nível, como se fosse uma linha imaginária caracterizando todo o local.

Já a segunda opção, que possui um nome parecido, mas não é a mesma coisa, o levantamento planialtimétrico é um outro documento que irá descrever o terreno e todas as medidas com exatidão, como os planos, os ângulos, a diferença de nível e afins.

E assim é totalmente possível fazer com que tanto a indústria quanto o meio ambiente entrem em conexão e se respeitem mutuamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *