Conheça alguns processos de tratamento de água

Conheça alguns processos de tratamento de água

O tratamento de água é um procedimento importante que está presente em todo o mundo. Tanto em empresas, indústrias e residências, o tratamento de água é necessário e existem diversas maneiras de realizá-lo.

Além dos equipamentos necessários, para o tratamento da água são necessários alguns componentes químicos. Se você acha esse assunto muito complexo ou gostaria de saber mais informações, acompanhe este artigo que traz a definição do que é tratamento de água e como eles podem ser realizados.

Por que é importante tratar a água?

Para que a água seja consumida de maneira segura, sem apresentar riscos para a saúde humana, é necessário que ela se torne potável.

Para isso, a água precisa ser tratada e limpa, além de descontaminada, e esses procedimentos só são possíveis por meio de equipamentos e produtos químicos que tratam a água.

Portanto, tratar a água é importante para que não haja o risco de contaminação e a proliferação de doenças. Em uma estação de tratamento de água presente nas cidades, o processo de tratamento é feito por meio dos seguintes passos:

  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Fluoretação;
  • Correção de PH.

No próximo tópico, você entenderá um pouco mais sobre alguns dos procedimentos adotados para tratar a água.

Maneiras de tratar a água para consumo

Existem diversas maneiras de tratar a água e torná-la potável, ou seja, ideal para consumo. Uma estação de tratamento de efluentes industriais, por exemplo, realiza o pré-tratamento, que faz com que o efluente passe pelos processos de gradeamento e desarenação.

A finalidade desse procedimento é fazer com que os efluentes passem por um processo de separação de sólidos efetiva. Já o tratamento primário é um processo físico-químico muito importante. Esse processo remove os sólidos, materiais flutuantes e parte da matéria orgânica em suspensão.

O tratamento secundário é o processo bioquímico que pode ser aeróbico ou anaeróbico. Ele remove a matéria orgânica dissolvida da matéria que não foi removida no tratamento primário.

Depois disso, há o tratamento de lodo e o tratamento terciário, que já permite que a água seja usada para o tratamento de jardins, lavagem de calçadas, entre outros.

Mas, para todo e qualquer tratamento de água, até mesmo em piscinas, há a necessidade de usar produtos químicos para tratamento de água. Esses produtos possuem finalidades como oxidar metais e matérias orgânicas, e isso é feito por meio dos oxidantes.

Os coagulantes desestabilizam as partículas, de modo a fazer com que as impurezas se transformem em coágulos fáceis de serem retirados.

Os alcalinizantes corrigem o PH da água que será distribuída para a população. Além disso, são usados desinfectantes que eliminam micro-organismos prejudiciais à saúde. Por fim, os fluoretantes também são utilizados para a prevenção do surgimento de cáries.

Mas apesar de todo esse cuidado com a água por parte das estações de tratamento, na hora de bebê-la, é necessário fervê-la ou usar um filtro de agua.

Esse filtro pode ser encontrado em diversos tipos, como os filtros de barro, os filtros instalados diretamente em torneiras, entre outros. Somente por meio desses filtros é que se garante a qualidade necessária de uma água potável e segura.

Aliás, nas estações de tratamento, é feita uma analise da água que está sendo oferecida para a população, a fim de garantir que sua qualidade é alta. Essa análise evita que componentes de risco estejam presentes na água e garante mais segurança para a população.

Aliás, para que todos esses procedimentos cuidadosos sejam realizados e para que as pessoas tenham acesso a uma água de qualidade, são usados equipamentos para galvanoplastia, a fim de proteger os tanques e melhorar a vida útil da estação.

Tratar a água é muito importante para preservar a saúde não apenas da pessoas, como também proteger o meio ambiente.

A água é utilizada de diversas maneiras e para diversos fins, por isso ela está presente em nosso dia a dia e precisa estar bem tratada, evitando contaminações e prejuízos para a saúde da população.

O reúso da água também é importante e existem maneiras simples de fazer isso, sendo mais uma maneira de usar a água de forma segura e consciente. Seja qual for a necessidade, é importante que a água esteja sempre limpa e tratada para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *