Confira mais sobre as consultorias ambientais

Confira mais sobre as consultorias ambientais

Se há alguns anos a sustentabilidade ambiental não era uma grande preocupação social, hoje isso mudou por meio de consultorias ambientais.

Como a conscientização da população a respeito de problemas como o aquecimento global.

O aumento no nível dos oceanos e a dificuldade para se desfazer do lixo produzido pela humanidade da maneira correta, cada vez mais pessoas se preocupam a respeito disso.

Essa mudança de atitude, por sua vez, tem causado uma série de mudanças nos mais variados aspectos da vida em sociedade.

Um deles é o consumo, já que o público tem exigido que as empresas que lhes fornecem produtos e serviços adotem a sustentabilidade como um dos pilares de suas atividades.

Em meio a isso, uma atividade tem sido cada vez mais procurada: a consultoria ambiental.

Quer saber mais a respeito desse serviço? Então continue lendo e confira as respostas para algumas das perguntas mais comuns a respeito dele:

O que é uma consultoria ambiental?

As atividades de consultoria e gestão ambiental consistem em aconselhar tanto empresas quanto pessoas físicas a respeito do impacto que as suas atividades têm sobre a natureza.

Da mesma forma, os profissionais da área costumam propor soluções para minimizá-lo, reduzindo as chances de problemas com o poder público e, no caso das empresas, com a opinião pública.

Vale ressaltar que, por conta das particularidades desse serviço, é importante que ele seja prestado por empresas de engenharia ambiental em SP e em outras localidades.

Antes da contratação, é preciso verificar a reputação do estabelecimento e de sua equipe, de modo a reduzir as chances de problemas.

Por que a consultoria ambiental é útil?

Ao pensar em uma consultoria ambiental, boa parte das pessoas costuma associá-la à redução do impacto ambiental causado por atividades econômicas. Por mais que isso seja verdade, é preciso ter em mente que esse benefício traz muitos outros, tais como:

  • Melhora da reputação da empresa;

  • Redução das chances de receber multas ambientais;

  • Corte de custos;

  • Rotina de trabalho mais produtiva.

O motivo por trás disso é o fato de que, muitas vezes, as medidas propostas por uma consultoria ambiental Campinas não apenas são mais ecológicas, como, também, mais econômicas.

É o caso, por exemplo, do uso de um sistema de energia solar fotovoltaica: por meio dele, é possível que um imóvel aproveite a luz do sol (recurso gratuito e abundante) para produzir energia elétrica.

Deste modo, o consumo da energia proveniente da rede de distribuição regular se reduz consideravelmente, o que, por sua vez, se traduz em uma boa economia financeira.

Quais são as atividades feitas por ela?

Outra das vantagens da consultoria ambiental é o fato de que ela pode atuar em várias frentes, realizando uma série de atividades no sentido de reduzir o impacto de uma empresa ou empreendimento.

Um profissional da área pode, por exemplo, auxiliar na gestão de resíduos sólidos, garantindo que o lixo gerado por um negócio ou mesmo pelos moradores de um imóvel residencial tenha a destinação correta.

Deste modo, as chances de que esses detritos sejam descartados na natureza (e, consequentemente, que o responsável por eles sofra sanções) se reduzem consideravelmente.

Também há a possibilidade de que esse serviço atue de forma proativa.

Em uma construção, por exemplo, os profissionais responsáveis por ele podem realizar a análise química do solo do terreno, de modo a identificar eventuais contaminações que já tenham acontecido, de modo a encontrar uma maneira de neutralizá-las.

Quais setores podem utilizá-la?

Devido à ampla gama de serviços que podem ser prestados por meio de uma consultoria ambiental, ela pode ser contratada pelos mais diversos segmentos econômicos.

Ela, porém, tem uma função diferente em cada um deles, conforme as particularidades de cada setor.

Um bom exemplo disso é a construção civil.

Além de fazer com que os trabalhos do canteiro de obras em si sejam mais sustentáveis, uma consultoria ambiental pode ajudar os arquitetos e engenheiros a projetarem imóveis mais verdes e gerem um menor impacto perante a natureza.

Já no caso da indústria, o foco da consultoria ambiental costuma ser a redução dos impactos gerados pelas atividades fabris em si.

Isso, por sua vez, envolve o treinamento de profissionais e a elaboração de estruturas que reduzam as chances de problemas como vazamentos e contaminações – o que, por sua vez, ajuda a preservar a reputação do estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *