Como o meio ambiente pode afetar a saúde?

Como o meio ambiente pode afetar a saúde?

Nem sempre entender como o meio ambiente pode afetar a saúde é algo fácil, já que a relação pode ou não ser direta.

Como resultado, muitas pessoas ficam em dúvida quando especialistas apontam que determinada ação do homem é ruim ou mesmo as consequências futuras que podemos esperar.

Pensando nisso, separamos esse post para explicar melhor essa relação. Dessa maneira, você será capaz de entender exatamente como as suas ações, e do mundo, impactam na vida de todos. Boa leitura!

Entenda o conceito de Meio Ambiente 

A princípio, é importante destacar que o meio ambiente é, quase sempre, entendido de maneira errada.

Veja, quando pensamos no meio ambiente, logo vem aquela ideia de floresta, mar, rio e assim por diante. Isso não quer dizer que seja uma ideia errada, mas sim uma ideia incompleta.

De acordo com os estudiosos, meio ambiente é uma junção de fatores químicos, biológicos e físicos que permite a vida. Independentemente da forma de vida. Justamente por isso, sem esse meio, a vida se torna impossível.

Indo um pouco além disso, o meio ambiente é tudo o que está ao redor, seja possível ver/tocar ou não. Por exemplo, a atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera são parte e formam o meio ambiente.

Logo, para entender como o meio ambiente pode afetar a saúde, é preciso pensar a partir desse contexto geral. Uma visão muito restrita ou individual faz com que seja impossível entender todas essas relações.

Como o meio ambiente pode afetar a saúde: uma relação micro e macro

O pensamento de que o mundo é formado por diferentes camadas não é algo novo. Entretanto, muitas questões na relação entre mundo e seres humanos demoraram para serem percebidas.

Exemplo disso são as regiões onde há buracos na camada de ozônio, fazendo com que os casos de câncer de pele e queimaduras fossem mais comuns. Dessa forma, existe a necessidade de uma visão micro e macro.

A visão micro é focada em espaços “fechados”, específicos. Como uma região de um país ou um país, um Estado e assim por diante.

Já a visão macro é uma observação do todo, neste caso, do planeta inteiro. Dentro dessas diferentes visões, podemos encontrar diferentes problemas e relações.

Não à toa, tantas áreas de estudo que existem há anos e que, ainda hoje, estão fazendo descobertas. Daí, surge a questão de como o meio ambiente pode afetar a saúde.

Por outro lado, é preciso analisar a ação do homem sobre o ambiente, mas também o que é natural. Então, vamos por partes:

Meio ambiente pode afetar a saúde: eliminando a ação do homem

Se eliminarmos completamente a ação do homem da equação, o que não é fácil, podemos observar um contexto diferente de saúde.

Em diversos cursos online é possível aprender o que a natureza tem a oferecer, como:

  • Remédios naturais;
  • Água limpa e pura;
  • Ar limpo e livre de agentes nocivos;
  • Vitamina D através do sol;
  • Alimentos capazes de curar e nutrir.

Entretanto, sabemos que existem coisas que a natureza não tem a oferecer, como vacinas, meios de locomoção e outros.

De qualquer maneira, o meio ambiente é capaz de oferecer, em teoria, tudo o que o homem precisa para viver com qualidade.

Meio e saúde: a ação do homem

Com a ação do homem temos diversos problemas, como o desmatamento, poluição, quebra na camada e assim por diante.

Ainda que existam pontos a serem considerados, como o avanço da medicina, que tornou possível viver por mais tempo ou sobreviver a catástrofes.

Uma maneira de entender este cenário é considerando os diversos casos de poluição da água. Esse problema, recorrente, pode causar diversas doenças gastrointestinais além de problemas como:

  • Febre tifoide;
  • Giardíase;
  • Hepatite A;
  • Entre outros.

Se quiser saber mais, vale a pena conhecer o caso de Minamata, que aconteceu no Japão. Entretanto, existem diversos casos que podem ser citados aqui, que afetam a saúde de maneira imediata, mas também a longa data.

Como o acidente de Mariana, aqui no Brasil, ocorrido em 2015. A realidade é que mesmo depois de muitos anos, ainda haverá sequelas dessas ações, prejudicando a vida.

Meio ambiente pode afetar a saúde: o que fazer?

Diante de tantas possibilidades, a única verdade absoluta que sabemos é que o meio ambiente funciona como uma garantia. Enquanto houver a possibilidade de vida, a espécie humana está a salvo.

Entretanto, considerando o ritmo desenfreado de poluição e desmatamento, pode ser que essa garantia não dure muito tempo.

Assim, você pode fazer um ótimo curso online com certificado e descobrir que existem maneiras de fortalecer o meio. Com isso, a vida em todas as suas formas fica um pouco mais protegida.

A relação entre meio ambiente e saúde é uma via de mão dupla, ainda que o meio apresente praticamente só vantagens. Sendo assim, cabe ao homem fazer a sua parte para que o meio ambiente se recupere.

Dessa forma, surge a dúvida: o que pode ser feito?

Pensando em uma visão micro, tudo começa com você e com as pessoas mais próximas. Logo, o ideal é pensar em maneiras de contribuir com o meio ambiente.

Seja reciclando o lixo, evitando o consumo excessivo e reduzindo impactos ambientais que você causa.

Já em uma visão macro, é preciso contribuir com ações mais abrangentes. Por exemplo, apoiar ONGs sérias, ter envolvimento em políticas ambientais, conscientizar outras pessoas, etc.

Portanto, é uma tarefa que começa individualmente, através da sua conscientização e ação. Mais importante do que isso, é uma questão coletiva, independentemente de etnia, religião ou classe social.

Vale destacar aqui que não se trata de algo simples. Afinal, desde muito cedo, existe uma cultura de consumo e pensamentos que são validados, tornando-se crenças. Por isso, é importante não ter pressa em aprender e focar em uma mudança gradual.

Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre como o meio ambiente pode afetar a saúde?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou compartilhe as suas dicas, descobertas e experiências com nossos leitores. Vou adorar saber mais. Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *