Como é feita a auditoria ambiental?

Como é feita a auditoria ambiental?

A auditoria ambiental faz parte da rotina de trabalho de empresas que visam estar em dia com as normas de regulamentação ambiental.

É fato que o setor da indústria gera diversos impactos ao meio ambiente, os quais devem ser reportados e responsabilizados, a fim de garantir a preservação do planeta.

Se a sua empresa precisa prestar este tipo de satisfação, mas você não sabe por onde começar, fique calmo(a), pois aqui vamos te explicar.

Então, se deseja entender de forma simples sobre a auditoria ambiental, acompanhe este material até o final!

Afinal, o que é auditoria ambiental?

Ao falarmos em auditoria ambiental, nos referimos ao conjunto de normas que uma empresa deve cumprir para estar em conformidade com as regras de preservação ao meio ambiente.

O intuito da auditoria ambiental é que a empresa consiga cumprir com uma série de regras que a enquadrem na categoria de empresa sustentável.

Como sabemos, o setor empresarial é o responsável por boa parte dos impactos causados ao meio ambiente, o que torna necessária a implantação de medidas para reduzir tais prejuízos.

Ao responsabilizar as indústrias pela preservação do meio ambiente, é possível reduzir significativamente os danos ao planeta, e tudo isso funciona por meio do estímulo.

A auditoria ambiental pode ser tanto voluntária, quanto compulsória. No primeiro caso, a própria empresa se prontifica a cumprir com as normas, enquanto no segundo, as normas são estabelecidas em lei.

O intuito deste recurso é fazer com que as empresas prestem contas à sociedade sobre o uso de recursos e se responsabilizem com a diminuição dos prejuízos, na medida do possível.

Para entendermos integralmente sobre a auditoria ambiental, é fundamental falarmos sobre a ISO 14001, que será tema do próximo tópico!

ISO 14001 e a auditoria ambiental

A auditoria ambiental é tema de grande preocupação por parte das empresas, mas para entendê-la, é fundamental compreendermos o que é a ISO 14001.

Explicando de forma bastante sucinta, a ISO 14001 é uma norma internacional relacionada ao meio ambiente.

Ela dispõe um certificado às empresas que colaboram com a preservação do planeta, dando-lhe um destaque bastante positivo.

Após conseguirem a ISO 14001, as empresas devem prestar auditorias constantes, a fim de confirmarem que ainda são merecedoras do certificado.

Para que possam renovar o certificado de ISO 14001, as empresas em questão devem cumprir com as normas estabelecidas pela auditoria ambiental.

Tais normas dependem do tipo de atividade da empresa, uma vez que o intuito é responsabilizá-la pelos impactos que causa e, assim, estimular a trazer compensações.

Por ser tão importante, muitas empresas desejam ter o certificado ISO 14001, embora seja bastante complexo para conseguir.

Por isso, muitos negócios acabam investindo na auditoria ambiental, seja para ficar em conformidade com as leis de seu estado, ou para chegar mais perto de conseguir o prestígio deste certificado.

De toda forma, a auditoria ambiental traz muitos benefícios para a sociedade, e ter esta bonificação de reconhecimento é um excelente estímulo para que os empreendimentos colaborem com o meio ambiente.

Como funciona o processo de auditoria ambiental?

Entender totalmente sobre auditoria ambiental exige certo tempo de estudo, uma vez que esta possui muitas normas, que se diferem de acordo com a atividade do empreendimento.

De forma resumida, a auditoria ambiental funciona por meio de um processo sistemático de documentação, verificação e execução de normas para a preservação do meio ambiente.

Isso significa que as empresas que se enquadram, devem prestar contas constantemente a respeito de suas atividades e seus respectivos prejuízos ao meio ambiente.

Dessa forma, o empreendimento deve ter sempre à disposição documentos que comprovem a regularidade de suas atividades e ações em prol da preservação do planeta.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos que você invista em um curso de auditoria ambiental, que é a forma mais simples de entender sobre o assunto.

Este não é um processo tão simples, por isso, é essencial buscar estudar o máximo possível, a fim de implantá-lo em seu negócio de forma regular e satisfatória.

De todo modo, ao prestar contas para a auditoria ambiental você terá a certeza de que o seu negócio está em dia com a preservação do planeta.

Então, agora que foi possível entender sobre o assunto de forma simplificada, não deixe de aprofundar seus conhecimentos!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *