Como diminuir os riscos ao meio ambiente através de prevenções

Como diminuir os riscos ao meio ambiente através de prevenções

Em uma pesquisa só em 2021 foi registrado aqui no Brasil, o maior número de impacto ambiental só através do desmatamento. Outros registros afirmam que o Brasil nunca enfrentou tanta seca como tem enfrentado nos dias atuais.

Por isso, aumentou a procura por cursos online sobre prevenção de riscos ambientais que nunca estiveram tão em alta.

Saiba como diminuir os riscos ao meio ambiente através de prevenções que são possíveis que toda e qualquer pessoa faça, acompanhe as dicas e saiba a importância de cuidar do nosso planeta.

Quais são os maiores impactos ambientais?

Resíduos sólidos descartados de qualquer maneira

Apesar de milhares de pessoas e empresas realizarem o processo de reciclagem em prol de diminuir os riscos ambientais, ainda existem números incontáveis de lixos tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, descartados por várias fábricas e pelos seres humanos. 

Degradação do solo e diversas contaminações

Com tantos resíduos que danificam o meio ambiente, devido ao contato com produtos químicos tem tornado vários solos inférteis e sem vida, onde automaticamente é um risco para toda a humanidade e principalmente para o plantio.

Algumas atividades mineradoras 

Infelizmente nem todas as mineradoras estão bem equipadas ou tomam medidas preventivas para diminuir os riscos ambientais, a longo prazo cada atividade mineradora feita da maneira errada, poderá destruir e até matar milhares de vidas.

Petróleo e agropecuária

Hoje existem uma série de produtos químicos que são utilizados pela agropecuária, sem contar com o processo da liberação de um terreno, ou melhor dizendo desmatamento para conseguir mais terras de plantio, infelizmente esse é um dos maiores impactos ambientais.

A extração do petróleo também tem causado acidentes durante todo processo, desde a extração até a exportação e importação, sem contar com os resíduos que são descartados de forma errada, isso tem destruído a vida nos mares.

Poluição do ar, rios e mares

Vale lembrar das inúmeras fábricas, combustíveis, extração de petróleo, e todos os impactos citados acima são a causa da poluição do ar, dos rios e mares. E infelizmente tudo isso é feito pelo SER HUMANO irresponsável e egoísta. 

O que fazer para diminuir os riscos ambientais?

Só é possível diminuir os impactos e riscos ambientais se as medidas começarem dentro do lar, confira o que é possível fazer para reduzir esses riscos e quais as medidas preventivas.

1 – Diminua o consumo da água

Você já ouviu falar do racionamento de água? Esse processo foi criado para ajudar na economia de água e só no Estado de São Paulo isso tem acontecido frequentemente, mas por que? A  resposta é simples e clara, pelo uso abusivo de água dentro de casas e empresas.

Para ajudar o meio ambiente e toda a vida na terra, diminua as horas no banho, evite grandes quantidades de água para lavar a casa, reutilize a água para lavar roupas. Seja esperto em dias de chuva e guarde toda quantidade de água que puder e faça o uso moderadamente.

2 – Reduza o uso da energia

Um celular não precisa ficar todo tempo na tomada, nem todos os aparelhos precisam estar ligados, e em dias frio um banho quente de chuveiro não precisa de mais do que 5 minutos. Quanto você leva para tomar banho? Pense nisso.

3 – Opte em dias possíveis não utilizar nenhum automóvel

Faça caminhadas, antes dos carros as pessoas caminhavam, e sim é difícil para muitas pessoas deixar de utilizar o veículo, por isso SE POSSÍVEL, ande, invista numa bicicleta e faça o uso frequente dela. Os combustíveis que são usados por todos os veículos são destruidores do meio ambiente.

4 – Faça o descarte dos lixos corretamente

Para muitos isso parece coisa que a escola deve ensinar para as crianças, mas deveria ser um ensino para adultos também! Separe os lixos orgânicos dos recicláveis, e nunca descarte de qualquer maneira produtos químicos como medicamentos e venenos.

Se no lugar onde mora as pessoas não descartam o lixo corretamente, seja você a diferença e conscientize os demais, o seu exemplo poderá incentivar crianças e adultos. Por isso anote em cada saco o que cada um é, isso não é trabalho é ser humano.

Já ouviu falar do racionamento de água? E no racionamento de energia?

Você sabia que a falta de água constantemente pode causar a falta de energia? Estamos passando pela pior crise da história, e isso tem acontecido desde 2001. Foi imposto pelo governo para ser realizada a redução compulsória do consumo de água e energia.

O racionamento de energia acontece devido o sistema não conseguir mais distribuir e atender a toda população, devido a falta de chuva, devida a diminuição da água nos rios o que automaticamente ocorre uma crise hídrica, pois a energia vem da água.

É por isso que acontece o racionamento de água, para que seja possível atender a todas as populações, principalmente em hospitais e clínicas. Imagina ficar dia sim e dia sem água e sem energia?

Tome consciência do consumo de água e energia e reduza tudo que for possível, isso com certeza diminuirá os impactos ambientais. Acompanhe logo abaixo outras medidas e ações que você pode tomar para ajudar a diminuir os riscos que a natureza sofre diariamente.

Dicas extras

Se você tem condições, coloque em sua residência placas solares, para gerar energia, ou se tiver construindo uma casa procure por materiais sustentáveis. Nunca descarte coisas que podem ser reutilizadas, ensine seus filhos a criarem algo novo e usem a criatividade.

Por isso recicle todos os materiais possíveis, tome medidas sustentáveis, e se você é dono de uma empresa, faça campanhas e incentive os seus funcionários a se unirem e a fazerem reciclagem não só nas empresas, mas em seus lares também.

Conclusão

Seja consciente e responsável, tenha atitudes econômicas, pensando em você e nos demais seres vivos. Se as coisas continuarem como estão, chegará uma hora não será mais possível ajudar o meio ambiente e toda a vida na terra sofrerá.

Por isso, existem variedades de cursos online que ajudam você a prevenir vários problemas sobre o assunto.

Conte nos comentários algumas dicas que você faz para diminuir os riscos ambientais. Espero que tenham se conscientizado através do conteúdo abordado. 

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *