Como desentupir o vaso sanitário rápido e fácil?

Como desentupir o vaso sanitário rápido e fácil?

Ter um vaso sanitário entupido não é nada agradável. Ainda mais se não houver um desentupidor no local, nesse caso a situação fica ainda mais desagradável. 

Mas saiba que nem tudo está perdido, existem algumas dicas rápidas e fáceis que podem desentupir o vaso sanitário sem muito sacrifício.  

Mas é importante deixar claro que em casos mais graves poderá ser necessário ajuda de uma empresa especializada. Mas antes você pode testar uma dessas dicas que em casos simples resolvem o problema rapidamente. 

Dicas para desentupir o vaso

Utilizando somente água quente

A Água quente pode ser um agente desentupidor do seu vaso, mas neste caso é necessário ter ajuda da pressão. Por isso, encha um balde com água quente e vá jogando sem parar, só tenha cuidado para não acontecer um acidente e se queimar. O ideal é repetir o procedimento pelo menos mais uma vez. 

Utilizando a água quente com o detergente

Se a água no vaso sanitário estiver num nível baixo, um truque muito utilizado é o uso do detergente. Basta jogar cinco colheres de detergente no vaso e acrescentar cerca de um litro de água bem quente, depois aguarde por cerca de vinte e cinco minutos. Depois desse tempo de pausa é só acionar a descarga. A temperatura da água ativa o detergente e ajuda a dissolver ou deslizar o que esteja obstruindo a passagem da água.

Água sanitária

Quando o vaso estiver ocupado é melhor optar pela ajuda da água sanitária, pois neste caso o desentupimento é um pouco mais complicado. Então nesses casos é necessário utilizar produtos com maior potencial de limpeza. 

Jogue aproximadamente 500 ml de água sanitária no vaso e acrescente sabão em pós, cerca de meia xícara. Espere por uns quinze minutos para que haja reação entre os componentes e depois acione a descarga. Geralmente essa receita funciona uma única vez, mas poderá ser feita mais tentativa caso seja necessário. 

Vinagre com bicarbonato de sódio

Essa mistura é bem poderosa e é utilizada em inúmeras funções. Se a água no vaso estiver baixa essa pode ser uma ótima receita.  

Basta misturar meio copo de vinagre com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje essa mistura no vaso sanitário e a deixe agir por 25 minutos. Depois da pausa, acione a descarga e repita o procedimento caso seja necessário. 

Soda cáustica

Essa receita é considerada bem agressiva, mas é uma das mais eficazes. Mas essa receita exige muito cuidado, pois a soda cáustica é um produto muito perigoso que pode causar queimaduras gravíssimas, pois ela tem alto poder de correção. Não esqueça de utilizar equipamentos de proteção, como óculos protetor, luvas e avental. 

Coloque cerca de duas colheres de soda cáustica e duas colheres de sal em um balde com água. Jogue no vaso sanitário de uma única vez. Não é recomendado utilizar esse método com muita frequência. 

Saco Plástico

Imagino que o leitor esteja se perguntando como usar o saco plástico para desentupir um vaso, mas vamos lá. Utilize um saco plástico ou um rolo de papel filme nesse processo. Eles serão usados na “boca” do vaso para realizar uma vedação e impedir a passagem de ar.  

Se necessário use uma fita adesiva para impedir que o plástico saia do lugar. Caso opte pelo papel filme, passe o filme umas três vezes, pois ele é mais fino. Não esqueça de secar as bordas do vaso para que o plástico se fixe melhor. 

Depois feche a tampa e sente em cima para que impeça por completo a saída de ar. Então, acione a descarga por cerca de meio minuto.  

Essa pressão auxiliará a deslocar a sujeira de forma rápida. E se tudo der certo, será possível se livrar do entupimento sem usar produtos químicos ou um desentupidor. 

Se não funcionar na primeira vez, pode acionar a descarga mais uma vez. 

É importante fazer uma observação, se o entupimento ocorreu por conta de algum objeto que tenha caído no vaso de forma acidental, esse método não poderá ser utilizado. Isso agrava ainda mais a situação, pois o objeto será ainda mais empurrado para o interior do sistema de saída de esgoto. 

Nesse caso é recomendado chamar uma empresa especializada, ou seja, uma empresa desentupidora de vaso sanitário. Pois, quanto mais o objeto se deslocar para dentro, mais trará prejuízo a todo o sistema de esgoto. 

 Importante também citar que se nenhum dos métodos aqui citados resolverem a situação do entupimento pode ser um sinal de que o problema é mais grave do que possa parecer. Nesse caso, será indispensável contratar os serviços de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, conhecida popularmente como desentupidora, assim como no caso da queda de objetos no vaso. Pois a empresa, além de funcionários capacitados possui equipamentos que poderão averiguar de fato o que está ocorrendo e assim solucionar o problema de forma eficiente e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *