Como a indústria pode afetar a saúde das pessoas que estão próximas dela

Como a indústria pode afetar a saúde das pessoas que estão próximas dela

Todos sabemos que um dos principais meios de produção e mudança do espaço geográfico atual é a atividade industrial. Ela ajuda na expansão de cidades e nas atividades sociais, mas também interfere nos tipos de produções rurais. 

A cada dia que se passa, vemos por todos os lugares notícias sobre as indústrias, desde malefícios e benefícios para todos. Mas nem sempre tudo fica esclarecido, o que deixa muitas dúvidas. 

Sabendo disso, reunimos algumas informações sobre o assunto, além de como a indústria pode afetar a saúde das pessoas próximas dela. 

O que é uma indústria?

Geralmente, quando pensamos em indústrias, a imagem de uma construção enorme, com chaminé soltando fumaça e um grupo imenso de pessoas trajadas aparece nas nossas cabeças. 

Difícil nunca ter visto algo do tipo no nosso bairro, ou pelo menos em algum lugar que passamos. Mas precisamos esclarecer algumas diferenças, afinal, uma indústria pode ser confundida com uma fábrica. 

A diferença entre fábrica e indústria está no fato de que a fábrica é uma estrutura física enquanto que uma indústria é o conjunto de atividades voltadas para a fabricação de produtos que são manufaturados a partir de uma matéria-prima.

Quais são os tipos de indústrias?

Ao todo, podemos dizer que existem três tipos de indústrias, listadas na tipologia de suas mercadorias. Sendo elas: 

  1. Indústrias de bens duráveis: são aquelas que atuam na fabricação de produtos não perecíveis, ou seja, que possuem uma grande vida útil, como os automóveis, os eletroeletrônicos, entre outros. 
  2. Indústrias de bens não duráveis: são as que produzem mercadorias perecíveis, no caso, que são rapidamente consumidas, como por exemplo dos alimentos, do vestuário, afins. 
  3. Indústrias de base: são aqueles tipos de indústrias que fabricam os chamados bens de produção. São produtos que não são consumidos pelas pessoas, mas usados por outras indústrias para a fabricação de mercadorias. Podendo ser máquinas industriais ou alguma matéria-prima transformada, como o ferro, o alumínio, entre outros.  

Quais os locais em que as indústrias localizam-se?

Os fatores que ajudam na escolha do local são os elementos socioeconômicos que orientam a distribuição de uma determinada indústria no espaço geográfico. São eles: 

  • Presença de indústrias complementares ou de apoio 
  • Presença imediata de matérias-primas e recursos naturais 
  • Rede de transporte prática e eficiente que permite o fácil escoamento da produção 
  • Mercado consumidor amplo e acessível 
  • Disponibilidade de mão de obra abundante e barata 
  • Fontes de energia que garantam a produção 
  • Incentivos fiscais oferecidos pelo governo local 

Qual a importância da indústria?

As indústrias são importantes para um país principalmente pela expansão das cidades e por gerar emprego. Quando uma determinada região recebe um relativo número de fábricas, a tendência é que mais pessoas visitem aquela área, acelerando a urbanização. 

Com mais pessoas vivendo no mesmo local, a procura pela atividade comercial e também no setor de serviços aumenta, criando uma busca por empregos maior. 

Com mais pessoas trabalhando, o país avança, expandindo as cidades cada vez mais, esse é um dos pontos positivos da indústria.

Como a indústria pode afetar a saúde das pessoas que estão próximas a ela

A indústria pode afetar de maneira muito positiva as pessoas em sua volta, ajudando com empregos, movimentação nas cidades e afins, mas pode acabar prejudicando muito, seja com acidentes ou poluição ao meio ambiente. Se a natureza é prejudicada, os humanos também são. 

A poluição de rios, nascentes e lençóis freáticos causam a morte de muitos animais e torna a água dos locais afetados imprópria ao consumo humano. 

Os gases tóxicos produzidos pela atividade industrial podem poluir o ar, assim, causando problemas respiratórios e alergias a quem inalar. 

Além disso, a contaminação no solo pode devastar amplas áreas florestais, além de danificar as produções de alimentos. Desta forma, o consumo tóxico pode causar problemas sérios de saúde. Assim, um teste genético também pode ajudar no rastreio de possíveis doenças.

A Indústria e seus efeitos

É inegável que a criação de indústrias é algo muito bom para o avanço da humanidade, como dito acima, mas da mesma forma que existem pontos positivos, também podemos pontuar os negativos. 

As Indústrias são responsáveis por grande parte dos danos ao meio ambiente, além dos diversos acidentes dentro das mesmas. 

Alguns processos industriais são extremamente poluentes por conta dos compostos utilizados durante sua realização ou das reações químicas que os integram, como por exemplo o uso massivo de agrotóxicos no cultivo de alimentos e a fabricação de produtos químicos de base. 

Além disso, os acidentes dentro da própria indústria é outro problema grave. Afinal, a exposição acidental de gases e a aproximação de materiais tóxicos causam muitos desequilíbrios à natureza, morte de animais e plantas, sem falar dos efeitos diretos ao ser humano. 

Seu peso dentro da sociedade claramente é muito bom, mas seus efeitos ruins não são pequenos. 

Muitas indústrias ignoram o descarte correto dos resíduos, fazendo o processo de qualquer jeito, o que piora ainda mais as situações do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *