Quais os modelos de coleta nas cidades brasileiras?

Quais os modelos de coleta nas cidades brasileiras?

A coleta de resíduos tem grande importância para as pessoas como um todo e neste cenário, é importante citar que as empresas de coleta podem atuar de diferentes maneiras.

No caso da coleta seletiva, trata-se de um tipo diferenciado da convencional, pois consiste na coleta de resíduos previamente separados de acordo com sua composição.

Determinados tipos de resíduos contam com processos específicos para a reciclagem, mas quando esses resíduos estão misturados com outros materiais, pode haver grande dificuldade para a separação e a reciclagem pode se tornar inviável ou até mesmo apresentar um custo superior.

Por essa razão, foi determinado que a coleta seletiva nos municípios brasileiros devem possibilitar pelo menos a segregação em meio aos rejeitos e resíduos secos recicláveis.

Entre a primeira alternativa, estão os itens que não são recicláveis, que são constituídos predominantemente por produtos de limpeza e banheiros, inclusive cotonetes, absorventes e fraldas.

Já os recicláveis secos consistem em itens compostos por materiais como os seguintes:

  • Vidro;
  • Plásticos;
  • Papelão;
  • Metais;
  • Papel.

Além dos fatores apresentados, também é fundamental que os resíduos orgânicos, ou seja, os de jardim e de alimentos, não se misturem com os tipos apresentados, especialmente para que não comprometam a reciclagem dos itens secos e para que possam ser reciclados e devidamente transformados em adubos.

É algo totalmente diferente das atividades desempenhadas por uma empresa de coleta de lixo, em que os resíduos são acondicionados nos sacos misturados.

O destino desses resíduos pode variar e é crucial que seja ambientalmente correta, respeitando principalmente a regulamentação existente.

A coleta de lixo, seja coletiva ou não, deve ser efetuada por uma empresa de coleta de resíduos especializada. Da mesma forma que os veículos empregados para tal atividade também atendem requisitos específicos para essa finalidade.

Aspectos da coleta de vidro

O vidro está muito presente no dia a dia, logo, pode ser encontrado de diferentes formas. Por esse motivo, embora seja um sólido com base em sílica, sua composição pode variar de acordo com a finalidade do produto, como para ter alta refletividade ou garantir maior segurança para o consumidor.

Entre as diferentes partes que compõem as lixeiras seletivas para resíduos, é possível notar uma específica para coleta de vidro.

Neste cenário, é interessante citar que embora diversos tipos do material sejam recicláveis, outros, devido a determinadas substâncias presentes em sua composição, não podem ser reprocessados, apresentando assim, maior complexidade para o processo,

A primeira etapa é justamente a coleta seletiva de vidro, e ocorre a triagem, onde são categorizados de acordo com a cor e o tipo.

Em seguida são lavados e triturados, para que possam ser fundidos em temperaturas superiores a 1000°C, entre as vantagens desse processo, é possível citar que não há perdas, além de que se obtém 4% de ganho energético.

Há diversas possibilidades para o vidro retornar para o mercado, por exemplo, como embalagens e na fabricação de outros tipos de vidro, inclusive na pavimentação e elementos de asfaltos.

É importante citar que trata-se de um tipo de material que leva cerca de 4 mil anos para a decomposição.

Ainda mais, para o descarte, neste caso, é recomendado lavar e remover as tampas dos itens de vidro.

Ainda mais, caso tenha vidro quebrado, para evitar acidentes aos coletores, é indispensável embalar os estilhaços em um jornal ou outro material que possa promover a proteção no manuseio.

A importância da coleta correta de entulho

Quando se trata da coleta de entulho, é fundamental que os geradores desse tipo de resíduo tenham consciência de que no máximo, 50 kg de entulho pode ser encaminhado para a coleta domiciliar convencional realizada pela Prefeitura.

No entanto, há outras alternativas, como direcionar o entulho para Ecopontos, que são locais de descarte diário que permite até um metro cúbico de forma gratuita.

Outra alternativa muito buscada, é a solicitação do serviço de caçambas e neste caso, é indispensável que a empresa contratada apresente de forma clara cumprir a responsabilidade de um transporte correto do entulho, além dos outros procedimentos que envolvem o serviço.

Além do entulho, é interessante abordar o fato de que toneladas de lixo são geradas diariamente, contando com a área da saúde, podas de árvores, lixo residencial, empresarial, entre outros.

Neste contexto, é crucial assegurar que todo processo de coleta seja realizado de forma adequada, desde a coleta até o transporte e destino final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *