Caminhão pipa: O que é, pra que serve, como ele funciona?

Caminhão pipa: O que é, pra que serve, como ele funciona?

Muitos mestres de obras gostariam que existisse um serviço de caminhão pipa 24 horas.

Afinal, o equipamento é de suma importância dentre todos os tipos de obras, uma vez que a água é o principal elemento para misturar concreto, realizar limpezas, entre outras funções.

Em contrapartida, o caminhão tanque, como também é popularmente conhecido, é um tipo de veículo que possui um reservatório de água acoplado, que transporte o líquido para qualquer lugar.

É muito comum ver esse tipo de caminhão em algumas regiões áridas do Brasil, onde há escassez de chuva, especialmente em alguns estados no Nordeste.

Assim sendo, a prefeitura do local fica incumbida em contratar uma empresa de caminhão pipa para sanar as necessidades dos moradores.

Por essa razão, separamos este conteúdo especial sobre o caminhão pipa e suas principais funcionalidades. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

Para que serve um caminhão pipa

O caminhão pipa se destina ao uso exclusivo de transporte da água, seja ela potável ou não.

O veículo pode ser usado para controlar as emissões de poeira nas cidades, terraplenagem, umectação de vias públicas e pátios durante períodos muito quentes, dentre outras aplicações.

O serviço de abastecimento também de residências também é muito comum, como o caso do caminhão pipa para encher piscina, irrigar jardins, etc.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com a finalidade da água do caminhão pipa, para não haver desperdícios.

De onde vem a água do caminhão pipa?

Muitos se perguntam de onde vem a água que abastece o caminhão pipa. A resposta para esta questão é simples: ela vem de aquíferos.

Esse tipo de reserva é formado por rochas subterrâneas capazes de armazenar muita água. Com isso, a empresa distribuidora de água constrói poços artesianos que alcançam a água presente no solo.

Cabe lembrar que todo o processo é feito dentro da lei, com registro da prefeitura e cada empresa precisa possuir inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

Descubra as principais funções do caminhão pipa

Ao pensar em um caminhão pipa, é muito comum que as pessoas associem a contratação do veículo aos órgãos públicos. No entanto, o abastecimento de água também pode ser feito por empresa privada.

Ou seja, pessoas físicas podem contratar o serviço, assim como foi mencionado, para encher piscinas, umedecer vias, dentre outras finalidades.

Neste caso, o consumidor precisa se atentar aos seguintes pontos:

  • A qualidade da água;
  • Tempo de entrega;
  • Quantidade em litros;
  • Tipo de empresa contratada;
  • Necessidade;
  • Finalidade do uso.

No caso do abastecimento de piscina, é preciso ficar de olho se a água realmente é potável, pois, caso contrário, pode ocasionar problemas de pele nos banhistas.

O caminhão pipa também pode, por exemplo, oferecer o transporte, fornecimento e bombeamento de água para abastecer reservatórios residenciais, como as caixas d’água, por exemplo.

Grandes centros de agricultura contratam os serviços do caminhão pipa para regar os legumes e plantas. Neste contexto, muitas empresas utilizam um chuveiro especial para não danificar a plantação com a pressão da água.

Caminhão pipa: eficiência e qualidade de transporte

Nos dias atuais, o caminhão pipa representa a alternativa mais eficiente no transporte de líquidos. Ele atende diferentes demandas, é versátil e garante qualidade no serviço prestado.

Entretanto, para que a qualidade seja realmente garantida, assim como a segurança no transporte de água, é preciso manter a atenção voltada para alguns pontos cruciais, como:

  • O transporte de água;
  • Material usado no reservatório;
  • Se a empresa segue a legislação da vigilância sanitária;
  • Custo da contratação.

É necessário que a empresa fornecedora siga as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dessa forma, a qualidade da água será completamente garantida.

Pesquisa sobre a reputação da distribuidora

Para garantir todos os aspectos de qualidade da água fornecida, nada melhor que pesquisar sobre a solidez de mercado da empresa. Deste modo, contratar o melhor custo benefício fica muito mais fácil.

Além disso, o tempo de entrega também conta, assim como o valor cobrado pela empresa e a litragem oferecida pela mesma.

Neste caso, é preciso saber da quantidade de água que será necessária, mesmo que seja para construção, consumo próprio ou irrigação de jardins.

Ah, existe sim empresas que fornecem caminhão pipa 24h por dia, todos os horários da semana. Neste contexto, o serviço acaba sendo uma mão na roda para quem necessita de água rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *