Belezas naturais do Paraná: conheça as principais

Belezas naturais do Paraná: conheça as principais

Quando pensamos em turismo focado em lugares naturalmente belos, normalmente pensamos no Rio de Janeiro com a Baía de Guanabara, Praia de Ipanema e o Corcovado. 

Também pensamos nas fantásticas belezas do Nordeste, como os lençóis maranhenses, as piscinas naturais de Maragogi e as praias de Fernando de Noronha, ou na fantástica Floresta Amazônica.

No entanto, você sabia que existem pontos assim em outros lugares do Brasil também? Por exemplo, existem muitas belezas naturais do Paraná também.

Apesar de não ser o destino turístico mais popular do Brasil, o estado do Paraná tem muitos pontos naturais interessantes para turistas nacionais e internacionais. Isso sem falar em cultura, arquitetura e história muito interessante para os turistas.

Ah, e não podemos esquecer de mencionar a rica gastronomia local, com diversos pratos especiais (um exemplo é a famosa carne de onça, servida nos restaurantes de Curitiba).

Se você deseja conhecer o Paraná e quer montar um roteiro de viagem repleto de lugares naturais incríveis, siga a leitura do artigo abaixo para ver algumas opções!

3 belezas naturais do Paraná

1. Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um local isolado e preservado, cheio de natureza e encanto para quem quiser conhecer. Para se ter uma ideia, há um controle bem rígido de pessoas na ilha, que não pode ser maior do que 5 mil por dia. Exato: não é permitido mais do que 5 mil pessoas na ilha por dia.

Além disso, não existem serviços bancários por lá e nem é permitido o uso de automóveis ou veículos de tração animal. Só dá para ir e vir de barco e andar a pé.

A descrição pode fazer parecer que o lugar é difícil de visitar, mas não se engane: vale muito a pena ir para lá. A paisagem é exuberante e os passeios são muito divertidos. 

Grande parte da ilha está fechada por ser uma área de preservação ambiental, mas a parte aberta é completamente maravilhosa. Só basta uma pesquisa simples no Google para ver as fotos e curtir o ambiente.

2. Canyon Guartelá

Já pensou em visitar um dos maiores canyons do mundo? Então você nem vai precisar sair do país. Basta ir para o Paraná. É lá que está localizado o Canyon Guartelá, um espaço com 798,97 hectares de uma natureza sem igual.

Tem vegetação, cachoeiras, piscinas naturais, o rio Iapó, cascatas… enfim, parece um cenário paradisíaco ou algo saído da Terra Média, de O Senhor dos Anéis.

Toda a região é ambientalmente conservada, o que faz com que seja proibido acampar, fazer churrasco, pescar ou qualquer outra atividade do tipo. Só vale visitar e conhecer, ok? 

Como não tem opções para comer lá, leve algum lanchinho na hora da visita, mas cuidado para não jogar lixo no parque.

3. Cachoeiras Gigantes de Prudentópolis

Você gosta de cachoeiras? Então precisa conhecer Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes. É lá que está a maior queda d’água do Sul do Brasil, o Salto São Francisco, com mais de 196 metros de altura (equivalente a um prédio de 60 andares).

E ela não é a única grandona por lá. Um exemplo é a Salto Sete, com 96 metros de altura. Há também duas quedas de água que ficam frente a frente: a Salto Mlot e a São Sebastião. A primeira tem 120 metros e a segunda tem 130 metros.

Tudo isso é ligado por vegetação maravilhosa e trilhas incríveis para quem quer se aventurar e fazer um passeio completo de muito contato com a natureza.

Se você quiser, ainda pode praticar uma série de esportes radicais por lá, como rapel, cascading e muitos outros.

Essas são as 3 principais belezas naturais do Paraná, mas não são as únicas existem outras cachoeiras, outras formações rochosas e outros parques naturais para conhecer e curtir pelo estado.

Se você vier para conhecer, não esqueça de registrar alguns bons restaurantes para poder pedir comida no Rappi em Curitiba, já que isso facilita para provar os vários pratos típicos da região.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe essa lista no seu grupo da família no WhatsApp para animar o pessoal a vir para o Paraná!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *