Atitudes que ajudam a diminuir os problemas ambientais

Atitudes que ajudam a diminuir os problemas ambientais

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa fundamental para garantir a existência de todas as espécies, inclusive a humana, bem como a preservação dos recursos naturais.

Sabendo da importância dos cuidados com o ambiente, as pessoas precisam começar a mudar os seus hábitos e agir positivamente em prol do planeta.

Os problemas de impactos ambientais estão surgindo igual a velocidade da luz, ou seja, muito rápido.

Com tanto caos na rotina das pessoas, praticar um consumo consciente, com o objetivo de produzir menos lixo, usando produtos com embalagens reutilizáveis e evitar o consumo de carne animal, por exemplo, são ações que parecem simples e pequenas, mas possuem um grande efeito.

Mudanças que podem ajudar a reduzir os impactos ambientais

Se cada um fizer a sua parte, por mais que os outros não se importem, ter hábitos saudáveis e um consumo sustentável é uma forma de praticar o seu dever como cidadão.

Por isso, não ache que suas atitudes têm pouco impacto, fazendo apenas a sua parte, você contribui para a diminuição dos impactos ambientais.

As instituições e s empresas devem realizar a parte deles também, ou seja, implementar ações que visam aos cuidados com o meio ambiente é fundamental para a imagem da companhia no mercado empresarial.

Isso mostra aos seus clientes e concorrentes o quanto a responsabilidade ambiental importa na sua atuação.

Uma questão muito delicada do mundo empresarial é a produção de produtos e mercadorias em grande escala, o que causa uma quantidade exacerbada de resíduos, que são descartados em lugares inadequados, ou seja, em rios, mares, lagos e terrenos baldios.

Jogar lixo em lugares inapropriados aumenta a degradação ambiental e a contaminação no solo.

A presença de equipamentos para tratamento de efluentes em um espaço da empresa, para realizar procedimento de cuidar do efluente para fazer o descarte correto, é uma excelente opção para diminuir os problemas dos resíduos.

Os equipamentos mais usados nos procedimentos que envolvem efluentes são:

  • Tanque de armazenamento;
  • Sistema de aeração;
  • Separador de óleo e graxa;
  • Flotador para ar dissolvido;
  • Queimador de biogás;
  • Osmose reserva;
  • Membrana de micro, nano e ultrafiltração.

Esses itens são usados nos processos de tratamento dos efluentes, que tem como principal objetivo diminuir a poluição e os impactos negativos que os resíduos podem causar nos ambientes.

O descarte de materiais é uma questão muito delicada e precisa ser tratada com seriedade pelas pessoas físicas e jurídicas (empresas), porque o destino adequado aos resíduos e objetos proporcionam a realização da reciclagem.

Os empresários precisam estar atentos à norma 14001 da ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas). Essa regra determina um sistema de gestão ambiental nas empresas.

O sistema de gestão ambiental iso 14001 proporciona autonomia para as companhias desenvolverem práticas sustentáveis, independentemente do seu porte.

Com a implementação desse sistema, as empresas conseguem ter maior controle sobre o impacto que causam, podem usar materiais mais naturais nos processos produtivos

A importância da reciclagem para o meio ambiente

Fazer o descarte de materiais recicláveis: metal, vidro, papel, tecido, plástico e componentes eletrônicos nos locais adequados, ou seja, nos pontos de coleta com as cores indicadas para cada material, facilita a vida dos trabalhadores das cooperativas e empresas de reciclagem.

A coleta seletiva tem lixeiras para o descarte de:

  • Alumínio;
  • Plástico;
  • Papel;
  • Orgânico;
  • Vidro.

Todas as pessoas podem fazer o procedimento de descarte correto para reciclagem, ou seja, colocar os resíduos no espaço adequado.

Isso ajuda o meio ambiente e o trabalho da empresa de reciclagem, companhias que atuam no segmento de logística reversa, transformando resíduos em uma matéria-prima com potencial em um novo produto.

Alguns produtos possuem um processo de descarte um pouco específico. Os aparelhos que atuam como fonte alimentação, por exemplo, a bateria NoBreak, precisa de um descarte diferente, bem como as pilhas.

Pesquisar informações sobre estabelecimentos que atuam no recebimento desses equipamentos é a melhor solução para o meio ambiente e, assim, alguns componentes do aparelho podem ser reaproveitados.

Procurar referências das empresas que estão de acordo com as regulamentações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma ótima maneira de realizar o descarte correto e contribuir de forma positiva para a preservação ambiental, ou seja, lutar diariamente para manter, em excelente qualidade, o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *