Área hidromineral deve ser preservada para tratamento

Área hidromineral deve ser preservada para tratamento

A água sempre serviu como ponto de referência para a humanidade. Desde os primórdios, a região litorânea sempre foi um local de estabelecimento populacional, assim como as regiões ribeirinhas de tratamento .

Atualmente, com a implementação de leis ambientais mais rígidas, os cuidados com o tratamento de água tem sido monitorado por setores governamentais, a fim de estabelecer novas metas de preservação da natureza.

Diversos equipamentos para a coleta, tratamento e disponibilidade da água, para a população, são desenvolvidos e aplicados.

A manutenção da saúde pública passa pela água, que é imprescindível para a vida humana, e contribui, sobremaneira, para uma vida mais asseada e saudável.

Tratamento de água em diversos setores

Com o pagamento de impostos por parte da população, o setor governamental tem, por obrigação, que oferecer serviços básicos de saúde. Fornecer água tratada, de qualidade, em sua forma natural, insípida e cristalina, está entre estas obrigações.

Para isso, empresas de tratamento de efluentes são contratadas, em forma de autarquia, para que atuem na captação, limpeza e disponibilidade para a população, em forma de serviços de distribuição de água e captação de esgoto.

No setor doméstico, a contribuição da população é muito importante. A preservação de rios e mares é muito importante, e evitar a poluição faz parte do dia a dia das pessoas.

As consequências de um rio poluído podem ser devastadoras, e por isso, o controle governamental, por meio de amostra de agua, e divulgação pública, deve ser realizada constantemente.

A identificação de agentes poluidores pode levar a uma série de ações, como:

  • Solucionar de forma eficiente o tratamento da água;
  • Identificar pontos de poluição;
  • Aplicação de multas;
  • Propor debates e discussão de ideias.

O planejamento de conscientização ambiental pode ser implementado, junto à população, para que todos contribuam, de maneira efetiva, na preservação do meio ambiente.

Evitar jogar lixo em córregos e rios, e até mesmo nas ruas, que acabam por entupir bueiros, causando sobrecarga de água da chuva, principalmente, no período de primavera e verão, quando as chuvas são torrenciais.

Análises periódicas de água, fauna e flora

Para as fábricas e indústrias, o cenário não é diferente. O acompanhamento de profissionais especializados, como engenheiros ambientais, biólogos e químicos, deve ser realizado periodicamente.

Para atender às leis ambientais vigentes, as empresas industriais e comerciais precisam contar com a coleta de água para análise, e verificação de níveis de poluição.

O resfriamento de máquinas, lavagem de veículos, e até mesmo a rega de jardins, pode ser feito com água de reuso, ou seja, água que passou por um tratamento, e pode ser destinada a este tipo de serviço.

Até mesmo a água utilizada em sanitários, pode fazer parte deste tipo de coleta e distribuição.

O laboratório responsável pela verificação constante pode ser local, ou uma empresa contratada, que vai disponibilizar profissionais capacitados e até mesmo o frasco para coleta de água para análise.

De acordo com as características apresentadas pela água, o tratamento adequado deverá ser colocado em prática, para que o despejo em rios e lagos seja de acordo com as normas vigentes.

O descarte de água em um sistema de tratamento, nas áreas internas de uma indústria, deve contar com toda a descontaminação, para que a fauna e a flora, no entorno, não sejam prejudicadas.

Identificar para preservação do ambiente

Seja a implementação de um empreendimento imobiliário residencial, ou a construção de uma indústria, é preciso que toda a área passe por um estudo regional, para analise preliminar de risco ambiental, e os impactos que serão gerados sobre a fauna e a flora.

Ainda nos dias atuais, a presença de animais silvestres é muito comum, em matas fechadas, que vivem próximos a rios e lagos.

Aquíferos também estão presentes, sob o solo, e sua manutenção é essencial para a própria sobrevivência de rios que abastecem diversos municípios, e por isso, os cuidados devem ser redobrados, dependendo da região em que o progresso está chegando, seja em forma de moradias, seja o desenvolvimento de áreas industriais.

Após a analise de riscos ambientais, fazendo um levantamento de dados, identificando a presença de animais silvestres, de insetos a mamíferos, e de toda a flora, com árvores, gramados e flores, o planejamento de recuperação das áreas atingidas deve ser apresentado.

Com isso, o investimento por parte de construtoras e empresas industriais, pode englobar, dentro de uma planilha de custos, todos os cuidados que serão implementados, para garantir um equilíbrio ecológico, entre a expansão e o desenvolvimento urbano, e a natureza, em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *