Ar puro: quais as cidades com menor poluição do Brasil?

Ar puro: quais as cidades com menor poluição do Brasil?

Decidir mudar de casa e conhecer outras cidades é um grande passo para muitos, visto que é necessário realizar uma alteração na rotina da família, assim como precisar se adaptar a um novo lugar, com novas pessoas e costumes. 

A pandemia do COVID-19 fez com que as pessoas buscassem novas alternativas de moradia, a fim de garantir maior qualidade de vida. Ademais, um dos fatores mais importantes quando falamos de bem-estar é a qualidade do ar do município. 

Sendo assim, para te ajudar, no artigo de hoje vamos falar quais as cidades com menor poluição do Brasil e ainda explicar como isso pode te afetar. Vamos lá?

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, a cidade de Balneário Camboriú é uma excelente opção para quem busca bons imóveis e ar puro. Com diversas praias incríveis e opções de lazer para todos os públicos, a cidade promove alta qualidade de vida para seus moradores. 

Inclusive, com a busca por maior bem-estar, houve um aumento na procura de uma imobiliária em Balneário Camboriú para encontrar apartamentos disponíveis para aluguel anual. 

Afinal, o município promove maior contato com a natureza, além de segurança de qualidade, menor índice de poluição e consequentemente ar puro para respirar. 

Com tantos investimentos em melhorias para os turistas e moradores, a cidade ainda se preocupa com a preservação do meio ambiente e opta por alternativas sustentáveis. 

2. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte foi considerada a metrópole brasileira com melhor nível de qualidade do ar, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). 

O estudo envolveu 1200 cidades de todo o mundo, e a capital mineira apareceu com uma taxa de 29% de poluentes, índice equivalente ao de Londres. 

Vale lembrar também que o município é rodeado pela Serra do Curral, oferecendo diversas alternativas para contato direto com a natureza. 

3. Vila Velha, Espírito Santo

Com belas praias, a cidade de Vila Velha é bastante moderna e possui um grande porte industrial, sendo o segundo maior centro comercial do estado. No entanto, ainda assim a qualidade do ar do município é uma das melhores do país. 

Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,8, considerado elevado em relação à média brasileira, o município promove alta qualidade de vida para seus habitantes, assim como contato direto com a natureza e belas praias para conhecer.

4. Jundiaí, São Paulo

Com pouco mais de 400 mil habitantes, Jundiaí é uma das cidades mais populosas do estado de São Paulo. 

A apenas 60 quilômetros da capital, o município é ideal para quem quer fugir da poluição e estresse de grandes centros, mas quer contar com as facilidades da proximidade, por exemplo:

  • Mercados;
  • Shoppings;
  • Áreas de entretenimento;
  • Parques;
  • Entre outras opções. 

Jundiaí possui alto índice de segurança e é um dos 10 municípios com melhor qualidade de vida do Brasil. 

Qualidade do ar brasileiro 

Alguns estudos realizados nos Estados Unidos indicam que a taxa de mortalidade por COVID-19 pode aumentar em até 15% em cidades onde as pessoas estão expostas por muitos anos a altas concentrações de poluentes. 

Mas antes da pandemia, a qualidade do ar já era o maior risco ambiental à saúde humana no planeta e os impactos da poluição na saúde estão conectados com:

  • A incidência de mortes prematuras;
  • Doenças pulmonares;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Disposição ao câncer;
  • Diabetes. 

Além disso, há ainda um prejuízo para o desenvolvimento cognitivo de crianças e demência em idosos. Vale lembrar também que os impactos da poluição vão além das questões ambiental e de saúde, prejudicando assim a economia, agricultura, mudança climática, etc. 

Ainda que o ar seja aparentemente o mesmo para todos, assim como acontece com o COVID-19, os efeitos são desiguais. Afinal, em geral, a exposição de crianças, idosos e dos mais pobres à poluição é maior. 

A estimativa é que a poluição mate cerca de 51 mil brasileiros todos os anos, mas são poucas as cidades que possuem cobertura de monitoramento da qualidade do ar. 

Na prática, isso significa que grande parte dos brasileiros não possui informações sobre as condições do ar respirado. Mas a boa notícia é que muitos indivíduos estão dispostos a mudar. 

Algumas pesquisas de opinião mostram que mais de 60% das pessoas trocariam os carros por alternativas de transportes mais limpas. No entanto, é necessário criar alternativas para tal, como a eletrificação de transportes coletivos e também o incentivo de modos ativos.

Então, agora que você sabe a importância de combater a poluição nas cidades e quais são aquelas com melhor qualidade do ar, já pode escolher para qual irá se mudar. 

Lembre-se de analisar ainda outros fatores importantes, como a qualidade de vida da população, opções de lazer, acesso à saúde, educação, serviços de segurança, entre outros. 

Somente assim terá bem-estar completo. Por fim, não se esqueça de tomar atitudes mais conscientes e assim contribuir da sua forma para a redução da poluição, independentemente de onde estiver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *