A relevância dos processos de reciclagem para o meio ambiente

A relevância dos processos de reciclagem para o meio ambiente

Os cuidados com o meio ambiente são ações que todos os indivíduos devem praticar para conseguir resultados positivos para a preservação dos recursos ambientais e espécies.

As atividades econômicas e sociais que as pessoas realizam diariamente provocam impactos ambientais que prejudicam a fauna e flora e consequentemente a vida animal e humana.

Ter atitudes conscientes e que têm como objetivo diminuir os problemas ambientais são extremamente importantes para ajudar positivamente o planeta.

As atividades sociais e econômicas que as empresas de diversos segmento e porte realizam todos os dias estão relacionadas a criação mercadorias que são necessárias para o desenvolvimento de tarefas rotineiras.

O processo de fabricação é feito com o uso de uma grande diversidade de matéria-prima que são vindas do meio ambiente.

O procedimento de descarte de resíduos usados, muitas vezes são feitos de forma incorreta. Este processo realizado de modo errado provoca muitos problemas como doenças na vegetação, casos de extinções, contaminação de rios, lagos, mares e impactos na saúde humana.

Considerar estes pontos e iniciar uma jornada de investimentos em métodos de descarte adequado e projetos de reciclagem de materiais são o segredo para conseguir resultados positivos para o meio ambiente, economia e para as empresas.

Atitudes que podem ajuda o meio ambiente

As pessoas têm o costume de chamar de lixo qualquer material ou objeto que não possui mais utilidade, de acordo com as suas ideias.

Entretanto, não são todos os elementos que podem ser considerados resíduos sem possibilidade de uso, já que, alguns materiais podem ser reciclados, passando por diversos processos de transformação.

O trabalho de reciclar só acontece depois dos materiais chegarem na empresa de reciclagem e cooperativas especializadas neste processo.

As pessoas, no momento de realizar a separação dos resíduos podem ter muitas dúvidas sobre como e qual o local correto para o descarte, quais materiais podem ou não ser reciclados.

O modo mais simples e eficiente de separação são as famosas lixeiras coloridas de coleta seletiva.

Cada cor é correspondente a um tipo de resíduo:

  • Amarelo – metal;
  • Azul – papel;
  • Verde – vidro;
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – lixo orgânico;
  • Branco – lixo hospitalar.

Estes cores ajudam na separação correta, proporcionando o bem ao meio ambiente e agregando praticidade aos procedimentos de reciclagem.

Reciclagem de papéis

O processo de reciclagem de papel é composto por diversas etapas. O trabalho começa com a separação de material e depois passam por uma seleção do que será ou não colocado nos contentores, equipamentos que criam novas fibras, que são usadas na fabricação de papéis novos.

A junção de fibras novas com as velhas. As fibras recicladas são colocadas nas pastas junto das fibras virgens no refinador.

Esta pasta é composta por celulose, que depois de um processo de depuração e refinamento ficam com maior durabilidade e resistência. Com este trabalho, os funcionários conseguem criar folhas recicladas e diversos tipos de papéis.

Depois de todos os serviços, o papel pode ser inserido no mercado para a venda e consequentemente a compra que os consumidores realizam.

Os benefícios da reciclagem de papel são:

  • Reduz o consumo de água;
  • Menor emissão de CO2 (Dióxido Carbono);
  • Economia de energia;
  • Ajuda a conter o desmatamento;
  • Consome poucos recursos naturais;
  • Cria consciência ecológica nas pessoas.

Permissão para atuar e documentação

As atividades e trabalhos que usam os recursos naturais e que podem causar degradação ambiental ou poluição, precisam ter uma licença ambiental, exigência legal das autoridades para os empreendimentos.

O licenciamento para estes casos possuem quatro tipos de licença a Licença prévia, licença de instalação, licença ambiental de operação e licença de pesquisa sísmica.

Estes processos abrangem desde o planejamento até a execução das tarefas.

As empresas de licenciamento ambiental proporcionam os seguintes benefícios:

  • Enquadramento da legislação;
  • Evita problemas de multas;
  • Ajuda na redução dos impactos ambientais;
  • Redução de custos;
  • Melhora o desempenho ambiental;
  • Auxilia na diminuição de impactos ao ambiente;
  • Aumenta a vantagem competitiva.

Todas as licenças são importantes, mas, a licença de operação CETESB tem como principal objetivo fiscalizar, licenciar, monitorar e controlar as atividades que serão realizadas pelas empresas e que geram influência direta no meio ambiente.

Antes de conceder esta licença os profissionais analisam se o empreendimento foi construído conforme as normas ambientais.

Isto posto, o trabalho das empresas de reciclagem e órgãos de licenciamento ambiental são importantes para ajudar nos cuidados ao meio ambiente, diminui os impactos e proporciona proteção aos recursos naturais e espécies do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *