A relevância de produtos e serviços para cuidar do ambiente

A relevância de produtos e serviços para cuidar do ambiente

Cuidar do meio ambiente é essencial para a preservação das espécies animal e humana, dos recursos naturais e assim garantir o necessário para que todos possam viver bem.

Os problemas de desmatamento, poluição e outros fatores de impacto ambiental estão diretamente relacionados às atividades econômicas e sociais que os indivíduos realizam diariamente.

Uma forma de ajudar o ambiente é colocando em prática ações que promovem mudanças de hábitos e crie conscientização nas pessoas.

Atitudes simples e pequenos gestos podem gerar uma transformação muito positiva e se cada um fizer um pouco é possível ajudar o planeta.

Consumir somente o necessário, investir em fontes de energia renovável, reduzir o gasto de água, não jogar lixo no chão, fazer a separação de resíduos corretamente são alguns exemplos de ações simples e que podem e ajudam muito nos cuidados ambientais, estes que devem ser colocados em prática por empresas e pessoas físicas.

Os órgãos ambientais para a preservação dos recursos naturais

A preservação dos recursos presentes na natureza depende muito da conscientização de cada indivíduo, no entanto, há algumas empresas e órgãos em diferentes esferas (estadual, federal e municipal) que podem ajudar na fiscalização de atividades que geram impactos no ambiente.

O Ministério do Meio Ambiente e o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) são os principais no âmbito federal que propõem diretrizes, padrões e promovem práticas que visam a sustentabilidade.

O papel do licenciamento ambiental

As empresas que executam atividades e serviços que causam algum problema ou um potencial impacto ambiental precisam ter uma licença para poder trabalhar conforme as regras ambientais.

O licenciamento ambiental é um procedimento obrigatório pelas autoridades que visam controlar os cuidados com o meio ambiente.

A licença ambiental é um instrumento que tem a função de contribuir para a preservação, recuperação da qualidade e melhoria do ambiente.

No estado de São Paulo, as empresas que desejam iniciar as suas atividades precisam fazer a solicitação de um licenciamento ambiental CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Este órgão recebe o pedido e analisa se a empresa possui condições para obter os tipos de licenças necessárias para operar com segurança.

Para dar início ao processo são necessários os seguintes documentos:

  • Planta de localização do imóvel;
  • Procuração;
  • Certidão de uso e ocupação do solo;
  • Memorial de Caracterização do Empreendimento.

Estes são os papéis pedidos para a LP (Licença Prévia). Além desta primeira há outros três tipos de licenças: LI (Licença de Instalação), LO (Licença de Operação).

A LPS (Licença de Pesquisa Sísmica) é apenas para casos especiais em que a empresa terá uma localização onde há condições diferentes.

Na LO, a CETESB analisa se o imóvel em que será a companhia foi construído seguindo as leis e regras ambientais. É com esta licença que as atividades da empresa podem ser iniciadas.

Sendo assim o trabalho da CETESB licenciamento tem um papel muito importante, pois ajuda na fiscalização dos cuidados com o meio ambiente impedindo que as empresas realizem construções e ações que prejudiquem os recursos naturais.

Um investimento que os empresários podem fazer para que a construção ocorra conforme o exigido é contratar um serviço de topografia para entender mais sobre as características e particularidades do solo.

As empresas especializadas nos processos de topografia terreno possui uma equipe de profissionais que usam ferramentas específicas para este trabalho:

  • Taqueômetro;
  • Nível topográfico;
  • Drones;
  • Teodolito;
  • GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).

Com estes e outros equipamentos é possível obter informações relevantes e que podem ajudar no processo de construção, proporcionando segurança para as empresas e evitando problemas com os órgãos ambientais.

Produtos que ajudam nos cuidados no plantio

Os trabalhos no setor agrícola são essenciais para que os indivíduos tenham o que comer.

Os cuidados com as plantações têm um impacto direto na qualidade de frutas, verduras e legumes; os produtores precisam de produtos específicos para ajudar nos cuidados com o solo.

Um fertilizante mineral complexo, por exemplo, favorece o crescimento saudável das plantas, repondo nutrientes como o cálcio, magnésio e enxofre.

Alguns benefícios deste fertilizante se resumem em:

  • Melhora as condições do solo;
  • Aumenta o fósforo e potássio;
  • Neutraliza a acidez e o alumínio tóxico;
  • Pode ser aplicado via solo.

Outro muito usado é o adubo organomineral que ajudam na nutrição das plantas, do solo e conseguem aumentar a fertilidade, algo que agrada muito os produtores, permitindo boas condições de trabalho.

Deste modo, os produtos e serviços de cuidados ambientais somado às mudanças de comportamento dos indivíduos são o caminho para a redução dos impactos no meio ambiente e preservação dos recursos e espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *