A preservação ambiental por meio da reciclagem

A preservação ambiental por meio da reciclagem

No dia 05 de junho de todos os anos é celebrado o dia do meio ambiente, mas, o que é exatamente o meio ambiente e qual o motivo de celebração dessa data? Esse dia surgiu em 1972, a partir de uma conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Conhecida também como Conferência de Estocolmo, esse dia foi instituído com alguns objetivos ambientais.

Dentre eles:

  • Dar ciência a população sobre os problemas ambientais;
  • Ressaltar a importância da preservação ambiental;
  • Cuidar dos recursos naturais, principalmente da água;
  • Mostrar a importância do meio ambiente.

Nessa época, muitos recursos naturais, como a água, eram considerados como inesgotáveis ou sem fim. Isso é um grande erro porque leva ao desperdício e uso incorreto dos recursos naturais.

A partir daí, pensar em sustentabilidade ambiental, unindo cuidado e preservação ambiental nunca foi tão importante.

Nesse artigo, vamos falar sobre algumas ações que podem ser feitas para melhora do meio ambiente, com foco em materiais recicláveis. Confira mais detalhes!

O que é reciclagem?

A reciclagem é uma das formas de cuidar do meio ambiente, e se cada um fizer sua parte, demonstrará mais cuidado e atenção ambiental.

A reciclagem surge para suprir e reduzir um problema que afeta praticamente todo o mundo: a poluição ambiental por conta do lixo.

Onde colocar milhares de toneladas de lixo produzidas diariamente? Muitas dessas toneladas são despejadas em lixões a céu aberto, gerando uma contaminação dos lençóis freáticos e solo, sem contar o despejo na natureza e oceanos.

Todos os anos, milhares de peixes morrem por comer plástico que foi jogado no mar e forma equivocada. Esse é apenas um dos exemplos de material que poderia ter sido reciclado, já que leva muito tempo para se decompor na natureza.

Só para se ter ideia, o plástico pode levar cerca de 400 anos para se decompor, o que daria 4 ou cinco gerações à frente.

Além disso, existem outros materiais como o vidro, em que não se sabe ao certo o tempo de decomposição, mas estima-se em mil anos. Por isso, reciclar significa atribuir uma nova funcionalidade ao material.

Vários materiais podem passar por reciclagem como:

  • Plástico;
  • Papel;
  • Papelão;
  • Vidro;
  • Alumínio.

Outro material interessante é a reciclagem de madeira, que pode ser feita transformando algumas sobras de madeira em outros produtos para comercialização, como móveis e objetos de decoração.

Isso evita que novas árvores sejam cortadas, afetando o meio ambiente, prejudicando todo o ecossistema, matando animais e aves, aumentando a temperatura do planeta e aumentando a sensação térmica nos locais.

Além de ser importante para preservação do meio ambiente, a reciclagem ainda é fundamental por garantir emprego a diversas famílias que trabalham com isso, assim como em cooperativas que atuam no setor da reciclagem.

Abaixo falaremos sobre de que forma é possível contribuir com as cooperativas e milhares de famílias que atuam no segmento da reciclagem.

Coleta seletiva: o que você precisa saber?

Para quem deseja contribuir com o meio ambiente e reduzir os impactos ambientais causados pela poluição é possível realizar a coleta seletiva.

Esse é um procedimento que atua na separação dos itens que serão reciclados. Por exemplo, no caso da reciclagem de papel, essa separação do item é feita e direcionada às cooperativas que trabalham com a reciclagem do papel. O mesmo vale para o plástico, alumínio e o vidro, por exemplo.

Outro material que pode ajudar e muito nas cooperativas é o papelão. Pessoas passam dias nas ruas buscando por essa matéria-prima e por isso realizar a separação para a reciclagem de papelão reduz a quantidade desse material nas ruas e direciona para o trabalho da reciclagem.

Essa é uma ação de conscientização ambiental, já que em muitas cidades, essa coleta seletiva busca o material na casa das pessoas ou deixa um local específico para que a população vá e deposite os materiais que foram separados.

No caso das cooperativas e pessoas que atuam com esse tipo de serviço, é importante lembrar da importância de obter o licenciamento IBAMA, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Esse é o órgão mais conhecido que atua com o foco também na reciclagem, na manutenção das cooperativas, assim como da redução da circulação de lixo no meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *