A mudança de vida em prol da natureza

A mudança de vida em prol da natureza

O que é mudança de vida? Muitos classificariam com um aumento de salário, com uma promoção no trabalho, casar-se ou ter filhos.

Com total razão, cada item desses citados representam tudo o que há de positivo na vida e o que quase todos os homens e mulheres almejam para o futuro.

Mas o ponto que vamos abordar aqui é outro, porém, está igualmente relacionado com uma coisa na qual todas essas pessoas têm em comum: a busca da felicidade.

Todo o homem sadio e comum passa por essas etapas na vida: nascer, se desenvolver, buscar a própria felicidade e por fim, morrer. O que diferencia cada um de nós, é o que fazemos no meio desses dois pólos, o nascimento e a morte.

Como então podemos viver felizes e propiciar ao nosso entorno uma melhor condição também?  Bom, neste texto iremos abordar as mudanças de hábitos que podem beneficiar a natureza e, por consequência, trará satisfação e felicidade.

Mudança de hábito

 A consciência ambiental é um dever que temos para com nós mesmos, afinal, também fazemos parte e usufruímos do meio ambiente. Logo, fazer com que sua preservação ocorra é algo que devemos batalhar, para o bem-estar coletivo e também individual.

Muitas vezes, temos que rever e alterar nossos hábitos comuns. A mudança desses hábitos ocorre quando incorporamos algumas atitudes específicas que envolvem uma maior consciência ambiental, e que podem representar um impacto de grande porporção na questão da preservação do meio ambiente.

Podemos incorporar métodos de vida saudavel, no qual nós iremos nos beneficiar tanto quanto o meio ambiente. Vejamos quais podem ser:

  • Adoção da bicicleta como meio de transporte;

  • Alimentação saudável;

  • Fontes alternativas de energia;

  • Jardim vertical.

O uso da bicicleta

Felizmente, cada vez mais a bicicleta tem sido incorporada ao dia a dia moderno. Adotar a bicicleta como meio de transporte diário traz diversos benefícios ao corpo, a mente e também ao meio ambiente.

A bicicleta oferece a quem a adere, diversos benefícios corporais, já que estimula o corpo a se movimentar e exercitar os membros.

Trata-se de um recurso muito diferente, pois contrário do que é se locomover com um carro, este permite que você mantenha o seu corpo em total funcionamento, e não estático.

Além disso, o uso da bicicleta no cotidiano, ao invés da utilização do carro, ajuda na diminuição do CO2 lançado na atmosfera, o que promove uma condição melhor de ar, deixando a cidade um pouco menos poluída.

Alimentação saudável

Os alimentos saudaveis são um fator interessante. Primeiramente, oferece uma série de benefícios ao organismo, de modo que contribuem para uma maior longevidade e uma qualidade de vida maior.

Aderindo ao consumo de alimentos e os habitos saudaveis, estamos optando por uma vida com uma propensão menor de doenças, com mais vigor e energia. Além disso, há outro fator, a contribuição para diminuição de lixo.

Ao consumir alimentos naturais, por exemplo, algumas vezes plantados em casa mesmo, não estamos produzindo uma quantidade brusca de lixo, diminuindo esse impacto para com a natureza.

Alimentação é o primeiro passo para a mudança para hábitos de vida saudável.

Fontes de energia alternativas

A forma como consumimos energia gera um impacto grande na natureza. A energia elétrica advinda das hidrelétricas, gera um impacto enorme no entorno natural em que são construídas, além do consumo de água que é preciso para a geração da eletricidade.

Por isso, está cada vez mais em voga, a instalação de painéis solares nas casas e edifícios, para que se possa gerar energia elétrica a partir da energia solar e da luz natural.

Além dos enorme benefícios naturais, esse tipo de método ainda garante economia financeira, ao diminuir drasticamente ou inteiramente o consumo de energia elétrica advinda dos meios convencionais.

Método esse que já vem sido adotado pela area rural, que com dificuldade de ter acesso ao cabeamento da energia provinda de empresas estatais, se utiliza da energia solar para melhor abastecer suas fazendas, sítios e etc.

Além da autonomia que oferece, esse tipo de método energético é fácil de ser instalado, tendo os recursos específicos e contratando os profissionais certos para a instalação. O mundo rural tem se beneficiado, assim como muitos edifícios na cidade.

Jardins verticais

Tem sido altamente usado nos meios arquitetônicos e do design de interiores. O jardim vertical oferece ao proprietário do imóvel, um item lindíssimo para compor a estética do ambiente, e que além de belo, oferece diversos benefícios naturais como a diminuição da poluição sonora ou mesmo o equilíbrio térmico do local onde foi instalado.

As mudanças sempre são bem-vindas, e mesmo que pareçam difíceis no começo, ao longo do tempo se fazem simples e rotineiras.

Lembre-se, a primeira mudança começa dentro de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *