A importância dos serviços de cuidado com o ambiente

A importância dos serviços de cuidado com o ambiente

Os serviços de cuidados com o meio ambiente são essenciais para evitar problemas para os recursos naturais e espécies. As pessoas que desejam ter uma empresa ou uma simples área de cultivo de animais e plantas, precisam estar atentas aos cuidados com o local e com as atividades que irão executar.

Antes de começar o trabalho, é preciso se atentar às regras e exigências que os órgãos de fiscalização ambiental pedem para conseguir operar com qualidade e segurança. As licenças e documentações são muito importantes para evitar prejuízos financeiros e multas.

Aqueles que desejam construir um imóvel e transformá-lo em uma empresa, precisam realizar alguns procedimentos, como: a obtenção de licenças, elaboração de projetos, realizar todos os trâmites exigidos pelos órgãos ambientais, trabalhar com segurança e principalmente, reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

A relevância do licenciamento ambiental

O licenciamento é um processo que visa acompanhar e autorizar a implantação e execução de atividades que usam os recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidoras. Este processo de conceder a licença é feito pelos órgãos ambientais estaduais, federais e municipais.

O empresário ou empreendedor tem a obrigação de buscar a licença ambiental perante as entidades competentes, desde o processo inicial de planejamento, até conseguir autorização para a operação. Ao obter o licenciamento, o responsável pelo empreendimento tem a missão de ajudar na manutenção da qualidade ambiental, evitando que as atividades provoquem danos aos recursos.

Existem 4 tipos de licenças que podem ser concedidas:

  • Licença Prévia;
  • Licença de Instalação;
  • Licença de Operação;
  • Licença de Pesquisa Sísmica.

Os órgãos estaduais e municipais podem conceder a autorização, mas dependendo da atividade, é necessário ter a licença IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Esta entidade federal cuida do meio ambiente, elaborando planejamentos e fiscalização do uso dos recursos ambientais, além de atuar na preservação dos ecossistemas. A função básica do instituto é colocar em prática todas as ações que fazem parte da Política Nacional do Meio Ambiente.

As principais atividades desta entidade são: aplicação de multas para as empresas e indivíduos que descumprem as leis ambientais, pode conceder a licença ambiental IBAMA, ou seja, aprova e autoriza não só o porte, mas a compra, venda, importação e exportação da flora e fauna silvestre.

Isto posto, realizar todos os processos perante os órgãos ambientais são formas de estar conforme as regras de exigências, obter autorização para operação e evitar problemas com as autoridades.

A importância dos serviços de topografia

Antes de iniciar as obras civis, os engenheiros podem contratar uma equipe especializada em topografia para conhecer mais o local onde acontecerá a construção. A topografia de terreno é um processo que oferece uma representação detalhada a respeito do lugar, mostrando as dimensões, acidentes geográficos, variações altimétricas, dimensões e outros elementos existentes.

Este processo é utilizado para projetos de estradas, barragens, ajuda no controle estrutural, delimitação do traçado geométrico e na distribuição (aterros e cortes) pela terraplanagem. Os benefícios da topografia são:

  • Reduz os problemas nas etapas de execução da obra;
  • Fornece uma gama de informações relevantes;
  • Permite ao engenheiro uma análise da viabilidade da construção;
  • Segurança durante o trabalho;
  • Qualidade na obra.

Para fazer a topografia terreno, os profissionais utilizam equipamentos como o nível topográfico, teodolito, estaca, mira, baliza topográfica, estação total e o GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite). Com estes instrumentos é possível realizar o serviço com eficiência, qualidade e segurança.

Área verde

Uma maneira de ter um espaço com verde no terreno, é investindo na plantação de grama. O primeiro passo é preparar o local onde a grama será plantada.

Pesquisar os valores das semete de grama em lojas de itens de jardinagem é o modo de encontrar várias opções de gramas diferentes, e assim, escolher qual a melhor para o imóvel. Ter um gramado bonito é um jeito de valorizar a edificação, criar um aspecto visual agradável e ter a sensação de estar em contato com a natureza.

Os tipos de gramas mais comuns nos jardins são: batatais conhecida pela resistência, a esmeralda que é muito comercializada, a bermuda com características interessantes para campos de futebol, e a São Carlos. Por isso, avaliar as opções de sementes de grama é o modo de ter um gramado de qualidade no imóvel.

Sendo assim, obter o licenciamento ambiental e investir em serviços que ajudam a cuidar do meio ambiente, é o modo de trabalhar com segurança e sem prejudicar a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *