A importância do mapeamento e monitoramento ambiental

A importância do mapeamento e monitoramento ambiental

Cuidar do meio ambiente é muito importante e um dever de todos. A consciência ambiental é importante para que possamos agir com prudência e realizar atividades como construções e instalações de maneira correta, sem afetar negativamente o meio ambiente ao redor.

Para fazer isso, são necessárias diversas providências que visam á preservação ambiental e são realizadas por empresas capacitadas e que trabalham diariamente com esses processos.

Essas empresas possuem profissionais altamente qualificados, como engenheiros ambientais que realizam todos os procedimentos necessários para que as mais variadas atividades não sejam interrompidas.

Dois desses processos bastante conhecidos são os monitoramentos ambientais e os mapeamentos. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esses processos e por que eles são importantes. Confira!

O que é e o mapeamento e qual a importância dele

O mapeamento ambiental é importante para organizar as atividades nocivas ao ambiente. Trata-se de um processo que promove maneiras adequadas de uso dos espaços ambientais, estando esses usos de acordo com suas capacidades.

Para que seja possível realizar essa atividade, diversas ferramentas são utilizadas para análises quantitativas e qualitativas.

Um exemplo de necessidade de mapeamento são mudanças no solo observadas por satélites que coletam dados da superfície de maneira sistemática por certo período de tempo.

O mapeamento é importante para fazer um correto planejamento de ação quando há alterações ambientais, pois devido ao rápido crescimento populacional, o uso do solo se acentuou bastante.

Esse processo evita a degradação e o desequilíbrio ecológico, além de planejar corretamente toda a ação do homem.

Existem diversas maneiras de realizar esse procedimento, como o mapeamento aéreo com drone.

Trata-se de um procedimento que coleta as imagens emitidas pelos drones para obter informações sobre o terreno em questão, planejar a correta realização de um projeto e usar essas imagens nos mais diferentes procedimentos de engenharia.

A fotogrametria já utilizou diversos recursos como balões, aviões e agora utiliza os drones, e tudo isso garantindo qualidade das imagens. Esse procedimento também oferece diversas vantagens, como:

  • Melhor produtividade;
  • Maior detalhamento;
  • Sobrevoo abaixo das nuvens;
  • Menor custos com mão de obra;
  • Aplicação diversificada.

Mas além do mapeamento, também existe o monitoramento, outra técnica que visa aos cuidados ambientais. Confira no tópico a seguir um pouco mais sobre esse procedimento.

O que é e a importância do monitoramento

Você já viu o que é e qual a importância do mapeamento, agora conhecerá um pouco mais sobre o monitoramento. O processo empregado no monitoramento ambiental acompanha minuciosa tudo o que acontece em determinado ponto.

Esse procedimento já existe há um bom tempo, no entanto, ainda é pouco discutido e conhecido. O processo se dá por meio de medições, observações e pesquisas que verificam os impactos ambientais e todas as alterações que acontecem no nos ambientes naturais.

Além disso, verifica, também, quais áreas podem ser de alguma maneira afetadas, evitando tragédias por causa das alterações sofridas por essas áreas.

Mais do que prezar pelo cuidado ambiental, esse processo também evita riscos para as pessoas, tomando as medidas necessárias quando algum tipo de alteração ambiental é localizada.

Os relatórios emitidos pelo monitoramento são importantes para realizar um acompanhamento da situação real do local. Além disso, esses relatórios beneficiam empresas porque, realizando-os constantemente, caso haja necessidade de uma auditoria, não serão necessários grandes gastos.

Portanto, além de realizar um procedimento que colabora para o desenvolvimento sustentavel, as empresas também se beneficiam.

É importante saber, também, que esse monitoramento é dividido em dois tipos, sendo o de micro e o de macro escala. O monitoramento de micro escala é realizado em ambientes pequenos e possui um parâmetro também reduzido.

Já o monitoramento de macro escala analisa áreas bem maiores e possui estudos mais complexos e aprofundados. Geralmente, esse tipo de monitoramento é utilizado em território do tamanho ou maiores do que um lago, por exemplo.

Os dois procedimento mencionados são realizados por empresas de geotecnia. Essas empresas são especialistas nesses procedimentos e coletam todas as informações pertinentes.

Elas podem atender tanto as empresas pequenas quanto as grandes, oferecendo soluções de cuidados ambientais e todos os procedimentos necessários para monitoramento e mapeamento.

Portanto, toda e qualquer empresa que necessitar realizar esses procedimentos precisa contar com essas empresas especializadas, pois elas possuem profissionais capacitados que entendem do assunto e irão oferecer o melhor nesses serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *