A importância da reciclagem para o planeta

A importância da reciclagem para o planeta

A coleta seletiva é uma das formas mais eficazes de proteção e preservação ambiental, principalmente, porque a sua aplicação em qualquer ambiente, produz efeitos imediatos no meio ambiente, já evitando o descarte indevido de materiais na natureza, que levariam muito anos para se decompor.

A destinação correta do lixo se da por meio da reciclagem, que é a condução correta de todo o tipo de lixo e resíduos gerados por empresas, indústrias e residências. Por exemplo, a reciclagem de lixo eletrônico.

Além de necessitar de descarte específico, após a sua utilização, também é possível fazer o reaproveitamento de várias peças para aplicação em outros aparelhos que serão consertados ou reformados.

  • Lixo eletronico;
  • Lixo orgânico;
  • Lixo tóxico;
  • Descartável comum.

Tipos de lixo e seu descarte específico

O lixo orgânico é o tipo de lixo mais comum produzido por residências, empresas e indústrias. Composto principalmente por restos de comida pode ser oriundo do meio vegetal ou animal.

Esse tipo de lixo é produzido em toneladas, diariamente e deve ser separado de todos os outros de resíduos produzidos.

A separação desse tipo de lixo é muito importante, pois é crescente o número de produtos amigos do meio ambiente, produzidos para beneficiar a população, como a criação do Biogás, por exemplo, composto principalmente de resíduos orgânicos, além da produção de adubos.

Já o lixo tóxico é extremamente perigoso. Geralmente produzido em hospitais, indústrias, usinas, entre outros. Mesmo depois de utilizado, as embalagens descartadas com restos químicos, devem ser lançados separadamente.

Existem empresas próprias para coleta e descarte desses resíduos, bem como a reciclagem desse tipo de resíduo, que também incluem pilhas e baterias e todos os tipos de materiais que contenham metais pesados e tóxicos em sua composição.

Alguns locais públicos e comércios e shoppings, por exemplo, realizam a coleta e separação de todos os tipos de resíduos, através de lixeiras destinadas a cada tipo de resíduo, incluindo lixo tóxico.

Já os produzidos em hospitais, geralmente resíduos de atendimento feito aos pacientes em unidades de saúde, são rigorosamente separados, recolhidos e descartados com segurança, principalmente os cortantes que podem estar contaminados com substâncias tóxicas ou infectocontagiosas.

Tudo para que não haja risco de contaminação, tanto no meio ambiente quanto as pessoas que trabalham manuseando esse tipo de produto.

A reciclagem de lixo eletrônico também é extremamente importante, pois esse material pode ser tóxico, por se encontrar em sua constituição uma quantidade significativa de metais pesados, fundamentais para o seu funcionamento.

Porém, esses materiais não são utilizados somente para o reaproveitamento na construção e conserto de outras peças, mas também são vendidos em comercio de sucatas.

Esse tipo de comércio é bastante comum e pode ser encontrado em qualquer cidade. Geralmente é possível encontrar todo o tipo de material descartado para revenda: eletrodomésticos, eletrônicos, peças de carros, motores em geral, máquinas de lavar, entre outros.

Além de alguns comércios desse tipo contarem com serviços de recolhimento de aparelhos para descarte, na residência.

Além do lixo comum, que é descartado diariamente em comércios, residencias e empresas, que são as embalagens plásticas, papelões, geralmente usado para embalar produtos, papel e isopor.

Esses possuem alta taxa de reaproveitamento nas reciclagens, pois são reaproveitados para produzir todo o tipo de material.

Técnicas para vigilância e combate a contaminação ambiental

Muito se fala em responsabilidade socioambiental de empresas, para reduzir o impacto da produção de setores produtivos no meio ambiente.

Uma destas técnicas é a logística reversa. Mas, o que é logistica reversa? É uma técnica que busca o retorno de materiais produzidos por uma empresa para as linhas de produção.

Essa técnica visa o retorno e reaproveitamento dos materiais produzidos com a finalidade de diminuir o impacto ambiental.

A lei diz que empresas que fabricam eletrodomésticos e eletrônicos em geral, são responsáveis pelo descarte e reaproveitamento correto desses materiais.

Isso envolve uma série de ações e estratégias para que recolhimento e descarte ou reaproveitamento desses materiais sejam feitos da maneira mais ágil e eficiente possível.

Empresas de logistica reversa são uma forma de realizar esse trabalho de maneira eficaz e correta. Contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço significa que o trabalho será realizado de forma correta e ágil e eficiente.

A reciclagem é uma das atitudes mais importantes para conservação do planeta para as futuras gerações.

Embora, fazer a separação do lixo em casa possa parecer pequeno, é uma atitude extremamente valiosa, pois além de ajudar o planeta, na conservação ambiental, também é um precioso exemplo de cidadania e responsabilidade.

Faça a sua parte e ajude a ter um planeta melhor para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *