A gestão do meio ambiente nas empresas

A gestão do meio ambiente nas empresas

Diversas empresas, inseridas em segmentos variados como da construção civil, ambientes industriais, hospitalares, automobilísticos, comércio e serviços, precisam contar com a obtenção do licenciamento ambiental empresas.

Este é um assunto que, sem dúvidas, gera muita preocupação e curiosidade por parte das empresas sobre sua importância e necessidade de obtenção.

O licenciamento ambiental é oferecido por órgãos responsáveis em cada estado, a partir de uma avaliação prévia para o processo de construção da empresa, assim como uma verificação do projeto ou do plano ambiental, com o objetivo de:

  • Reduzir os impactos ambientais e na vizinhança;
  • Conhecer a intenção da empresa;
  • Verificar se existe um plano de gerenciamento de todos os resíduos da empresa;
  • Identificar as atividades que serão realizadas e seu grau de periculosidade.

O grande objetivo deste órgão é ter um controle de poluição ambiental, com a intenção de minimizar este problema.

A responsabilidade ambiental de sua empresa

Faz parte da ação de responsabilidade como meio ambiente a empresa investir na contratação de um engenheiro ambiental para dar entrada no licenciamento ambiental do seu negócio.

Este profissional consegue criar um plano de gestão ambiental que seja eficiente e que vise a preservação do meio ambiente, com a adaptação de algumas atividades empresariais.

Estes controles ambientais visam uma melhora no aproveitamento dos recursos hídricos, assim como ações para minimizar a emissão de gases e elementos poluentes na atmosfera, água ou solo.

A licença é obtida de forma inicial como prévia, e após a obra e uma verificação técnica, esta licença pode ser obtida e renovada de forma mais efetiva.

Ações sustentáveis que sua empresa pode promover

Uma empresa responsável tem consciência sobre o seu papel ambiental, e quais estratégias pode desenvolver voltadas para a sustentabilidade e a conscientização da população.

Isso representa, aliado ao trabalho do engenheiro ambiental, criar projetos de educação ambiental em empresas, assim como da sociedade.

Primeiro, é possível que a empresa pense no seu público interno, que são os colaboradores da instituição. É importante que eles se sintam parte da empresa quando o assunto é sustentabilidade ambiental.

Algumas ações que podem ser desenvolvidas são:

  • Distribuição de canecas para evitar o uso de copos plásticos;
  • Não realizar testes em animais;
  • Disponibilize pontos de coleta de lixo de forma seletiva;
  • Reciclagem de papeis;
  • Incentivar a redução do consumo de água nos banheiros.

Estes são apenas algumas ações que podem ser realizados em uma empresa para reforçar sua responsabilidade ambiental, levando em conta também a aplicação de treinamentos em seus colaboradores.

Em relação ao público externo também é possível criar ações de conscientização em relação à preservação do meio ambiente e a conservação dos recursos hídricos.

Algumas estratégias que podem ser realizadas são:

  • Distribuir ecobags personalizadas para os clientes;
  • Promover uma semana do meio ambiente, com palestras ambientais;
  • Disponibilizar pontos de coleta de lixo eletrônico;
  • Incentivar os clientes a comprarem produtos sem embalagens plásticas.

Além disso, a empresa pode incentivar as pessoas a plantarem uma árvore ou uma planta para o ambiente residencial, dessa forma, é possível deixar o local muito mais bonito e agradável.

Para incentivar o cultivo de plantas, a empresa pode comprar plantas ornamentais atacado e distribuir para os colaboradores e clientes da empresa.

Por isso, é fundamental ações como estas para demonstrar a importância de plantar árvores ou outros tipos de plantas, com o objetivo de manter o local mais arborizado, ventilado e preservado.

No processo de compra das plantas ou de mudas, a empresa pode realizar oficinas e minicursos de projetos de paisagismo e jardinagem para o ambiente residencial ou empresarial das empresas, incentivando a adoção de medidas voltadas para a preservação e plantio.

Dessa forma, é possível até mesmo investir em plantas exóticas comprar, levando em conta a recomendação de um engenheiro ambiental sobre o melhor tipo de planta exótica para cada local.

Isso é importante pois as plantas exóticas não fazem parte daquele ecossistema natural e para o seu plantio, é importante que ocorra uma avaliação prévia.

Portanto, os investimentos realizados em recursos naturais, e nos serviços de profissionais da área, são essenciais para garantir a preservação do meio ambiente e uma boa imagem para a empresa.

Além disso, é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado comercial, liderando o topo de vendas e a conquista dos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *