A água e seu tratamento

A água e seu tratamento

A água é o bem mais precioso do mundo, tanto para o ser humano como para qualquer um que habita o planeta Terra. Isso ocorre por um motivo simples: a água está em diversos processos e é responsável pela manutenção da vida.

Entre as operações que ela está presente se destacam:

  • Preparo de alimentos;
  • Higiene pessoas;
  • Lavagem de roupas;
  • Processos de saneamento basico.

Por isso que, além desses processos e de outros, a água se torna um bem essencial. Dessa maneira, o consumo exacerbado causa redução do material, fazendo com que esse bem tão essencial acabe.

Apesar do planeta Terra ser grande e ter muita água, a água potável, isto é, a água que pode ser tomada é de apenas 3%.

Exatamente por esse motivo que a captação de água é essencial, além de realizar o seu tratamento adequado.

Na prática, o processo de tratamento ocorre nas chamadas Estações de Tratamento de Água, conhecidas também como ETA. Elas são gerenciadas pelas empresas de tratamento de efluentes.

Processo de tratamento de água: apontamentos

A água que chega até as casas, conhecidas como água potável, passa por alguns estágios de tratamento.

Basicamente, são três processos: captação, tratamento e distribuição. Todas essas etapas fazem parte de uma rede de tubulações.

No entanto, para compreensão e realização dessas fases, são necessárias outras etapas. Confira mais informações sobre elas nos tópicos a seguir:

1. Captação

A captação é o primeiro passo antes do tratamento da água, pois é quando a matéria-prima é retirada de fontes, rios ou até mesmo lagos e em grande parte por água subterrânea.

Ainda no processo de captação essa água passa por uma espécie de grades para que uma primeira parte dos elementos sólidos presentes na água sejam impossibilitados de passar.

Depois disso, ocorre o processo chamado de desarenação, que nada mais é que a remoção de areia por meio da sedimentação.

Isso ajuda no que chamamos de processo de pré-tratamento da água. Ou seja, uma espécie de controladoria da primeira parte do tratamento. Após isso, a água é bombeada até a Estação de Tratamento de Água.

2. Adução

Nessa etapa ocorre o transporte de forma efetiva até a estação de tratamento de água para que os primeiros elementos de tratamento sejam realizados.

3. Coagulação

Nessa etapa a água será tratada de modo a fazer a retirada de impurezas que são pequenas e que não sedimentam (que não se depositam no fundo do recipiente).

Assim, para que isso aconteça, é preciso a adição dos chamados coagulantes, como o sulfato de alumínio.

Isso porque o sulfato favorece a união de partículas e impurezas da água ajudando no processo de decantação.

4. Floculação

A água nesse processo é movida em grande velocidade de modo que o coagulante de disperse.

Depois de uma primeira etapa de agitação, a água é movida de forma mais lenta. Assim, a agitação mecânica forma flocos maiores e mais pesados.

5. Decantação

A decantação nada mais é que um ato de separação.

Nela, por meio da gravidade, os chamados sólidos sedimentáveis que estão dentro da solução líquida se separam do restante do material.

Com isso, os sólidos ficam no fundo do decantador e acabam sendo removidos com o lodo.

6. Filtragem

Esse é um dos processos que mais a empresa de análise de água insiste. Isso porque é nela que a água tem suas últimas impurezas eliminadas.

Geralmente, os filtros usados nessa etapa são feitos com areia grossa, cascalho, pedregulho e carvão.

7. Desinfecção

O processo de desinfecção nada mais é que adição de cloro no líquido. Isso garante que a água fique livre de bactérias e vírus.

Além disso, é nesse processo que pode ocorrer a adição de flúor, além do controle de PH.

8. Reservação

Aqui a água passa por uma avaliação e é colocada em reservatórios para duas finalidades: manter a regularidade do abastecimento e atender as demandas excessivas, isto é, quando ocorre picos de uso de água.

Há diversos tipos de reservatórios de água, como os subterrâneos, também chamados enterrados, apoiados e elevados.

Importância do tratamento de água

Depois de todo o processo a água passa por um laboratório para atestar parâmetros e depois ela é encaminhada para a rede de distribuição.

Em algumas empresas a água faz parte da chamada reavaliação de ativos.

Além disso, o tratamento de água é importante para evitar o consumo de vírus e bactérias, garantindo a saúde da população.

Dessa maneira, o único jeito possível para que a água seja menos desperdiçada é seu uso uso consciente e também um uso com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *