6 dicas para decorar sua casa com bens recicláveis

6 dicas para decorar sua casa com bens recicláveis

A decoração do seu lar pode ser totalmente sustentável

Depois de encontrar uma casa para alugar em Colombo – ou em qualquer outra cidade – é hora de começar a pensar na decoração. A maioria das pessoas já imagina o quarto ou sala da casa cheio de quadros e vários outros itens comprados nas lojas e até uma mudança nas paredes.

Apesar disso, nem todos os proprietários permitem que os inquilinos façam grandes alterações nos imóveis, então, é preciso apostar em algo que seja simples e possa ser levado com você, no momento em que decidir se mudar novamente.

No entanto, você sabia que é possível decorar a sua casa de uma maneira muito simples e sem gastar praticamente nada? Exatamente, basta seguir a ideia da decoração sustentável e apostar na reutilização e reciclagem de materiais.

Você certamente tem em casa algumas garrafas esquecidas – vale até as de cerveja – e outros materiais, como as latas de alumínio ou os vidros de conserva, que podem se transformar em belos itens decorativos. Então, se você quer seguir esta ideia, veja algumas dicas:

1. Paletes

Os paletes podem ser encontrados com as indústrias e até supermercados. São utilizados para facilitar o transporte de produtos e cargas, porém, depois perdem o uso e são descartados.

É uma dica interessante para quem quer economizar e ainda não tem muitos móveis em casa, pois além de servirem como decoração, também podem ser parte de uma cama ou sofá. A ideia é ótima para quem deseja criar um ambiente com um toque mais rústico.

Basta lixar e pintar com tinta para madeira. Você pode criar uma incrível cabeceira para sua cama ou uma parede feita com paletes e usada como painel de fotos.

Tem um colchão de solteiro sobrando? Pinte os paletes e use como base para um sofá diferente. Depois é só colocar uma capa para colchão e pronto, você acabou de fazer seu próprio sofá sem gastar nada!

2. Vidros

Vidros são materiais reciclados que todo mundo tem em casa. Seja aquele que veio com a geleia ou o palmito, você não precisa mais jogá-los fora depois de lavar. Se gosta de ter plantas em casa, reaproveite estes vidros para manter flores e até uma mini-hortinha de temperos.

Depois de limpar bem o vidro, use corda ou lá para decorar. Se preferir, também pode pintar, mas apenas por fora. Coloque um pouco de terra adubada e plante o que achar melhor. Uma flor, um tempero que sempre usa na cozinha, um cacto. Esta parte fica à sua escolha.

Outra dica para os vidros, para quem não é tão fã de plantas, é usá-los como porta-trecos. Guarde todas aquelas canetas do seu escritório ou os prendedores de cabelo que sempre se perdem nas gavetas.

3. Caixotes de feira

Os caixotes de feira, feitos de madeira, acabam descartados depois que as frutas e verduras são vendidas. Quem quer criar algo sustentável e muito bonito pode apostar neles como item decorativo da casa.

Primeiro, é preciso lixar e pintar o caixote da cor que você desejar. Depois, instale rodinhas se achar interessante. Coloque na posição vertical, ao lado da sua cama e terá seu próprio criado-mudo, para guardar os livros e apoiar objetos que deseja deixar perto da cama.

Outra opção é aproveitar os caixotes como prateleiras. A ideia é muito parecida, com a diferença que, após a pintura, basta pendurá-los nas paredes. Para que se torne algo funcional e ao mesmo tempo decorativo, escolha uma cor que combina com a parede do ambiente.

4. Garrafas PET

As garrafas PET são aquelas em que você compra os refrigerantes e alguns sucos industrializados. Algumas pessoas as reaproveitam para guardar o óleo de cozinha e entregar para o descarte correto, porém, seu uso pode ir muito além.

Os vasos de planta e o jardim vertical são os usos mais comuns para este material, mas você também pode criar um porta jóias, um porta lápis e um espaço especial para organizar vários objetos pequeninos.

Assim que se decidir por uma casa para alugar em Pinhais, você já pode começar a pensar em que parte da casa as garrafas PET se encaixam bem. O melhor de tudo é que se trata de um material que não fará alterações no imóvel, então, você pode decorar sem medo.

5. Lacres de latinhas

Em algum momento você chegou a imaginar os lacres de latinhas de cerveja ou refrigerante como parte de um elemento decorativo? Pois saiba que sim, vale a pena guardar este material e dá para fazer algo criativo e muito bonito.

Se está precisando de tapetes para a casa, basta confeccionar a peça em crochê, que irá unir os lacres. Outros itens que podem ser feitos envolvem os porta-pratos, bolsas e até cortinas.

Escolha uma cor de linha da sua preferência e comece a fazer o que achar mais interessante com os lacres de latinhas.

6. Latas

As latas de conservas ou de achocolatado também não precisam ser descartadas no lixo. Lave-as bem, retire o rótulo e, se necessário, lixe as bordas da lata, para evitar se machucar. Em seguida, decore as latas como desejar e escolha qual será a nova função delas.

Pode usar como porta-lápis e canetas do escritório da casa, como um pequeno vasinho para flores de mentira e até como porta-trecos. Na cozinha, também poderão servir para organizar os talheres. Uma lata guarda os garfos, outra as facas e uma terceira as colheres.

O mais importante é cuidar com a abertura da lata, para que ninguém se machuque ao retirar algum objeto ali de dentro, principalmente se a ideia é levar o item decorativo para o quarto das crianças.

Existem vários materiais que podem ser reciclados e se tornam lindos itens decorativos para o seu lar. Como você pode ver, é possível criar desde móveis diferentes – que consequentemente se tornam parte da decoração – até pequenos objetos que vão ajudar a manter a casa organizada.

Dê uma olhada no que você tem em casa que pode ser reaproveitado e comece agora mesmo a criar a sua decoração sustentável, que é, ao mesmo tempo, muito econômica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *